sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Na segunda-feira, Conservatório apresenta “Mistério na Sala de Ensaio”

O Conservatório promove a estreia da peça "Mistério na Sala de Ensaio" no Teatro Procópio Ferreira, no dia 3 de outubro, às 20h30. A produção é realizada pelo Setor de Artes Cênicas e a Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí. A entrada é franca.

Esta será a primeira apresentação do espetáculo no teatro do Conservatório após ser encenada no auditório municipal "Maurício Louereiro Gama", do Núcleo de Educação Básica Municipal (Nebam) Ayrton Senna da Silva, nos dias 20, 22, 27 e 29 de outubro. As apresentações foram realizadas com a parceria da Secretaria Municipal de Educação.

A peça, escrita por Sérgio Róveri a partir de um argumento de Gilberto Dimenstein, foi uma encomenda do Projeto Conexões, promovido pelo National Theatre, Conselho Britânico e Cultura Inglesa de São Paulo, em 2009. O Projeto Conexões tem por objetivo incentivar a dramaturgia voltada para jovens e adolescentes e nesta ocasião, o Conservatório de Tatuí participou, montando ao espetáculo pela primeira vez.

Dois anos depois, a setor de Artes Cênicas do Conservatório decidiu retomar o trabalho, desta vez mesclando professores e alunos, além da Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí. A questão da valorização da escola, como instrumento transformador do indivíduo e da sociedade é sempre atual.

O argumento de Dimenstein foi inspirado em uma experiência real, ocorrida na escola Maximiliano, na Vila Madalena, em São Paulo, uma escola em vias de ser fechada e que conseguiu reerguer-se graças à ação dos professores, alunos e comunidade. "A peça toca em diversos assuntos ligados à adolescência, tais como o bullying, a gravidez precoce, a desagregação familiar, a falta de interesse pelos estudos, as drogas, a violência, além de refletir sobre o teatro em si, sua estrutura, seus processos e seu poder transformador", explicou Carlos Ribeiro, diretor da peça.

Serviço
Espetáculo "Mistério na Sala de Ensaio"
Setor de Artes Cênicas e Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí
Dia 3 de outubro, às 20h30
Teatro Procópio Ferreira - Rua São Bento, 415
Entrada Franca

SESSÃO SOLENE NA CÂMARA

Nesta sexta-feira (30), 20 horas, a Câmara Municipal de Tatuí realiza sessão solene para entrega de títulos honoríficos. Serão agraciados com os títulos de “Cidadania Tatuiana”: Adalberi Silva Ribeiro Funes, Ivan de Almeida, Rodrigo Pestana, Carlos Bernardes de Abreu, capitão PM Lincoln Estanagel de Barros, Márcio Aparecido Vieira, Mirian Ferreira dos Santos Campos, João Pereira de Sá (conhecido artisticamente como Cláudio Fontana), padre Armênio Rodrigues Nogueira, Wellington Noboru Hoshino, Duílio Sancinetti, Ricardo Perez, reverendo Osmar José da Silva, Paulo Bosísio e Dr. Walter Lazzarini Filho. Receberão títulos de “Cidadania Emérita”: José Carlos Ferraz Fiuza e Giovani de Arruda Campos.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Conservatório de Tatuí divulga datas das apresentações do Fetesp

Festival de Teatro reunirá clássicos da literatura e telenovela brasileira, encenados por grupos de escolas particulares, estaduais e universidades do Estado de São Paulo


O Conservatório divulgou a agenda dos espetáculos da 24ª Edição do Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo (Fetesp). São oito grupos, entre escolas públicas, particulares e universidades, que foram selecionados para as principais apresentações do festival. As peças serão encenadas do dia 8 a 16 de outubro, sempre às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira.

No dia 8 de outubro (sábado), o grupo da Universidade São Judas Tadeu, de São Paulo, mostrará o clássico da literatura brasileira “Memórias de Um Sargento de Milícias”, de Manoel Antônio de Almeida, com adaptação de Alessandro Toller e direção de Suzana Aragão. A peça é uma comédia narrativa sobre as aventuras e os infortúnios do jovem Leonardo. Assim como a obra de Manuel Antônio de Almeida, apresenta personagens típicos das camadas populares da sociedade fluminense do Brasil Império.

No dia 9 de outubro (domingo), o grupo Tal&Pa, da Escola Estadual Professora Maria Augusta Ávila, de São Paulo, apresentará o espetáculo “Sussurros”, com citações de Clarice Lispector. Valéria de Oliveira assume a direção. A peça mostra um jovem que repassa sua vida e suas angústias ao longo de uma noite, perdido num porão escuro entre o delírio e a realidade. O texto é uma colcha de retalhos poéticos de autores consagrados e outros inéditos, construídos a partir de cartas e relatos pessoais dos integrantes do grupo.

O grupo de teatro “Os Geraldos”, da Universidade de Campinas (Unicamp), sobe ao palco do Teatro Procópio Ferreira no dia 10 de outubro (segunda-feira) para o espetáculo “Hay Amor!”. Os atores do grupo e Verônica Fabrini são os responsáveis pela criação da peça. A encenação se passa num banco de praça de uma cidade no interior, que dá lugar a imagens e sensações de um grupo de amigos que tenta, por todos os meios, representar o amor. Através de uma trajetória de cena curtas, a peça acompanha encontros e desencontros emblemáticos dessa aventura humana, que ao “mesmo tempo nos faz ridículo e nos faz sinceros também”.

Os espetáculos do Fetesp também buscam referências da telenovela brasileira, como é o caso da Aitiara Escola Waldorf de Educação Infantil, Fundamental e Médio, de São Paulo, com a peça “O Bem Amado”, de Dias Gomes. A apresentação será no dia 11 de outubro (terça-feira) e contará a história do prefeito de uma pequena e fictícia cidade da Bahia, que se elege sob uma plataforma hilária (a construção de um cemitério) e se vê refém dessa promessa ao longo do seu mandato, pois ninguém morre e não tem como cumprir sua palavra. Ele usa de todos os subterfúgios, parodiando a situação da política de maneira geral.

No dia 12 de outubro (quarta-feira), a Cia. Dozesperado, da Escola de Teatro Macunaíma, de São Paulo, preparou o espetáculo “Os Últimos Dias de Solidão de Robinson Crusoé”, de Jeromy Savary e direção de Wanderley Martins. A peça mostrará uma versão singular e brejeira sobre a heróica e irregular vida de Robinson Cruzoé em seus 20 anos de aventura e amor. Nesse contexto, a bela história transforma-se apenas em pano de fundo para o desenrolar de temas críticos como corrupção, traição e mentira, tratados de forma escrachada, com a alta carga de sátira. Ao mesmo tempo, traz à tona o principal tema do texto: a solidão.

A Cia. de Teatro Risos, da Universidade Barão de Mauá, de Ribeirão Preto, no dia 13 de outubro (quinta-feira) apresenta o espetáculo “O Horácio”, de Heiner Müller, tradução de Ingrid Koudela e direção de Carlos Canhameiro. A peça traz a história da luta de um Horácio e um Curácio, que se enfrentavam por causa da disputa de poder entre as cidades de Roma e Alba. Horácio venceu e, ao voltar para Roma, glorificado, deparou-se com a irmã chorando pelo noivo derrotado. Indignado com a reação inesperada, Horácio enfiou sua espada no peito da irmã, silenciando todas as comemorações. Após essa atitude, os romanos resolveram realizar um julgamento para decidir o destino do vencedor, que também era um assassino.

No dia 14 de outubro (sexta-feira), o Colégio Vicentinos, de São Paulo, encenará o espetáculo “A Tragédia do Dr. Fausto”, baseado no texto de Goethe, com Alexandre Ferreira como autor e diretor da peça. No espetáculo, o público irá acompanhar a trajetória do Doutor Fausto, do famoso prólogo de Goethe, onde Deus e o Diabo apostam a alma de Fausto, até um final inusitado. O espetáculo ruma à pergunta: o que é vender a alma para o Diabo?

Dia 15 de outubro (sábado), a Escola Estadual Professora Maria Ângela Batista Dias, de Paraguaçu Paulista, do Estado de São Paulo, apresenta “Dino – O Sonho de Um Menino”, com Reginaldo Galhardo na direção. O espetáculo retrata um pouco da vida e obra do artista Osvaldo Franco, popularmente conhecido com “Dino Franco”, um dos grandes mestres do cancioneiro popular brasileiro.

No último dia do Fetesp, a Cia de Teatro do Conservatório de Tatuí será responsável por encenar “Mistério na Sala de Ensaio”, de Sérgio Roveri, com Carlos Ribeiro na direção. O espetáculo conta a história de uma escola situada na periferia de uma grande cidade que, ameaçada pela violência da região, vê diminuir o número de novos alunos, o que poderia provocar seu fechamento. A diretora da escola decide, então, montar uma peça de teatro para mobilizar alunos, pais e professores. Se o resultado da peça for positivo, crê a diretora, a comunidade voltará a se interessar pela escola, que passará a sediar, inclusive, outras atividades artísticas.

Fetesp
O Fetesp é o festival estudantil mais antigo de artes cênicas paulista: surgiu em 1977, com o I Festival Estudantil de Teatro, de âmbito municipal, criado pelo diretor Moisés Miastkwosky. O evento detonou um grande movimento teatral na cidade, por meio das escolas e do recém-criado Curso de Teatro do 

Oficializado pelo decreto 18.434, de 15 de fevereiro de 1982, o festival integra o calendário oficial de atividades culturais realizadas pelo Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria da Cultura. Em 1992, o festival passou a ser coordenado por Antonio Mendes (1958-2008) e, ao longo dos anos 1990 e 2000, o evento firmou-se como instrumento para o estímulo e veiculação de trabalhos teatrais vinculados a processos pedagógicos de formação fundamental, média, técnica e profissionalizante. Desde 2008, o Fetesp é coordenado por Carlos Ribeiro e, em 2009 e 2010, foi realizado exclusivamente como mostra educacional, sem caráter competitivo.

Serviço
Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo (Fetesp)
De 8 a 16 de outubro
Teatro Procópio Ferreira – Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí
Mais informações: (15) 3205 8444
Ingressos serão trocados por um quilo de alimento não perecível (exceto sal)

Mutirão de castração de cães e gatos é realizado em Tatuí


Prefeitura ainda não tem local adequado para a Usina de Reciclagem de Entulho

Da TV Tem

Denúncia de mau uso do dinheiro público em Tatuí. Um vereador pediu explicações sobre a compra e a manutenção de equipamentos que seriam instalados em usina de reciclagem. O problema é que ainda não existe autorização ambiental para essa usina. Enquanto isso, os equipamentos estão ao relento.

A denúncia foi feita pelo vereador Vicente Menezes, na última sessão da Câmara de Tatuí. Segundo ele, a Prefeitura estaria desperdiçando dinheiro público usado na compra destes equipamentos. São máquinas para construção de uma usina de reciclagem que estão paradas há mais de um ano.

Menezes apresentou um requerimento, pedindo à Prefeitura que envie os comprovantes de pagamentos da usina, e que informe porque esse equipamento ficou tanto tempo sem cuidados no almoxarifado.

O equipamento custou quase meio milhão de reais. Foi comprado com dinheiro público por meio de parceria entre a Prefeitura de Tatuí e o Governo do Estado. O problema é que a administração ainda não conseguiu uma área para instalação da usina e muito menos um local adequado para guardar os equipamentos.

A Prefeitura afirma que as áreas apresentadas à Cetesb, a Companhia de Saneamento Ambiental, não foram aprovadas. Mas o secretário de meio ambiente admite que as máquinas não estão recebendo a manutenção necessária. O secretário informou ainda que o entulho que seria reciclado nessa usina está sendo depositado em áreas aprovadas temporariamente pela Cetesb.

Vereador denuncia descaso com dinheiro público em Tatuí


Conservatório de Tatuí promove 2º Esquenta Cururu no dia 2 de outubro

A roda é um evento preparativo para o 18º Festival de MPB – III Torneio Estadual de Cururu, a ser realizado nos dias 17, 18 e 19 de novembro

O Conservatório de Tatuí realiza a segunda roda do Esquenta Cururu no domingo, dia 2 de outubro, a partir das 9h, no Teatro Procópio Ferreira, com entrada franca, válida pelo 18º Festival de MPB – III Torneio Estadual de Cururu.

Participam da apresentação os cururueiros Dito Carrara e Andinho, por Sorocaba, Manesinho Moreira representará Tietê, e Gilmar Inácio defende o município de Cerquilho.

As rodadas denominadas “Esquenta” são uma forma de os competidores e público se familiarizarem com o palco do Teatro Procópio Ferreira, que receberá os participantes da competição após um hiato de mais de 30 anos.

Na primeira edição do “Esquenta”, no dia 21 de agosto, aproximadamente 200 pessoas prestigiaram o evento no Conservatório de Tatuí.

O Torneio Estadual de Cururu visa a estimular a difusão do Cururu no Estado de São Paulo e pretende integrar e promover o intercâmbio entre os participantes, além de multiplicar o conhecimento da cultura popular de raiz paulista  Todas as fases serão realizadas no Teatro Procópio Ferreira.

As inscrições para o 18º Festival de MPB Raiz e Tradição - III Torneio Estadual de Cururu podem ser feitas até o dia 21 de outubro. Serão oito duplas selecionadas para esta edição do evento, que acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de novembro, a partir das 16h, em três fases diferentes: duas semifinais e uma final. Das duplas selecionadas, quatro participam da primeira semifinal no dia 17 e outras quatro da segunda semifinal no dia 18. Os vencedores disputam a fase final, no dia 19.
Um júri formado por três pessoas de notório saber e efetiva militância no campo da arte popular será o responsável pelo julgamento dos embates. Serão avaliados itens como “Abertura”, “Interpretação”, “Afinação”, “Ritmo/Entrosamento com o violeiro” e “Presteza na resposta e na sequência do tema sorteado/ Respeito ao tempo delimitado”. 

A dupla classificada em primeiro lugar receberá R$ 1 mil. Prêmios de R$ 800, R$ 600 e R$ 400 serão oferecidos às duplas que terminarem em 2º, 3º e 4º lugar, respectivamente. As quatro finalistas também receberão uma ajuda de custo de R$ 500. Todas as duplas ganharão troféus. O Troféu “Pedro Chiquito”, em homenagem a importante cururueiro, será designado pela comissão julgadora.
Participação
Para se inscrever, as duplas interessadas devem procurar a secretaria de cultura ou diretoria responsável pela cultura de seu município. Cada cidade do Estado de São Paulo pode inscrever uma dupla para representá-la. Para efetuar a inscrição, a dupla e/ou agente municipal deve preencher a ficha de inscrição disponível para download no sitewww.conservatoriodetatui.org.br/cururu (ela também será enviada, via Correios, a todas as Prefeituras do Estado de São Paulo) e entregá-la pessoalmente ou encaminhá-la pelos Correios ao Conservatório de Tatuí, rua São Bento, 415, Tatuí-SP, CEP 18270-020.
As duplas classificadas para as semifinais serão divulgadas a partir do dia 7 de novembro, no site do Conservatório de Tatuí (www.conservatoriodetatui.org.br/cururu). Dúvidas podem ser dirimidas pelo telefone (15) 3205-8435.

Serviço
2º Esquenta Cururu
Dia 2 de outubro, às 9h
Teatro Procópio Ferreira – Rua São Bento, 415, Centro – Tatuí
Entrada Franca

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Baixo efetivo da PM traz descontentamentos

O vereador José Tarcísio Ribeiro (PSDB) manifestou na tribuna da Câmara sobre o reduzido efetivo da Polícia Militar em Tatuí e revelou que o prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo está descontente com a situação. Na semana passada, segundo Tarcísio, o prefeito reuniu-se com o comando da PM e pediu para que o efetivo seja ampliado no município.

Gas Natural Fenosa promove encontro com autoridades da região

A Gas Natural Fenosa, distribuidora de gás natural canalizado para a região Sul do Estado de São Paulo, deu início a um ciclo de “cafés da manhã” com prefeitos, secretários municipais e presidentes das Câmaras de todas as 15 cidades onde atua.

Os encontros têm como objetivo “reforçar a imagem da companhia como concessionária estadual de serviço público essencial, estreitar laços com as autoridades municipais e fixar uma agenda positiva conjunta, de modo a encurtar caminhos para novos projetos”.

Atualmente, Tatuí é o quarto maior mercado de atuação da Gas Natural Fenosa, com mais de 2.000 usuários de gás natural canalizado e com mais de cem quilômetros de redes de distribuição, que atendem 35 bairros.

Do jornal O Progresso de Tatuí, edição 5553, de 28.09.2011

Internet grátis

Em segundo turno, os vereadores aprovaram projeto do vereador Vicente Menezes (PT) que autoriza o Executivo a ceder sinal gratuito de Internet à população, em uma área que se estenda a todo o município.

Projeto Envelhecer tem extensa programação para idosos em outubro


O Projeto Envelhecer com Qualidade de Vida, do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (Fusstat), tem um novo projeto para o mês de outubro: o movimento “Tatuí Envelhecimento Saudável”. Em comemoração ao dia nacional do idoso, 1º do mês, o Projeto Envelhecer vai realizar eventos em praticamente todos os dias do mês. O objetivo é de atingir, além dos 200 participantes assíduos do projeto, todos os idosos da cidade, para que eles estejam incluídos e interagidos na sociedade.

A abertura do movimento será dia 1º, com uma caminhada aberta ao público na Avenida das Mangueiras, com aula de alongamento a partir das 9h, caminhada, e, por fim, o plantio de uma árvore. Na terça-feira, dia 4, acontecerá o 1º Torneio de Pesca do Projeto Envelhecer, no Pesqueiro “Três Marias”, com o objetivo de promover recreação aos participantes, como quem pesca o maior peixe e quem pesca mais peixes. Participarão deste evento os dois grupos do Projeto, as turmas I e II, a partir das 9h, até às 16h.

No dia 6, o evento será no Auditório Maurício Loureiro Gama, do NEBAM Ayrton Senna, com o evento “Prefeito Responde”, aos participantes do Projeto Envelhecer, no horário das 14h30 às 15h30. Às 19h30, haverá abertura do Projeto Rememorar “No Meu Tempo era Assim”, desenvolvido no Museu Paulo Setúbal, que terá como objetivo pessoas da 3ª idade falando sobre seu tempo em vários temas divididos durante a semana. O evento é aberto ao público. O 1º tema será “Educação nos velhos tempos”, com Dr. Heny Nogueira, das 14h às 16h, no Museu.

No dia 13, Projeto Rememorar, com tema “Tatuí sob o olhar do Professor Paulinho Ribeiro”, no Museu, das 14h às 16h.. No dia 14, com o advogado Simeão Sobral, o projeto tem o tema “Namoro, Noivado e Casamento”, no Museu, também das 14h às 16h. No dia 17, haverá uma gincana entre o pessoal do Projeto Envelhecer e a Escola de Educação Ambiental, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente. Dia 18, Projeto Rememorar, sobre moda com Carlota Franco, das 14h às 16h.

Dia 19, Projeto Rememorar, no Museu, com o professor Wilson Beltrami e o tema “Causos e Contos”, das 14h as 16h. E pra finalizar este projeto, dia 20, Cimira Cameron, com o tema “Educação Cultural e Patrimonial”, também das 14h as 16h, no Museu. Dia 21, acontece 1ª Seresta Dançante do Projeto Envelhecer, com o grupo Seresteiros com Ternura, no Centro Cultural, das 13h30 as 16h30.

No dia 24, tem abertura do 3º Simpósio de Saúde e Beleza no Parque Maria Tuca. E 24 e 25, acontece o curso “Bombeiro na Melhor Idade”, também no Maria Tuca. Ainda no dia 25, terá Dia de Beleza. Dia 26, curso de “Primeiros Socorros” aos colaboradores do Projeto Envelhecer Com Qualidade de Vida. Dia 27, acontece o 1º Fórum do Envelhecimento e Pessoa Idosa de Tatuí. E dia 29, haverá a 1ª Feira do Idoso, que será um trabalho em conjunto com várias secretarias do município.

O Movimento Tatuí Envelhecimento Saudável, tem apoio da Secretaria de Cultura, Turismo, Esportes, Lazer e Juventude.

Mitsubishi Cup: Mogi Guaçu é o desafio de Edu Piano e Solon Mendes neste sábado


Equipe Território Motorsport parte confiante para a penúltima etapa do campeonato que acontecerá na fazenda Santa Angelina no interior paulista

Após conquistar a segunda colocação, na categoria, na etapa anterior em Jaguariúna, o piloto Edu Piano e o navegador Solon Mendes se prepararam para encarar a sexta etapa da Mitsubishi Cup neste sábado, 1/10, no interior de São Paulo. A penúltima etapa do campeonato de rali de velocidade cross country será disputada na fazenda Santa Angelina, localizada em Mogi Guaçu, cerca de 165 quilômetros da capital.

A Equipe Território Motorsport, de Tatuí (SP), está atualmente na terceira colocação da L200 RS, com 163 pontos, a apenas dois pontos dos vice-líderes da categoria. O objetivo da dupla é brigar pela ponta nesta reta final da temporada 2011 e superar o desempenho da quinta etapa, quando venceu uma prova e fez o segundo tempo em duas, do total de três voltas no circuito.

"Estou confiante para essa próxima etapa. Solon e eu vamos entrar na prova para brigar pelo melhor resultado, ainda mais que o carro melhorou muito, depois de alguns acertos que fizemos", destaca Piano, que já é um dos veteranos do campeonato, tendo já conquistado três títulos de Campeão na Mitsubishi Cup.

Para o navegador cearense, que estreou na Cup Sudeste neste ano, pois até então disputava a Cup Nordeste, se depender dele o resultado será mais que satisfatório. "A expectativa é de fazer uma ótima prova e finalmente subir no lugar mais alto do pódio, pois batemos na trave duas vezes este ano. Temos um carro bastante competitivo, cuja performance ficou muito boa com a última regulagem", afirma Mendes.

O campeonato que completou 12 anos de tradição reúne grandes nomes do Cross Country nacional, como Piano e Mendes, que conquistaram juntos em agosto, o quarto título de Campeões no Rally dos Sertões, mas na categoria Caminhões. Ambos são apaixonados por off-road e velocidade e somam, cada um, uma trajetória de mais de 20 anos no segmento.

A etapa Águas de Lindóia/Mogi Guaçu terá um circuito de 30 quilômetros, onde as duplas farão três provas no dia. O percurso promete ser veloz, com piso predominantemente de terra batida, arenoso em alguns pontos e também com trechos sinuosos, que exigirão atenção redobrada.

Além da categoria L200 RS que a dupla compete, estão em disputa a Pajero TR4R Light, Pajero TR4ER Light, PajeroTR4 ER, L200 Triton RS e L200 Triton RS Handcap.

A dupla Edu Piano e Solon Mendes, da Equipe Território Motorsport, conta com o patrocínio da Termicom na Mitsubishi Cup.

Programação Mitsubishi Cup (6a Etapa) _ Águas de Lindóia/ Mogi Guaçu

Sábado - 1/outubro
8h30 - Largada da primeira prova
11h00 - Largada da segunda prova
13h30 - Largada da terceira prova
16h - Divulgação do resultado oficial
16h30 - Premiação da etapa
Local da prova: Fazenda Santa Angelina- acesso pelo KM 180 da SP 342 - Rodovia Adhemar de Barros (Mogi Guaçu/Espírito Santo do Pinhal - SP)

Defesa Civil faz palestras nas escolas para ensinar cuidados na hora do perigo


Na sexta-feira, dia 16 de setembro, aconteceu uma palestra sobre Noções Básicas de Defesa Civil na Escola Estadual Deócles Vieira de Camargo. Graças a uma solicitação do Coordenador Estadual a Defesa Civil, Ademir Moreira, estas palestras vão acontecer em mais escolas, com o objetivo de passar aos alunos uma noção de como agir, como ser útil em caso de necessidade.

O palestrante, João Batista Alves Floriano, adjunto da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (COMDEC), falou sobre o perigo de andar na água de enchentes, das chuvas de verão. Disse sobre a prevenção, saber como vai estar o tempo, em caso de fortes chuvas, para não saírem de casa, com fortes raios, desligar aparelhos domésticos, ficar longe de portas e janelas, principalmente, para que não se desesperem, porque o desespero atrapalha muito em momentos de precisão. Destacou que, lugar de lixo é no lixo, evitando, assim, o entupimento de bueiros e diminuindo, assim, os riscos de inundações.

Aproximadamente duzentas crianças, entre 10 e 14 anos assistiram à palestra com textos, vídeos, demonstrando o que elas devem evitar e o que podem fazer para ajudar. Outras palestras aconteceram na Escola Barão de Suruí (dia 26) e no NEBAM “Ayrton Senna” (nos dias 27 e 28).

Secretaria da Agricultura ajuda desenvolver hortas educacionais



O CEPEM “Mestre Crescencio Palumbo” (pré-escola), do Bairro Valinho e a Casa de Acolhimento Institucional (Casa Transitória), no Vale da Lua, estão desenvolvendo o plantio de horta. Com objetivo educacional, a horta é uma parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, que oferece as mudas e acompanha o desenvolvimento e trabalho dos alunos.

Na horta eduacional da Casa de Acolhimento Institucional, 31 crianças estão sendo beneficiadas com o consumo e cultivo dos alimentos. Na pré-escola do Valinho são 85 crianças de quatro a seis anos. O responsável por esse trabalho é o técnico em agropecuária Valdimir Vieira.

Esse trabalho também é desenvolvido em outras instituições como APAE, Banco de Alimentos, pré-escolas e COSC/Avape.

Prefeitura de Tatuí já se organiza para realizar mais uma Operação Rio Limpo


Na terça-feira, dia 27, na Casa de Agricultura, foi realizada uma reunião para avaliação da Operação Rio Limpo, ocorrida nos dias 8 e 9 de setembro, e planejamento de uma nova operação. Compareceram 13 pessoas, sendo representantes das secretarias de Meio Ambiente e Agricultura, respectivamente, os secretários Paulo Borges e Célio Valdrighi, e Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Nudec (Núcleo de Defesa Civil).

“O trabalho foi muito proveitoso” disse o subinspetor GCM Roberto Carlos destacando as atuações do Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e comunidade que integram o Nudec. Além da atuação dos participantes, outros pontos positivos foram destacados como a retirada de seis bags de garrafas pet do rio e forram recolhidas pela Cooperativa de Reciclagem Tatuí.

A ser realizado está o transporte de galhos e troncos de árvores retirados do rio e agora localizados no pasto de uma propriedade privada e plantio de mudas nas áreas afetadas pela retirada ou queda de árvores.

Para a próxima operação, pré-agendada para os dias 13 e 14 de outubro, quinta e sexta-feira, o foco será a retirada de garrafas pets, porém troncos também serão removidos. A data será próxima ao início da temporada de chuvas, prevista para a segunda semana de outubro, com intuito de diminuir os riscos de enchente para a comunidade. A operação não será tão complexa quanto a primeira. Será utilizado um barco para a retirada das garrafas e se possível roupas especiais para entrar no rio. Apoio da Sabesp e Secretaria de Saúde serão pedidos.

Conscientização nas escolas também foi discutida. A ideia é realizar palestras em escolas localizadas a pontos próximos ao rio, educando para evitar a poluição e os prejuízos de seu desdobramento.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Vera Holtz prestigia lançamento de livro no Rio

Vera Holtz, Mariana Ximenes, Camila Pitanga, Paulo Betti e mais famosos estiveram no lançamento do livro 'Mana e Manuscritos' da designer de joias Mana Bernardes, nesta terça-feira, 27, em um shopping da Zona Sul do Rio.
Do Ego, no Rio

Juri condena mandante de crime ocorrido há 20 anos

O Tribunal do Juri da Comarca de Tatuí condenou, nesta terça-feira, a ré Maria Aparecida Kawabata a 14 anos de reclusão em regime fechado, acusada de mandar matar seu marido Nobuhiko Kawabata, no dia primeiro de março de 1991, no Bairro Pederneiras. A ré está foragida e foi julgada à revelia. Foi defendida pelo advogado Dr.Marlei Barbosa de Carvalho, assessora pela advogada Dra. Ranúzia Coutinho Martins. A Defesa defendeu a tese negativa de autoria. Na acusação, atuou o promotor de justiça Dr.Carlos Eduardo Pozzi, representando o Ministério Público. Também teve a assistência do advogado Dr. Ivo Mendes, pela família da vítima. A sessão foi presidida pela juízo de direito Dra. Mariana Teixeira Salviano da Rocha.

Orçamento de 2012 prevê arrecadação de R$ 215,7 milhões


Na quarta-feira, dia 21, foi realizada, na Câmara Municipal de Tatuí, uma audiência pública para falar sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2012. Os palestrantes foram a diretora de orçamentos da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico e Habitacional (SEPLAN), Beatriz Gasparian, e o auxiliar de orçamentos, também da SEPLAN, Francisco Hoffman. O evento contou com cerca de 20 pessoas da comunidade, incluindo o vice-prefeito e secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Luiz Antonio Voss Campos, o presidente da Câmara, vereador Wladmir Faustino Saporito, e o vereador José Tarcísio Ribeiro.

A LOA estima a arrecadação do ano e fixa os gastos a serem realizados com esta arrecadação. Ela é elaborada com base no Plano Plurianual (PPA) e pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), definidas a partir de discussões com a comunidade. Por isso a importância da participação da comunidade nas audiências públicas. Antes de virar lei, a proposta orçamentária é analisada pelos vereadores que podem apresentar emendas ao projeto, de acordo com critérios estabelecidos pela LDO.

A receita de 2012 prevê aproximadamente R$ 215,7 milhões. A arrecadação do município quase triplicou nos últimos oito anos, de R$ 73,8 milhões para R$ 215,7 milhões em 2012.

Termina a Semana de Arborização Urbana


A Prefeitura de Tatuí encerrou a 6ª Semana de Arborização Urbana no sábado dia 24 de setembro. A semana, repleta de eventos organizados pelas secretarias de Meio Ambiente e Educação, teve inicio no dia 19 com o 2º Curso de Poda em Arborização Urbana, que ocorreu nos dias 19, 20 e 21.

