quarta-feira, 14 de março de 2012

Vera Holtz perde o Prêmio Shell

Nesta quarta-feira, dia 14 de março, foram anunciados os vencedores do Prêmio Shell de Teatro do Rio de Janeiro. A atriz tatuiana Vera Holtz era vista por muitos como favorita a levar o troféu de melhor atriz por seu excelente desempenho em Palácio do Fim, mas acabou surpreendida pela vitória de Dani Barros, da peça Estamira - Beira do Mundo. Vera Holtz já havia recebido o prêmio Shell em 1991 com Um Certo Hamlet.

Criado em 1989, o Prêmio Shell de Teatro é ponto de referência nos palcos brasileiros. Os vencedores de cada categoria recebem uma escultura em metal do artista plástico Domenico Calabroni, com a forma de uma concha dourada, inspirada na logomarca da Shell, e uma premiação individual de R$ 8 mil (oito mil reais).

A tarefa de escolher os melhores entre tantos excelentes trabalhos desenvolvidos nos palcos do Rio de Janeiro coube ao júri formado Fabiana Valor (atriz e bailarina), Helena Varvaki (atriz e professora), João Madeira (diretor do grupo AfroReggae), Macksen Luiz (crítico teatral) e Sérgio Fonta (dramaturgo, diretor e ator).

Confira a lista completa dos vencedores do 24º Prêmio Shell de Teatro do Rio de Janeiro:

Música
Marcelo Castro por “Um Violinista no Telhado”

Iluminação~
Maneco Quinderé por “Palácio do Fim”

Figurino
Gabriel Villela por “Crônica da Casa Assassinada”

Cenário
Fernando Mello da Costa por “Um Coração: Fraco”

Categoria especial
- Teatro Tablado pelos 60 anos de atividade
- Marcia Rubin pela direção de movimento dos espetáculos “Escola do Escândalo”, “O Filho Eterno”, “A Lua Vem da Ásia” e “Outside: um musical noir”

Direção
Christiane Jatahy por “Julia”

Autor
Felipe Rocha por “Ninguém Falou Que Seria Fácil”

Ator
Charles Fricks por “O Filho Eterno”

Atriz
Dani Barros por “Estamira - Beira do Mundo”

Homenagem
A Homenagem Especial da noite é dedicada à atriz e crítica Bárbara Heliodora pelo exercício da crítica teatral ao longo dos últimos 54 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário