terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Nova Maternidade da Santa Casa de Tatuí será inaugurada nesta sexta-feira


Nesta sexta-feira, dia 2 de março, às 17h, o prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo irá inaugurar o novo prédio da Maternidade da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí, uma das mais modernas da região. Foram investidos na construção do novo prédio R$ 2,5 milhões, recursos do Governo do Estado e da Prefeitura de Tatuí.

A nova Maternidade da Santa Casa terá 25% a mais de leitos que a antiga, ainda em funcionamento. Serão 44 leitos, sendo 22 deles para pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) e 22 leitos para pacientes de convênios e particulares. Todos os quartos terão TV de LCD e ar-condicionado. Hoje são 33 leitos em funcionamento no prédio antigo, 19 para pacientes do SUS e 14 para pacientes de convênios e particulares.

Outro indicativo importante para a obra é que ela atenderá todas as exigências sanitárias recomendadas através das novas portarias exigidas pelo Ministério da Saúde.

Na hora do parto outra novidade: a mãe parturiente poderá escolher uma pessoa de sua confiança para acompanhá-la. Aliás, os leitos já são adaptados para que o acompanhante da gestante esteja presente no pré-parto.

A nova Maternidade da Santa Casa levou a direção do hospital também a contratar novos profissionais da saúde. Segundo o administrador do hospital, mais um médico gineco-obstetra foi contratado.

De forma pioneira em toda a região, a Santa Casa de Misericórdia de Tatuí mantém em plantão de 24 horas in loco na Maternidade atendimento gineco-obstetra. Com o novo prédio, serão dois os médicos gineco-obstetra de plantão in loco, das 7h às 19h, e um de plantão no período das 19h às 7h (com um gineco-obstetra de plantão à distância, caso seja necessário um segundo profissional).

A necessidade da construção da nova Maternidade surgiu em 2008, após a intervenção municipal no hospital. O estado precário do antigo prédio, com rachaduras, chamou a atenção do Poder Público. As obras começaram em 2009 e problemas com a construtora que venceu a licitação fez atrasar a obra. A Prefeitura de Tatuí assumiu o término da construção. O Fundo Social de Solidariedade de Tatuí trabalhou, nesta reta final, para a arrumação dos ambientes.

A Santa Casa de Misericórdia de Tatuí realiza em média 155 partos por mês. Alguns deles são também de municípios vizinhos, como Quadra e Cesário Lange.

Nenhum comentário:

Postar um comentário