terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Camerata e Grupo de Percussão se apresentam nesta quarta no Conservatório

Os violonistas se apresentam às 19h, no Salão Villa-Lobos, e os percussionistas no Teatro Procópio Ferreira, às 20h30

O Conservatório de Tatuí promove as apresentações da Camerata de Violões e Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí, nesta quarta-feira, dia 29 de fevereiro, às 19h e 20h30, respectivamente. Os concertos fazem parte da série “Concerto de Boas-Vindas” realizados pela instituição musical para receber os novos alunos, sempre com entrada franca.

O primeiro grupo a se apresentar será a Camerata de Violões, no Salão Villa-Lobos. No programa, constam as músicas: “Ballet” e “La Volta”, de Michael Praetorius; “Canarios”, de Gaspar Sanz; “Prelúdio No. 1, BWV 846 do livro ‘O Cravo bem temperado’”, de Bach; “Andante Pastoral, Op.32,nº3” e “Sonata em Dó maior, Op. 15b”, de Fernando Sor; “Allegretto, Op.26”, de Leonhard Von Call; “Trio, Op.12 -1. Allegro”, de Filippo Gragnani; e “Serenata Noturna, KV 525”, de Mozart.

A Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí foi criada em 1996, quando alunos e professores se reuniram para formar um grupo de alta representatividade na instituição. O grupo tem como um dos seus objetivos integrar alunos de nível avançado em trabalhos camerísticos desenvolvidos por profissionais. Esta é, aliás, a filosofia do grupo, mantida desde sua fundação.

Em 1998, o grupo passou a desenvolver projeto de pesquisa e divulgação de compositores brasileiros. Tal projeto culminou, no ano 2000, com o lançamento do CD “Vê Se Te Agrada”. A partir do ano de 2001, passou a receber solistas, desenvolvendo repertório – especialmente adaptado, transcrito ou arranjado – a fim de enriquecer o grupo. Nesse sentido, passou a apresentar-se com violoncelistas, coro, clarinete, etc.

A segunda atração da noite, o Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí, sobe ao palco às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira. Com um programa eclético e com ritmo brasileiro, cubano e peruano, os músicos executarão o primeiro e terceiro movimentos de “Rock Étude #7”, de Bill Douglas; “Janier’s Trio nº5”, de Javier Calvino; “Festrio”, de Álvaro Ponce de Leon Ruiz; “Semiafro”, de Lê do Pandeiro; “Repercussion – 5 movimentos interligados”, de Pierre Metral; e três movimentos de “Trio Per Uno”, de Nebojac Zivkovic.

Em atividade por mais de três décadas ininterruptas, o Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí é o mais antigo grupo do gênero no país, abrindo caminho a outros semelhantes em solo nacional. Criado em 1975, com objetivos de oferecer aos estudantes de níveis básico, intermediário e avançado da escola de música a oportunidade de executar peças específicas para grupos de percussão, algo raro no país. Com isso, os instrumentistas poderiam obter aperfeiçoamento individual e aprimorar a experiência de apresentação em grupo.

Ao longo de sua história, o grupo já contou com mais de 200 percussionistas-integrantes.
Além de executar clássicos erudito e popular, o grupo estimula a composição de novas obras, incentiva a formação de público para os mais variados estilos e populariza a percussão agregando características performáticas e de dança. Sua atuação diferenciada consolida-o no cenário nacional e faz dele o pioneiro nesse segmento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário