segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Artecola soma 29 distinções em 2011

ADRIANE COSTA

Portal Nacional de Seguros -A Empresa vem sendo reconhecida em diferentes áreas, conquistando premiações ou se destacando em rankings que valorizam o crescimento do Grupo, com Matriz em Campo Bom (RS) e unidades no Brasil, Chile, Argentina, Peru, Colômbia e México.

O Grupo Artecola somou 29 distinções em 2011, entre prêmios, destaques em rankings e reconhecimentos obtidos junto a instituições de grande expressão. Foram premiações em âmbito nacional e até mesmo mundial, caso da obtida na França. “A liderança através de tecnologia e inovação é um de nosso Valores, e ela tem balizado boa parte de nossa ações para diferenciação de nossos produtos, permitindo que a Artecola ofereça ao mercado inovação para resultados”, ressalta o Presidente Executivo do Grupo Artecola, Eduardo Kunst. As distinções também se relacionam a outros dos Princípios da empresa, como Valorização das pessoas, Ética nos relacionamentos, Valor sustentado em práticas ambientais e Entrega de Valor ao cliente. As distinções de 2011 são:

1. Prêmio Inovação JEC 2011, categoria Prêmio Especial da Revista JEC – A MVC, empresa brasileira líder no desenvolvimento de produtos e soluções em plásticos de engenharia, pertencente à Artecola e à Marcopolo, recebeu a inédita premiação pelo projeto de desenvolvimento do revestimento interno do novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Carrasco, em Montevidéu, capital do Uruguai. A entrega ocorreu durante a JEC Composites Show, promotora do prêmio e maior exposição mundial de materiais compósitos, realizada em Paris, França.

2. Prêmio Lançamentos/FIMEC 2011 – A premiação foi entregue em Novo Hamburgo/RS durante a FIMEC 2011, a segunda maior feira do mundo na área de máquinas, couros e componentes para calçados, promotora da premiação juntamente com a revista Lançamentos. A Artecola foi premiada pelo desenvolvimento do Ecofibra S 1303 AC, linha de contrafortes que utiliza fibra de acerola e polímero de fonte renovável (não petroquímico), somando mais de 80% de biomassa em sua composição.

3. Prêmio Nacional de Inovação, categoria Design (CNI) - A MVC, unidade de plásticos de engenharia pertencente ao Grupo Artecola e à Marcopolo, recebeu a premiação da Confederação Nacional de Indústria (CNI) e do Movimento Brasil Competitivo (MBC). A empresa foi reconhecida pelo desenvolvimento da caixa de rancho que equipa o novo semirreboque graneleiro da linha R da Randon.

4. Top Móbile 2011 (Alternativa Editorial) – O Grupo Artecola conquistou o segundo lugar no prêmio Top Móbile 2011, na categoria Adesivos e Colas, do segmento Fornecedores da Indústria. A premiação reconheceu as marcas mais lembradas do setor moveleiro nacional e, pelo terceiro ano consecutivo, a Artecola se destacou entre as três marcas mais conhecidas do setor. A escolha foi promovida pela Alternativa Editorial, que publica a Revista Móbile.

5. Mérito Sindindústria - O Grupo Artecola foi homenageado pelo Sindicato das Indústrias de Calçados e Vestuário de Juazeiro do Norte e Região (Sindindústria), na XII FETECC - Feira de Tecnologia e Calçados do Ceará, em agosto, em Juazeiro do Norte/CE, em reconhecimento ao constante aprimoramento em seu processo industrial na região.

6. Expositor de Honra da 8ª Febrac – Durante o coquetel de abertura da 8ª Feira de Máquinas e Componentes para Calçados (Febrac), o Grupo Artecola foi um dos seis expositores agraciados pelo Sindinova com a placa “Expositores de Honra da 8ª Febrac”. A homenagem foi em reconhecimento à participação da empresa em quase todas as edições da feira.

7. Ranking das mil maiores pymes (pequenas e médias empresas) da Colômbia (Revista Latinpyme) - A edição de número 73 da Revista Latinpyme destacou a Artecola no ranking das mil maiores pymes (pequenas e médias empresas) da Colômbia. Segundo a revista, a Artecola detém a segunda posição na tabela. Destaca também que as indústrias de micro, pequeno e médio porte representam 98% do total de empresas do país.

8. Ranking das Transnacionais Brasileiras 2011 - Realizado anualmente pela Fundação Dom Cabral, coloca novamente a Artecola entre as empresas mais internacionalizadas do país, na 14ª posição, mantendo a empresa entre as principais companhias do Brasil com ativos, operações e colaboradores no exterior.

9. Prêmio Qualidade RS 2011 - Troféu Prata (Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade – PGQP) – O Grupo Artecola recebeu o Troféu Prata no Prêmio Qualidade RS 2011. Premiada nesta categoria pela segunda vez, a Artecola aposta na Gestão da Qualidade para padronização de procedimentos em busca de um sistema eficaz de ação em suas unidades no Brasil e na América Latina. O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) abrange todos os setores da empresa, com base em oito critérios: Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados. No PGQP, a companhia recebeu o Troféu Bronze em 2005 e 2006, e o Prata em 2007.

10. Troféu Ruy Ohtake, categorias Espumas de Poliuretano – A distinção, do mercado de construção civil e consumo, foi promovida pelo Grupo Revenda e garantiu à marca AFIX, da Artecola, a terceira colocação com a Espuma de PU AFIX no 18° Ranking de Conceito e Imagem da Indústria em apenas dois anos de existência da marca no mercado.

11. Prêmio Rei da Indústria Automobilística, categoria Autopeças Químicos - Instituído pela revista Automotive Business, publicação especializada da indústria automobilística brasileira, destacou a Artecola pela produção do Ecofibra, linha de laminados recicláveis para os veículos Ford EcoSport e Chevrolet Agile. O desenvolvimento do primeiro porta-pacotes totalmente reciclável do setor automotivo brasileiro garantiu à Artecola a presença entre as principais fornecedoras do segmento automotivo.

12. 17º Prêmio de Sustentabilidade/Destaques da Química 2010/2011 (Sindiquim-RS) – O Grupo Artecola foi agraciado pelo Sindicato das Indústrias Químicas no Estado do Rio Grande do Sul), Conselho Regional de Química, Associação Brasileira de Química-Seção RS, IAPC – Instituto de Apoio aos Profissionais da Ciência e Sindicato dos Químicos do RS, com o Prêmio Sustentabilidade/Destaques da Química 2010/2011. A empresa foi escolhida por unanimidade para receber a distinção em reconhecimento ao esforço contínuo no desenvolvimento de ações, tecnologias e produtos tecnologicamente adequados.

13. 39º Prêmio ADVB/RS de Exportação, na categoria Avanço Global – O Grupo Artecola foi premiado em junho pela Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB/RS) no 39º Prêmio Exportação do RS, na categoria Avanço Global. Nesta categoria, a empresa foi destaque pelas estratégias de internacionalização de suas operações, seja como parte de um objetivo de crescimento internacional, seja como forma criativa de contornar as restrições à competitividade das exportações, segundo a entidade.

14. Prêmio Bronze, na categoria Transporte, do IDEA/Brasil – A MVC, empresa brasileira líder no desenvolvimento de produtos e soluções em plásticos de engenharia, pertencente ao Grupo Artecola e à Marcopolo, ganhou o Prêmio Bronze com o desenvolvimento da caixa de rancho para equipar o novo semirreboque graneleiro da linha R da Randon. Desenvolvida para ser funcional e prática, a caixa de rancho foi concebida para armazenagem e conservação dos alimentos dos caminhoneiros durante a viagem. Duplamente vedada e com sistema anticondensação, que impede a entrada de pó e água, mantém estável a temperatura dos alimentos.

15. Selo Verde e A Empresa Mais Arborizada de Tatuí/SP (Secretaria Municipal do Meio Ambiente - Sema) – A Artecola foi premiada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Tatuí/SP (Sema) com o Selo Verde e, também, como uma das empresas mais arborizadas da cidade. As premiações ambientais foram entregues às empresas que demonstraram “comprometimento com o desenvolvimento sustentável e com a proteção ao meio ambiente”. O evento integrou a programação da 6ª Semana Municipal da Arborização Urbana.

16. Prêmio Planeta Casa 2011, categoria Materiais de Construção – Promovido pela Revista Casa Claudia, da Editora Abril, foi conquistado com o AFIX Adesivo Spray Alta Resistência, adesivo spray base água para colocação de pisos vinílicos. Conforme a organização do prêmio, esta foi a décima edição, e teve recorde de 468 inscrições. A AFIX é uma marca do Grupo Artecola para o mercado de construção civil e consumo.

17. Ranking As Mais Internacionalizadas (Jornal Valor Econômico) – A Artecola figura novamente no ranking das empresas mais internacionalizadas do país. A publicação foi divulgada em setembro e a colocação da Artecola, neste ano, alcançou a 17ª posição. Além disso, a publicação revelou que a empresa se encontra entre Os Maiores Empregadores no Exterior, na 18ª posição, e entre Os Maiores Ativos no Exterior, na 15ª posição.

18. Destaque no ranking das 500 maiores empresas do Sul do Brasil, da Revista Amanhã – O Grupo Artecola está em 71º lugar entre as 100 maiores empresas do Rio Grande do Sul, e ocupa a posição de número 175 entre as 500 maiores empresas do Sul do Brasil, de acordo com o ranking feito pela PricewaterhouseCoopers (PwC) e Revista Amanhã. Essa classificação da comunidade empresarial é considerada o maior ranking regional de empresas do Brasil. Para a classificação, são avaliados quesitos como patrimônio da empresa, receita e lucro.

19. Certificação “Empresa Amiga do Meio Ambiente 2011” - categoria Prata – A premiação foi promovida pela Fundação Desenvolvimento Ambiental – Fundamental, vinculada à ACI-NH/CB/EV (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha). Entregue à Artecola Matriz e à Artebord, unidade de bordos de PVC, localizada junto à Matriz, em Campo Bom/RS, reconheceu o esforço das empresas que se qualificam na área socioambiental, integrando este aspecto em sua gestão empresarial.

20. Destaque Empresarial ACI, categoria Destaque Industrial - Prêmio concedido pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI-NH/CB/EV), distingue, anualmente, as empresas que investem em qualidade e produtividade, aprimorando tecnologias e métodos. A avaliação inclui também a preocupação com o meio ambiente e o interesse na participação da solução dos problemas sociais e comunitários. A escolha dos vencedores é realizada através de voto direto e individual das empresas associadas à entidade. A Artecola ganhou também em 1998, 2005 e 2007.

21. 21º Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini – O prêmio, concebido pela Abigraf (Associação Brasileira da Indústria Gráfica) e ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica), reconhece as melhores produções gráficas da indústria e os melhores fornecedores do setor gráfico. Nesta última categoria, o Grupo Artecola é um dos finalistas como empresa fornecedora de adesivos. O resultado final será divulgado em 22 de novembro, em São Paulo (SP).

22. Top Qualidade - A Artecola recebeu homenagem especial do Comitê Regional Qualidade RS Vale do Sinos e da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (RS), no evento Top Qualidade RS/Vale do Sinos, que homenageou as 12 empresas da região reconhecidas no Prêmio Qualidade RS, do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), ciclo 2011. A Artecola figurou no grupo de 12 homenageadas por ter recebido o Troféu Prata do PGQP.

23. Certificado de Responsabilidade Social 2011 - O Grupo Artecola recebeu o Certificado de Responsabilidade Social 2011, na categoria Grandes Empresas, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Instituída por lei estadual, a distinção é promovida pelo Parlamento gaúcho, e coordenada por um grupo formado por representantes de entidades e instituições da sociedade civil.

24. Top Of Mind de Compósitos 2011 - A MVC, unidade de plásticos de engenharia pertencente à Artecola e à Marcopolo, foi uma das grandes vencedoras do prêmio Top Of Mind de Compósitos de 2011. Com o maior número de indicações, a empresa foi vencedora em três categorias: Processo de Laminação Contínua, RTM e Indústria de Compósitos. A premiação, organizada pela ABMACO (Associação Brasileira de Materiais Compósitos), tem por objetivo reconhecer as melhores companhias em 20 categorias, entre matérias-primas, equipamentos e processos de fabricação da indústria de compósitos em 2011.

25. Dez empresários que lucram respeitando a natureza - O Grupo Artecola foi destaque na edição de 28 de novembro da revista Época, da editora Globo, em matérias especial sobre “Os 10 empresários brasileiros que lucram respeitando a natureza”. A publicação na íntegra pode ser conferida no link: www.clippingexpress.com.br/ce2/?a=noticia&nv=OdljRQL0NpdXcYo4puvBKQ.

26. Campeãs de Inovação 2011 – A Artecola é a décima empresa mais inovadora da Região Sul, de acordo com o ranking das Campeãs de Inovação 2011, divulgado na edição de novembro de 2011 da Revista Amanhã. A pesquisa foi realizada pela Revista Amanhã e Edusys, com apoio da Fundação Dom Cabral, através da aplicação de um questionário com 43 perguntas divididas em seis dimensões: Estrutura e Cultura Organizacional, Ações: Foco no Esforço da Inovação, Criatividade e Desenvolvimento Inicial, Tratamento e Orientação à Inovação, Atitude e Resultados da Inovação na Organização.

27. 34º Prêmio Fórum de Líderes Empresariais – O Presidente Executivo do Grupo Artecola, Eduardo Kunst. conquistou o prêmio na categoria Novo Líder, resultado de indicação direta efetuada por integrantes do grupo de 1.282 membros do Fórum de Líderes Empresariais, eleitos, em todo o Brasil, nos 33 anos de história da organização. O Fórum de Lideres Empresariais está comprometido com o empreendedorismo nacional, e a cerimônia de premiação, em São Paulo, é um dos mais prestigiados eventos do mundo corporativo brasileiro.

28. Premio Destaque de Qualidade de Fornecedor 2011 – A Artecola ficou entre os melhores fornecedores de 2011 do cliente Tecfil, fabricante de filtros automotivos do Grupo Sofape.

29. Destaque de Preferência 2011 – A Artecola está entre os fornecedores de adesivos mais citados pelo mercado de Papel & Embalagem, de acordo com levantamento da revista Pack com análise de resultados feita pela empresa Club Pesquisa Opinião & Mercado. Participam da pesquisa profissionais envolvidos com o setor, 75% deles da região Sudeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário