quinta-feira, 19 de abril de 2012

Cartório amplia horários para atender eleitores até 9 de maio em Tatuí

Entre 30 de abril e 9 de maio, atendimento será das 9h às 18h.
O cartório abrirá também aos sábados, domingos e feriados.

Do G1 - A partir do próximo 30 de abril, o cartório eleitoral de Tatuí (SP) ampliará os horários de atendimento ao público para regularização eleitoral. A unidade atenderá das 9h às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. O atendimento especial segue até 9 de maio, quando o prazo de regularização se encerra em todo o país, conforme calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para 2012.

O cartório de Tatuí atende moradores de outros seis municípios da região: Capela do Alto, Cesário Lange, Guareí, Quadra, Porangaba e Torre de Pedra.

De acordo com o cronograma do TSE, os eleitores tem até 9 de maio para requerer a inscrição eleitoral ou transferência do domicílio. Nessa data termina também o prazo para que os eleitores com deficiência ou com mobilidade reduzida peçam transferência para uma seção especial.

Também encerra o prazo para eleitores faltosos regularizarem sua situação cadastral junto ao cartório eleitoral.

Quem deixou de votar no primeiro e no segundo turno de uma mesma eleição, já conta como duas eleições para efeito de cancelamento. Além disso, poderão ser contadas faltas às eleições municipais, eleições suplementares e referendos.

Quem tem dúvidas sobre sua situação, poderá encontrar a lista de eleitores em situação irregular na página do TSE. A consulta permite verificar se o documento está sujeito a cancelamento. A opção de consulta é pelo nome e pelo título.

Caso o nome do eleitor apareça na lista, o procedimento a ser tomado é simples: basta comparecer a qualquer cartório eleitoral e solicitar a emissão de GRU (Guia de Recolhimento da União) para fazer o pagamento da multa no Banco do Brasil. O valor da multa é de R$ 3,51 por pleito faltoso.

Em todo o país, o total ultrapassa 1,4 milhão de eleitores faltosos. Alguns problemas são comuns aos que têm o seu título eleitoral cancelado. Entre eles, perca do direito em obter passaporte, tomar posse em concurso público, obter empréstimo ou receber salários de função ou emprego público.

Eleições 2012
A eleição será realizada no dia 7 de outubro, em 1º turno, e no dia 28 de outubro, nos municípios onde houver o 2º turno. Os eleitores vão eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em mais de 5,5 mil municípios brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário