quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Veneno de abelha funciona como um «botox natural» em Tatuí

Um laboratório de Tatuí, a 140 km de São Paulo, desenvolveu uma linha de cremes de beleza à base do veneno de abelhas produtoras de mel.

Do Diário Digital - O produto aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e lançado comercialmente funciona como um «botox natural» - a pele reage ao veneno aumentando a produção de colagénio e melhorando a elasticidade.

De acordo com o investigador e apicultor Ciro Protta, sócio proprietário do laboratório, o princípio activo do cosmético, que também contém pólen e mel, é a melitina, um aminoácido presente no veneno da abelha.

A substância «engana» a pele, transmitindo a sensação de uma picada de abelha e desencadeando uma reacção ao veneno. A circulação sanguínea melhora e as células mortas são eliminadas, reduzindo as rugas.

Protta pesquisa as abelhas há mais de vinte anos e já desenvolveu outros produtos à base de mel, própolis e veneno, lançados comercialmente. A obtenção do veneno sempre foi um problema: quando uma abelha ataca uma pessoa, ela perde o ferrão e acaba por morrer.

O cientista criou e patenteou um equipamento que permite a recolha do veneno sem matar as abelhas. Trata-se de uma haste metálica levemente energizada e colocada na entrada da colmeia.

Quando a abelha pousa, leva um pequeno choque e reage com ferroadas, expelindo o veneno que escorre para um recipiente. Como não perde o ferrão, a abelha sai ilesa do ataque.

Serviço
Protta Farmaceutica S/A
Telefone:(15) 3259-3813
Endereço: Rua Músico Waldemar Olivieri, 440
Jardim Bela Vista
Tatuí, SP

3 comentários:

Luciano disse...

Não entendo como o Diário de Tatuí reproduz uma notícia envolvendo a cidade e não se preocupa em acrescentar-lhe uma linha sequer, quando deveria, no mínimo, citar o nome do laboratório e endereço. Talvez esteja a espera de propina...

Evilásio Tadeu Klein disse...

Também tenho interesse em saber qual é o laboratório. Moro em Joinville - SC
etklein@terra.com.br

Rubens Oficial disse...

Já está postado.

Postar um comentário