domingo, 1 de abril de 2012

Campanha Reclick nas Escolas chega aos alunos do bairro Enxovia


A Campanha “Reclick nas Escolas”, uma iniciativa das secretarias municipais da Educação e Meio Ambiente, Cooperativa de Reciclagem e empresa Reciclick, para estimular o descarte correto de lixos eletrônicos, fez na sexta-feira, 30 de março, suas atividades da campanha na EMEF “Maria Helena Machado”, no bairro Enxovia.

Alunos de 1º ao 9º receberam a palestra de conscientização sobre o que é lixo eletrônico, seus riscos e como são reciclados e reaproveitados. “Todo lixo eletrônico é aquele que tem como fonte de energia pilhas, baterias ou cabo para ser ligado na eletricidade”, explicou a funcionária comercial da Reciclick, Neiva Almeida.

Participativos os alunos questionaram, responderam questões e se expressaram. O fato de o lixo eletrônico ser o único tipo de lixo que é guardado, seja em gavetas ou em cantos isolados, sendo mantido perto ou, quando não mais úteis, dados como brinquedos as crianças fez com que refletissem nos riscos em que a falta de informação leva as pessoas correr.

A etapa agora é a de arrecadação de materiais, já que cada escola municipal será um ecoponto em que os alunos depositam os lixos eletrônicos e ganham cupons para, em 02 de julho, cada escola concorrer a um mp3. “O objetivo é contribuir com o desenvolvimento sustentável em que vamos resgatar toneladas de material que serão reaproveitados”, afirma Neiva.

Todas as semanas o caminhão de recolhimento passará nas escolas para evitar o acúmulo desses materiais que, quando estão quebrados, podem ser nocivos à saúde quando há contato direto.

Além de Tatuí, as cidades de Cerquilho, Rio das Pedras e Capivari também estão recebendo a campanha em suas escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário