sexta-feira, 13 de abril de 2012

Alunos tomam conta do Teatro Procópio Ferreira na 1ª Semana de Música de Câmara e Prática de Conjunto

Grupos pedagógicos realizam apresentações sempre no período noturno; diversos conjuntos farão concertos durante o dia no Salão Villa-Lobos

Centenas de apresentações irão, literalmente, invadir o Conservatório de Tatuí na 1º Semana de Música de Câmara e Prática de Conjunto, que será realizada de 16 a 22 de abril, sempre no Teatro Procópio Ferreira ou no Salão Villa-Lobos. Serão 152 grupos de Música de Câmara e oito grupos relacionados às disciplinas de Prática de Conjunto, totalizando aproximadamente mais de 600 estudantes de música.

A Semana de Música de Câmara e Prática de Conjunto é realizada quatro vezes ao ano, uma a cada bimestre. As atividades de intercâmbio entre setores da música e da prática em grupos pedagógicos são parte da grade curricular dos estudantes dos 50 cursos oferecidos gratuitamente pela instituição. Durante as atividades são avaliados o desempenho dos alunos e a técnica do instrumento. Com isso, as provas transformam-se em apresentações públicas, com entrada franca, que acontecem diariamente, das 9h às 18h, nas mais diferentes formações: de duos, trios, quintetos e outras formações.

Além dos grupos de câmara, a 1ª Semana de Música de Câmara e Prática de Conjunto do Conservatório de Tatuí apresentará os grupos pedagógicos como atrações especiais no Teatro Procópio Ferreira, sempre com entrada franca.

No dia 16, às 20h30, a Banda Sinfônica Jovem mostrará um repertório variado, incluindo alguns temas de filmes “holywoodianos”.

No dia 17, César Pereira (flauta) e Diogo Oliveira (violão) formarão o grupo convidado, Duo Pereira e Oliveira, que realizarão concerto às 20h30.
No dia 18, às 20h30, será a vez de outro tradicional grupo do Conservatório de Tatuí: a Orquestra Sinfônica Jovem. O grupo executará obras de Rimsky-Korsakov e A. Dvoràk.

No dia 19, às 20h, apresentam-se a Camerata Juvenil e a Jovem, além do Coro Infantil. Das músicas cantadas, estão “Cai Cai, Balão”, “Capelinha de Melão”, de Heitor Villa-Lobos e “Dia de Festa na Roça”, de Ronaldo Silva, entre outras. Já os violões executarão “Romance de Amor”, de Antonio Rovira, “007 Tema James Bond”, “Mazurka– Choro” e “Adágio do Concerto para Oboé em ré menor”, de Yvon Rival, entre outras.

A 1ª Semana de Música de Câmara e Prática de Conjunto prossegue com o Grupo de Percussão Jovem, no dia 20, às 20h30, executando “Impressionato”, de Judy M. Mathis, “Street Dance”, de Frank J. Halfert e “Plasma”, de R. Nuttall, entre outras.

No dia 21, às 20h30, o Teatro Procópio Ferreira estará aberto ao show especial da violonista Badi Assad, apresentação de música popular brasileira. Para o show, Badi convidou os músicos Guilherme Kastrup (percussão, bateria e samplers) e Márcio Arantes (baixo, guitarra e teclado) para criarem texturas e ritmos diversos em suas composições, mesclando elementos acústicos e eletrônicos, explorando, assim, uma sonoridade atual onde a cantora busca visitar um som mais popular.

O encerramento da Semana de Música de Câmara e Prática de Conjunto estará a cargo da Orquestra Infanto-Juvenil e Infantil do Conservatório de Tatuí, às 10h. Os grupos apresentarão obras de G.P Telemann, V. Ratheeber, H. Isaak, G.F Haendel, W.F. Sherwin, C. Gurlitt, C. Ganschals, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário