quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Conservatório de Tatuí está com as inscrições abertas para o processo seletivo de novos alunos

Serão 528 vagas em todas as áreas da instituição dramática e musical

O Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos inscreve candidatos para o processo seletivo de novos alunos do 1º semestre do ano letivo de 2012 até o dia 20 de janeiro. A instituição abriu 528 vagas em todas as áreas do Conservatório de Tatuí. Os interessados devem comparecer na secretaria escolar, das 8h às 11 e das 14 às 17h, com qualquer documento com foto e que conste a data de nascimento. A taxa de inscrição é de R$ 40.

Para a área de cordas (viola, contrabaixo, violoncelo, violino e luteria), serão 30 vagas para alunos que possuem conhecimento musical e 41 – incluindo o curso de luteria – para iniciantes dos instrumentos. Na área de Sopro-Madeiras (flauta transversal, oboé, clarinete, fagote e saxofone), o Conservatório de Tatuí selecionará 40 alunos que sabem tocar os respectivos instrumentos e 22 para quem não tiver conhecimento musical.

Na área de Sopros-Metais (trompa, trompete, trombone e tuba), os inscritos na categoria para estudantes que possuem conhecimento musical concorrerão a 25 vagas. Os iniciantes, no entanto, terão 18. O curso de percussão do Conservatório de Tatuí aceitará 12 alunos com conhecimento musical e 10 que não possuem. No curso de piano, os candidatos disputarão 13 e nove vagas, respectivamente para as duas modalidades de inscrição.

O curso de Canto lírico oferecerá oito vagas para alunos que já possuem conhecimento musical e apenas quatro para os outros candidatos. Na área de Performance Histórica (flauta doce e cravo) serão seis e duas vagas, seguindo a mesma sequência do curso de canto. O curso de violão – tradicionalmente um dos mais concorridos – abriu 12 vagas para quem sabe tocar o instrumento e oito para os iniciantes.

O setor de Música Popular (baixo elétrico, violão, guitarra, piano, canto, flauta transversal, saxofone, trompete, trombone, bateria e percussão) oferece 45 vagas apenas para quem possui conhecimento musical, assim como o setor de choro (bandolim, violão 7 cordas e percussão), que tem apenas três vagas.

O setor de Artes Cênicas abre 50 vagas para os cursos de teatro juvenil e adulto. Os cursos de iniciação musical terão 84 vagas, musicografia em braile uma e educação musical para educadores 40. Também haverá 15 vagas para interessados no curso de Fundamentos de Regência.

Processo seletivo
Para o ingresso ao Conservatório de Tatuí, haverá duas fases eliminatórias: a primeira será comum a todos os candidatos, consistirá de um teste auditivo para a verificação da capacidade de percepção musical sem exigir conhecimento prévio de teoria musical. O resultado será divulgado no sitewww.conservatoriodetatui.org.br e nos murais da escola, no dia 27 de janeiro

A segunda fase será composta por uma entrevista e uma Avaliação de Performance tocando o instrumento escolhido pelo candidato, ou cantando, caso ele tenha optado pelo curso de canto. Os dias para a realização da segunda fase serão divulgados no site do Conservatório de Tatuí.

Os candidatos estrangeiros deverão ser submetidos a uma prova de português, como parte do processo de seleção. Para a realização do teste será preciso que o candidato traga apenas caneta azul. A avaliação não poderá ser preenchida a lápis.

No site do Conservatório de Tatuí, o candidato poderá encontrar o edital do processo seletivo, assim como as obras a serem apresentadas para a banca de cada curso e os horários dos testes auditivos. Mais informações pelo telefone (15) 3205 8444 ou pelo e-mailsecretaria@conservatoriodetatui.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário