domingo, 5 de fevereiro de 2012

Escola do São Cristóvão recebe certificação inédita por trabalho com coral de crianças




A Escola Municipal de Ensino Fundamental “Accácio Vieira de Camargo”, da Vila São Cristóvão, que atende alunos do 1º a 5º ano, recebeu o Selo Escola Solidária 2011, desenvolvido pelo Instituto Faça Parte em parceria com o MEC (Ministério da Educação), Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação), Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

O Selo Escola Solidária premia bianualmente escolas federais, estaduais, municipais e particulares por projetos pedagógicos desenvolvidos em prol da comunidade.

A EMEF Accácio é a única na cidade com essa certificação. Iniciado em 2003, o Selo Escola Solidária 2011 é a quinta edição e foi conquistado pela EMEF tatuiana através do Projeto Alfamusic (Alfabetizando com a Música) que deu origem ao coral “A Voz do Coração” formado por 479 dos 568 alunos matriculados na instituição.

Os responsáveis pelo projeto foram pedagogos Kátia Rocha Garcia e Wilson Mendes de Oliveira. Na escola todos os alunos têm aula de musicalização e os interessados integram o projeto. O coral premiado além de voz é acompanhado por instrumentos infantis como maracá e triângulo tocados pelos próprios alunos. Os ensaios acontecem no turno frequentado e as apresentações, acontecem em vários pontos da cidade, como Fórum e Praça da Matriz, nos turnos opostos.

Pontos educacionais foram desenvolvidos com as atividades do coral que também foi benéfico para a autoestima dos alunos e para a comunidade em geral, já que houve a participação dos pais. As atividades continuam este ano. “Os pais colaboraram muito trazendo e levando as crianças para as apresentações. Ficavam muito orgulhosos por verem os filhos cantando”, diz a diretora da escola Alessandra Pires Campos de Barros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário