sábado, 21 de abril de 2012

Ensino médio de Tatuí é o pior da região

Escolas estaduais do município registraram queda na avaliação anual do Idesp

O rendimento médio dos alunos das nove escolas estaduais instaladas no município piorou na comparação entre os anos de 2010 e 2011. No início deste mês, a Secretaria de Estado da Educação divulgou os resultados do Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) relativo às avaliações realizadas no ano passado. Os alunos do segundo ciclo do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) tiveram nota 2,58 e do ensino médio, 1,67. A nota do Idesp varia de zero a dez.

Na comparação com o ano anterior, em 2011, as escolas estaduais do município tiveram queda nas notas dos dois ciclos de educação. Em 2010, o ensino fundamental teve nota 2,71, enquanto o ensino médio alcançou 1,70. - Do jornal O Progresso de Tatuí. Clique abaixo e continue lendo.

Apesar disto, em 2011, as escolas locais mantiveram-se próximas da média do Estado, de 2,57 e 1,78, respectivamente. Um ano antes, a média estadual havia sido de 2,52 e 1,81.

Por meio do estudo, cada uma das mais de 3.500 escolas avaliadas recebe informações sobre o rendimento dos alunos nos anos anteriores. Os dados definem novas metas para os anos seguintes e influenciam os cálculos de bonificações pagos aos professores por resultados alcançados.

O cálculo do Idesp é feito a partir da multiplicação de dois outros indicadores da Educação: “índice de desempenho” e “fluxo escolar”. O primeiro é obtido por meio do resultado do Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), com provas de língua portuguesa e matemática; o segundo considera a proporção de alunos aprovados, ou seja, “o tempo médio necessário para o aprendizado”.

Apesar do desempenho médio das escolas locais ter diminuído de 2010 para 2011, algumas escolas conseguiram melhorar a nota individual. O destaque fica por conta da E.E. “Professor Fernando Guedes de Moraes”, do Jardim Lucila. Ela obteve melhora nos ensinos fundamental (passou de 2,21 para 2,59) e médio (de 1,42 para 1,55).

Outras escolas tiveram melhora de rendimento parcial, ou seja, em apenas um dos ciclos. São elas: E.E. “Professora Altina Maynardes Araújo”, do bairro Boqueirão (aumento de 0,4 ponto no ensino fundamental); E.E. “Chico Pereira”, do centro (aumento de 0,4 ponto no ensino médio); E.E. “Professor Deócles Vieira de Camargo”, do centro (aumento de 0,11 no ensino médio); e E.E. “Professora Semiramis Turelli Azevedo”, do Jardim Tóquio (amento de 1,47 no ensino fundamental).

Com as notas 2,88 no ensino fundamental e 2,28 no ensino médio. a “Deócles Vieira de Camargo” ficou com a melhor avaliação do município em 2011. Já a “Barão de Suruí” é a que teve o pior desempenho, com 1,95 e 1,32, respectivamente.

As escolas E.E. “Professor José Celso de Mello” (bairro CDHU), E.E. “Professor Ary de Almeida Sinisgalli” (vila Esperança), E.E. “Barão de Suruí” (centro) e E.E. “Professora Lienette Avalone Ribeiro” (Parque Santa Maria) tiveram queda no ensino fundamental e no ensino médio.

Na região da Derita (Diretoria de Ensino de Itapetininga), cuja média geral de 2011 ficou em 2,73 no ensino fundamental e 1,9 no ensino médio, a liderança é das seis escolas estaduais do município de São Miguel Arcanjo. Elas obtiveram as notas 3,23 e 2,19, respectivamente.

Além do São Miguel Arcanjo, no ensino fundamental. Tatuí também aparece atrás de Itapetininga (2,71). Já no ensino médio, as escolas estaduais de Tatuí possuem a pior avaliação da região, que inclui, ainda, os municípios de Alambari, Campina do Monte Alegre, Guareí, Paranapanema e Sarapuí.

Para a avaliação de 2012, o Idesp propõe metas a serem alcançadas pelas escolas. De modo geral, espera-se acréscimo de 0,18 a 0,2 no próximo estudo. O índice de cumprimento das metas estabelecidas no ano anterior também é utilizado para o cálculo de benefícios aos professores.

Nas provas de língua portuguesa e matemática do Saresp, a Secretaria da Educação agrupa os resultados em quatro níveis: “abaixo do básico”, “básico”, “adequado” e “avançado”.

No município, todas as escolas estaduais tiveram a maioria dos alunos do ensino fundamental classificados na categoria “básico”. Para o governo do Estado, isso significa “desenvolvimento parcial dos conteúdos, competências e habilidades para a série em que se encontram”.

Já no ensino médio, em oito escolas, a maioria dos alunos ficou na categoria “abaixo do esperado”, ou seja, “domínio insuficiente dos conteúdos, competências e habilidades para a série em que se encontram”. A exceção é a “José Celso de Mello”, na qual a maioria dos alunos do ensino médio atingiu o conceito “básico”.

De acordo com a Secretaria da Educação, a explicação dos resultados do Idesp exige uma análise do conjunto da rede estadual de ensino nos últimos anos, “para que se possa avaliar uma série histórica”.

“De todo modo, quaisquer que sejam os fatores relacionados aos resultados, o avanço dos dados globais do Idesp mostra que a Educação do Estado de São Paulo está no caminho da melhoria da qualidade”, declarou a assessoria de imprensa da pasta estadual. Conforme a assessoria, o segundo ciclo do ensino fundamental “começa a refletir a tendência dos resultados positivos que vêm sendo obtidos no primeiro ciclo” (do 1o ao 5o ano).

Além disto, a assessoria destaca o crescimento de 71%, em 2010, para 85%, em 2011, das escolas cujos professores e demais servidores receberam bônus, somando R$ 538,5 milhões, um valor 59% maior que o do ano anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário