segunda-feira, 2 de abril de 2012

4º Encontro Internacional de Metais está com inscrições abertas

Interessados têm até o dia 25 de maio para garantir a participação; evento terá taxa de R$ 30,00

O 4º Encontro Internacional de Metais do Conservatório de Tatuí, uma instituição do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura, está com inscrições abertas até o dia 25 de maio. Os interessados devem pagar taxa de inscrição de R$ 30 - sem restrições ao nível técnico ou ao de conhecimento musical – que dará ao aluno acesso a workshops, palestras, masterclasses e concertos durante o período dos dias 7 a 10 de junho.

O Encontro Internacional de Metais é um evento bienal, que integra a série de encontros internacionais do Conservatório de Tatuí. Reúne atividades pedagógicas e artísticas envolvendo os instrumentos trompete, trombone, trompa, tuba e eufônio (bombardino), que integram a família dos metais. Das atividades pedagógicas podem particular quaisquer interessados – aluno ou não do Conservatório de Tatuí – desde que devidamente inscrito, no período divulgado pela instituição. As aulas são ministradas por especialistas de destaque no meio artístico e/ou acadêmico nacional ou internacional. Os concertos e recitais são abertos a qualquer interessado.

“A proposta do Encontro de Metais é possibilitar aos alunos o contato com renomadas personalidades mundialmente. Fazer com que o músico tenha contato com o ‘movimento’ pedagógico e da literatura de seu instrumento. Os participantes verão suas referências em performances e também terão a chance de fazer perguntas, solucionando todas as dúvidas”, explicou o coordenador do evento, Marcelo de Jesus da Silva, mais conhecido como “Bambam”. “Proporcionaremos a todos os participantes a prática de conjunto, com apresentação ao vivo sob a regência do maestro Will Sanders, talvez na praça da Matriz, em Tatuí”.

O participante poderá se inscrever pela internet, correio ou pessoalmente, no Centro de Produções do Conservatório de Tatuí. Pela rede mundial de computadores, basta entrar no site www.conservatoriodetatui/emetais e preencher corretamente a ficha de inscrição. Pelo correio, o interessado deve fazer o download da ficha de inscrição e enviar, com os campos devidamente preenchidos, para o endereço: Rua São Bento, 415 – Centro, Tatuí – SP, CEP: 18.270-820.

Estão confirmados os artistas Marc Reese (trompete), Sérgio Carolino (tuba), Jorge Salgueiro (compositor), Will Sanders (trompa), Jacques Mauger (trombone), Rafael Mender (Eufônio), Enrique Scheneebeli (trombone baixo), Fernando Dissenha (trompete). O evento também possui alguns concertos já definidos, como a abertura com a Big Band do Conservatório de Tatuí, regência de Celso Veagnoli; e o encerramento com a Orquestra de Metais Lyra Tatuí, com regência de Adalto Soares e Silvia Soares. O programa de apresentações ainda prevê recital com o Grupo de Metais do Conservatório de Tatuí, Grupo Adalto Soares & Convidados, além de um quinteto de metais.



Não apenas música

O Encontro Internacional de Metais tem uma característica particular: não envolve apenas música no conteúdo pedagógico. Desde a primeira edição, o coordenador do evento alerta sobre a necessidade dos músicos, estudantes e profissionais, ficarem atentos quanto a legislação brasileira e cuidado com a saúde, mente e relacionamento social. Para tentar “clarear” a mente dos participantes, o Encontro Internacional de Metais contará com a palestra "Noções Essenciais dos Direitos Aplicados aos Músicos: Trabalhista e Previdenciário", com o advogado Ezequiel de S. Sanches.

“Já tive experiência em que os músicos não souberam o que lidar com essa situação. Com o decorrer da carreira, nós (músicos) vamos nos deparando com pessoas que elaboram projetos e que nos contratam, conhecem as leis trabalhistas, e nós não. Acredito que 80% não chegam a se aposentar como músicos e não sabem o que consta na legislação brasileira sobre direitos de imagem e execução”, alertou Bambam.

Outra atividade diferenciada do 4º Encontro de Metais é a palestra “Aprendendo a lidar com o estresse pessoal e profissional”, com a doutora Raquel Mendes. “É uma parte mais profunda no lado social do músico. Sempre nos preocupamos com estudo, sucesso na carreira, e quando não conseguimos o sucesso imaginado, temos conseqüências na nossa vida pessoal”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário