quarta-feira, 11 de abril de 2012

Em 11 dias, Prefeitura de Tatuí planta 560 mudas em praças e áreas verdes


A Prefeitura de Tatuí, através da Secretaria do Meio Ambiente e em parceria com voluntários do Projeto “Força para Viver” e com o apoio da Secretaria da Agricultura realizou em apenas 11 dias o plantio de 560 mudas de arborização urbana em praças e áreas verdes distribuídos em diversos bairros do município. As ações foram coordenadas pelo Departamento de Áreas Verdes.

As mudas utilizadas nos plantios são originadas da compensação ambiental referente a processos de supressão de árvores situadas em área pública. Quando um munícipe deseja realizar o corte de uma árvore que esteja em frente à sua residência, caso a árvore atenda às exigências da legislação municipal, é autorizada a remoção da mesma mediante a substituição por outra árvore e doação de outras mudas à Secretaria do Meio Ambiente.

“Estas mudas doadas são utilizadas em nossos plantios”, explica o tecnólogo ambiental Danilo Floriano, coordenador do Programa Municipal de Arborização Urbana “Tatuí mais Verde”. As mudas usadas são próprias para plantios em área urbana, possuem altura mínima de dois metros e são de espécies, em sua maioria, nativas do Brasil.

As ações de arborização tiveram início em 16 de janeiro deste ano e são realizadas todas as segundas-feiras, contando com a participação dos voluntários do Centro de Recuperação “Força para Viver”.

Os locais contemplados com a arborização até o momento foram Praça do CDHU Orlando Lisboa de Almeida (54 mudas) Praça do Jardim Palmira (41 mudas), EMEI “Dr. Arthur Avallone” (20 mudas), Praça Mário Cóscia (50 mudas), Praça 14 Bis do Jardim Aeroporto (65 mudas), UBS CDHU Santa Rita (58 mudas), Fórum novo e canteiro central da Avenida Virginio Montezzo Filho - Jardim Atlanta (72 mudas), Área verde do Jardim Santa Emília (100 mudas) e recentemente passeio público do Jardim São João e Jardim Saba (100 mudas).

Na programação de plantios estão previstos locais de várias regiões do município, como os bairros Europark, San Marino, Santa Cruz, Vale dos Lagos e Santa Rita, entre outros. Prioritariamente serão arborizados locais reivindicados por representantes comprometidos com o meio ambiente e que se mostram voluntários a auxiliar na manutenção das mudas, através do apoio na irrigação, evitando danos por ações de vandalismo e orientações aos moradores do entorno.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente realiza a doação de mudas de árvores indicadas para plantio em passeios públicos, e seus técnicos fornecem orientações sobre os canteiros, o plantio, manutenção e cuidados que devem ser tomados em relação às árvores plantadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário