sábado, 25 de fevereiro de 2012

Tatuí receberá três academias para funcionar nas UBSs

Convênio firmado entre a Prefeitura e o Ministério da Saúde proporcionará a existência de academias dentro das UBSs do município. A novidade foi anunciada à reportagem pela secretária Municipal da Saúde, Kátia de Campos Abuchaim, na sexta-feira da semana passada, 17, depois da inauguração da UBS “Roseli de Oliveira Camargo”, no Jardim Santa Rita de Cássia.

O programa “Academias da Saúde”, do governo federal, foi instituído em abril de 2011. “É uma academia completa dentro da UBS, para atender e acompanhar os exercícios de pacientes como os diabéticos e hipertensos”, explicou a secretária. “O paciente vai poder utilizar os equipamentos mediante acompanhamento do médico e da equipe da UBS”, acrescentou.

De acordo com Kátia, o município já realizou o cadastro junto ao Ministério da Saúde e recebeu resposta positiva. “Fomos contemplados com três academias e estamos aguardando o andamento do processo para a liberação dos recursos”, informou ela. A secretária informou que as UBSs do Jardim Santa Rita de Cássia e do bairro Santa Cruz já estão definidas para receber academias.

A terceira UBS contemplada ainda não está definida, conforme informou Kátia. A unidade que estaria sendo analisada no momento ainda teria alguns problemas a serem resolvidos. “Estas e outras academias que ainda podem vir ficarão em unidades que tenham uma área adequada para serem colocadas”, explicou.

De acordo com a página do Ministério da Saúde na internet, o principal objetivo das academias é “contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de polos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais e atividade física e de lazer e modos de vida saudáveis”.

Do jornal O Progresso de Tatuí, edição 5592, de 26.02.2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário