quinta-feira, 1 de março de 2012

CREAS promove apresentações artísticas e de capoeira para incentivar valores morais e da vida



Ontem, 29 de fevereiro, o Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) realizou um evento para os adolescentes em liberdade assistida (LA) e para os que cumprem prestação de serviço à comunidade (PSC). O evento aconteceu no Centro Cultural e contou com a apresentação da Orquestra de Violões do Projeto Arte Pela Vida (APV), e do grupo Capoeira do Projeto Ginga. Estiveram presentes cerca de 30 pessoas, entre profissionais do CREAS, adolescentes e familiares.

A psicóloga do Centro, Valéria Porciúncula Araujo, apresentou o Projeto APV e explicou o objetivo deste evento: “estimular os jovens do CREAS a participar de projetos como o Arte Pela Vida, porque arte também é educação”. Em seguida os músicos da orquestra começaram a apresentação com a música tema do filme “Missão Impossível”, e tocaram também “A Pantera Cor de Rosa”, “Caça Fantasmas”, tema das vitórias de Ayrton Senna, “Eye of Tiger” tema do filme “Rocky”, entre outras.

O Projeto “Arte Pela Vida” é destinado a crianças e adolescentes de sete a 21 anos, e tem como objetivo desenvolver o exercício da cidadania na formação dos jovens, em benefício dos membros do projeto e da comunidade. A orquestra de Violões é um dos principais trabalhos do projeto, tendo feito várias apresentações, inclusive fora da cidade, e estarão presentes no Projeto Música na Praça do dia 14 de abril, na Praça da Matriz.

O Projeto Ginga é vinculado ao CREAS e existe há três anos. Os participantes deste evento eram da capoeira, crianças de seis a 17 anos. Segundo o psicólogo Moacir Giovanelli, o Centro é obrigado a dispor deste tipo de atividade, além dos cursos de manicure e pedicure, em parceria com o CRAS, e cursos do Fundo Social de Solidariedade (FUSSTAT). “Quando o jovem entra no CREAS, ele tem preferência com relação às vagas destes cursos, para não ficar na fila de espera. Isso tanto com o FUSSTAT, o Ginga, quanto o curso do CRAS”, disse o psicólogo.

A psicóloga Valéria Porciúncula explicou a diferença entre os adolescentes LA e PSC: “LA são aqueles que cometeram infrações de moderadas à graves, como uso de drogas ilícitas, tráfico, tentativa e/ou homicídio; e os PSC são de atos leves, brandos, como dirigir sem habilitação, falta de educação ao professor em sala de aula”. E acrescentou que o principal objetivo do CREAS é de “discutir com as famílias sobre os seus valores de vida e moralidade, fazendo-os repensar sobre isso”.

Sobre o CREAS - O CREAS de Tatuí, que iniciou suas atividades em 2005, funciona vinculado com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social e ao Conselho Tutelar. São estes órgãos que encaminham crianças e jovens para o atendimento do CREAS. O órgão trabalha com crianças em vulnerabilidade social, em liberdade assistida, com Conselho do Idoso e a Delegacia da Mulher. É responsável pelo atendimento às famílias e aos indivíduos com seus direitos violados, mas que ainda estejam com os vínculos familiares. Oferece reuniões às famílias dos internos da Fundação Casa, que, quando saem, têm acompanhamento do pessoal do Centro que encaminha todo um relatório sobre o desenvolvimento do jovem ao juiz. O principal objetivo do CREAS é evitar que as crianças, jovens e adolescentes caiam no mundo delitivo, e, ao mesmo tempo, dar assistência às famílias dos mesmos. O CREAS também tem ações sociais como o Projeto Ginga, que consiste em aulas de capoeira e futebol para adolescentes, a partir dos 12 anos, além do Projeto Mãos que Criam, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, que ensina a fazer bijuterias, onde a idade mínima é de 16 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário