quinta-feira, 12 de abril de 2012

Conservatório de Tatuí recebe Mônica Giardini no dia 14 de abril

Regente comandará a Banda Sinfônica em obras com diferentes temas, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira

Mônica Giardini, fundadora da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, regerá a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí no dia 14 de abril, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira. Os ingressos para o concerto custam R$ 10 e podem ser retirados na bilheteria do Conservatório de Tatuí, uma instituição do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura, das 18h às 19h, de terça a sexta, e até as 21h no dia do evento.

Mestre em musicologia pela USP, universidade na qual onde também cursa o doutorado, Mônica ministra workshops e cursos sobre Banda Sinfônica por todo o Brasil, a convite de inúmeras instituições ligadas ao meio musical. É autora do Caderno de Regência da Yamaha do Brasil, além de diversos artigos em publicações especializadas. Na apresentação, a regente comandará o grupo em obras com diferentes temas.

A primeira música da noite será “La Quintessenza” de Johan de Meij. Por meio de um motivo de cinco notas em um número de variações, de Meij tenta chegar à essência da matéria musical. A música foi uma encomenda das escolas públicas do Condado de Carroll (Maryland, EUA) e estreou com a Banda estadual do mesmo Condado, conduzida por Harlan Parker em Westminster.

Na sequência, Mônica Giardini mostrará, por meio das notas musicais da Banda Sinfônica, a história Tenente Kijé, de Prokofiev, do nascimento ao enterro do personagem. A trama se desenrola ao tempo do imperador Paulo I. Kijé nasce de um erro de transcrição em uma ordem do dia, que faz aparecer o nome de um tenente. Como ninguém tem a coragem de confessar o erro, o resultado é o aparecimento de um personagem fantasma que serve como testa de ferro em várias circunstâncias, e cuja morte é anunciada ao imperador, quando este último expressa o desejo de conhecê-lo.

A terceira música será “Symphonic Suite”, de Clifton Williams, uma suíte sinfônica em cinco movimentos, escrita em 1957. Foi dedicada a Bruce Jones, que era diretor da Banda da Universidade do Estado de Louisiana na época. A obra usa um tema primário que é tratado em estilos diferentes em cada movimento.

 As músicas “Man in the Ice”, de Otto M. Schwarz e “Danza nº2”, de Bruce Yurko, serão as últimas do concerto. “Man in the Ice” promete ressuscitar a história do “Homem do Gelo”, obra baseada no documentário do cineasta austríaco Kurt Mendel. Já “Danza nº2” foi encomendada pelo regente Jack Stamp da Banda de Honra do Colégio da Universidade Indiana da Pensilvânia para o concerto comemorativo do 40º aniversário. A obra foi escrita em homenagem a memória de Matthew Hornick, membro por seis anos desse grupo. A encomenda pedia que ao invés de uma elegria, a composição deveria refletir a energia de Matthew e seu amor pela vida.

Banda Sinfônica
A Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí está em funcionamento desde 1992 e surgiu a partir de um processo de estágio nas respectivas áreas de formação. Até o ano de 1996 era a única oportunidade de alunos de níveis avançados interagirem no palco com músicos já profissionais.

Primando por um repertório eclético, o grupo conta com uma vida fonográfica ativa. O primeiro CD foi gravado em 1995, denominado “Compositores Brasileiros”, marcando o trabalho de documentação de diversos gêneros. Já em 1997, gravou “Pró Banda – Compositores Brasileiros”. No ano 2000, gravou o CD “Arranjadores Brasileiros”. Em 2001, foram gravados dois CDs de demonstração para a editora holandesa “Gobelin”.

No ano de 2002, efetuou a gravação do CD “Retratos”, enquanto que em 2003 gravou “Pró Banda” e um novo CD-demo, desta vez para uma editora japonesa. Também foram gravados “Do Coração e da Alma – Obras de Hudson Nogueira” (2004) e “15 Anos” (2006). Em 2007, a banda realizou a primeira gravação em DVD na história do Conservatório de Tatuí. O DVD “15 Anos” traz documentário sobre o grupo, além de repertório que inclui Astor Piazzolla, Tom Jobim e Zequinha de Abreu.

Ao longo de sua existência, recebeu dezenas de regentes de destaque na cena musical, como convidados especiais. Dentre eles, nomes como os americanos Arnald Gabriel, Virginia Allen, Daniel Havens, Isaac Daniel Jr., Pamela Bustos, Thomas Lee, Lowell Graham, Thomas O’Neal e Matthew George, os argentinos Hadrian Avila, David Antezana e Juan Ringer, os espanhóis Francisco Grau Vegara, Pablo Sanches Torrella, Rafael Sanz-Espert, além do canadense Glenn Price e dos brasileiros Marcelo Jardim e Marcelo Maganha, entre outros.

Outra característica importante da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí é seu esforço em formar novas platéias por meio de concertos didáticos. Ao longo dos últimos anos, a banda vem realizando ações didáticas com objetivos de educar e envolver crianças e adolescentes no universo da música erudita. Nesse sentido, destacam-se projetos especiais como “Guia para Banda”, “Villa-Lobos encontra Guarnieri”, “A Vinda da Família Real ao Brasil” e “MomoPrecoce” e "Sonho Infantil".

Nenhum comentário:

Postar um comentário