terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Tatuí faz campanha para detecção de novos casos de tuberculose


A Secretaria Municipal da Saúde de Tatuí, através da Vigilância Epidemiológica, estará participando de 5 a 23 de março de 2012 da intensificação de busca ativa para detecção de novos casos de tuberculose, uma campanha nacional. Os exames serão realizados em todas as Unidades Básicas de Saúde.

Das 8h às 16h as pessoas poderão realizar exames de escarro, além de receberem panfletos com mensagens de alerta sobre a tuberculose. Após o diagnóstico, o paciente será encaminhado para tratamento médico especializado.

No Brasil a tuberculose é a terceira causa de óbitos por doenças infecciosas e a que mais causa mortes em pacientes com HIV-Aids. O agente etiológico M. tuberculosis conhecido como bacilo de Koch (BK) é responsável por causar infecção no pulmão e outros órgãos, levando a sintomas como tosse (mais de duas semanas), febre, falta de apetite, suor noturno, cansaço, falta de ar e emagrecimento rápido.

“É importante que as pessoas estejam atentas aos sintomas da tuberculose e procurem orientação. A doença é perfeitamente curável, desde que o tratamento com medicação seja seguido à risca e durante o período determinado pelo médico”, diz a enfermeira Marilu Rodrigues da Costa, da Vigilância Epidemiológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário