segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Tatuí disputa com Joinvile fábrica da BMW


Larry Smith/Efe 

Cleide Silva, enviada especial de O Estado de S. Paulo

DETROIT - O Brasil continua no radar das grandes montadoras, inclusive das marcas de luxo. Depois da BMW anunciar uma fábrica local, a Mercedes-Benz informou que, futuramente, pode retomar a produção de automóveis na fábrica de Juiz de Fora (MG), recentemente convertida para a produção de caminhões. "Se o mercado continuar crescendo, vamos estudar essa possibilidade"', afirmou o presidente mundial da empresa, Dieter Zetsche.

Segundo ele, no momento a demanda local por carros de luxo não justifica a produção local, mas a empresa está atenta ao crescimento continuo desse segmento. "Teremos de avaliar se esperamos esse segmento crescer mais ou se partimos para a produção de um carro mais barato ou então uma combinação de ambos", disse o executivo, ressaltado, contudo, que não há plano definido ainda.

Ian Robertson, membro da direção mundial da BMW, confirmou ontem que o grupo negocia com dois Estados a instalação da primeira fábrica da marca na América Latina. O projeto será anunciado nas próximas semanas, mas o executivo não adiantou detalhes. Apenas informou que o modelo a ser produzido localmente "será de um segmento relevante para o mercado local e será da própria marca BMW". Havia especulações de que poderia ser um carro da marca Mini.

Segundo fontes do Brasil, os dois Estados que estariam na disputa são São Paulo (Tatuí) e Santa Catarina (Joinville). Robertson disse que tem viajado com frequência ao Brasil e tem negociado com o governo federal um programa viável para a nacionalização de componentes. "Achamos que vamos conseguir", afirmou. Todas as montadoras que anunciaram recentemente a construção de fábricas no País reivindicam prazo maior para atender o índice de nacionalização de 65% de conteúdo regional para os carros feitos no Brasil, conforme prevê recente medida adotada pelo governo que também estabeleceu alta de 30 pontos porcentuais para os carros importados fora do Mercosul.

Zetsche criticou na segunda-feira, 9, a adoção de medidas protecionistas por parte do Brasil e da Argentina. "Não estamos felizes com essas decisões, pois elas não ajudam no desenvolvimento dos mercados."A Volkswagen também está prestes a anunciar novos projetos no Brasil.

2 comentários:

@NandoGoms disse...

d+ d+ d+ d+ d+ tomara mesmo que isso se concretize

Cindy disse...

Espero q nenhum governante ou empresário coloque obstáculos.

Postar um comentário