Aconteceu também a exposição de fotos do concurso a empresa mais arborizada de Tatuí e do Projeto Sementes desenvolvido em parceria com os profissionais da Divisão de Aperfeiçoamento e Pesquisa Educacional (DAPE), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Educação.

Ações de educação ambiental também foram desenvolvidas, através de plantios de flores, ervas medicinais e mudas de árvores frutíferas com participação dos alunos e educadores da rede municipal de ensino das escolas Magaly Azambuja de Toledo, José Tomás Borges e Maria da Conceição Oliveira Marcondes.

No dia 22 de setembro foi realizada a arborização do entorno da escola José Galvão Sobrinho, no Jardim Tókio, com participação dos alunos e da população, foram plantadas mudas de ipês, oiti e quaresmeiras, entre outras.

Na sexta-feira, dia 23, os alunos da rede pública participaram de uma oficina de mudas de essências florestais nativas no Parque Municipal Ecológico Maria Tuca, onde foi disseminada a importância das árvores e as formas possíveis de se produzir uma muda florestal contando ainda com o plantio de uma muda de Ipê Amarelo - árvore símbolo do Brasil.

Como encerramento da semana de eventos, a fim de atender pedidos dos moradores do Jardim Planalto, foi realizada a arborização de um dos canteiros centrais da Avenida Virgínio Montezzo Filho, próximo ao Fórum novo, com plantio de 16 mudas de essências florestais de diversas espécies, contando com a participação voluntária de moradores do entorno. Juntamente com a equipe de técnicos do Departamento de Áreas Verdes e colaboradores da empresa Igarapé, foram plantadas mudas de ipês, pau-ferro, escova-de-garrafa, sibipiruna, jacarandá mimoso e outras adequadas à arborização urbana.

Evento entrega certificados para as empresas envolvidas nas questões socioambientais


Na noite do dia 23 de setembro, durante a 6ª Semana da Arborização Urbana, foi realizada uma solenidade na Câmara Municipal para entrega dos Termos de Cooperação do Programa “Adote uma Praça”, dos certificados das empresas vencedoras do concurso: “A empresa mais arborizada de Tatuí” e o certificados do Selo Verde.

Cerca de 60 representantes de empresas, comércios, entidades assistenciais entre outros estavam presentes para prestigiar o evento.

Através do Programa “Adote uma Praça” foram assinados e renovados nove termos de compromisso e apresentados outros 15 espaços públicos que já tem projeto e podem ser revitalizados. Entre os conveniados estão: Casa Publicadora Brasileira, Grantel Materiais para Construção Ltda, Grupo Escoteiro Tupancy, Grupo Tecelagem Roma, Sítio do Carroção, REAL INK, Banca Criativa, Efigênia Colors e Cores Cabelos e Viveiro Casa da Árvore, empresas que devem ser parabenizadas pelas ações de implantação e revitalização desenvolvidas nas praças assistidas, que proporcionam espaços agradáveis para a população, transformando-se em pontos de encontro, lazer e descanso para todos da cidade de Tatuí.

O objetivo do concurso “A empresa mais arborizada de Tatuí” foi o de estimular o olhar diferenciado para a arborização urbana e incentivar a valorização sobre os benefícios desta arborização dentro das propriedades das empresas, pois tanto colaboradores quanto visitantes desfrutam de um espaço de lazer e descanso, além de mostrar a preocupação socioambiental do empreendedor bem como, colaborar para aumento da área verde e arborização no município de Tatuí.

As empresas classificadas além de receberem o certificado terão pontos adicionais para o Selo Verde do próximo ano, já que mostraram atuar efetivamente para o incremento da arborização da cidade. Foram certificadas as 4 empresas mais arborizadas de Tatuí, em 4º Lugar - Artecola Ind. Químicos Ltda, em 3º Lugar - Fábrica de Peças Elétricas Delmar, em 2º Lugar - Yazaki do Brasil Ltda, em 1º Lugar - Ford Motor Company Ltda.

Foram destaque em desenvolvimento de atividades sustentáveis e comprometidas com a preservação do meio ambiente e/ou realização de ações socioambientais durante o ano de 2011, algumas empresas que receberam a certificação municipal Selo Verde 2011. Foram 23 ao todo: Ford Motor Company Brasil Ltda., Yazaki do Brasil Ltda, Artecola Indústrias Químicas Ltda., Artegor Laminados Especiais Ltda., Tavex Brasil S/A, Guardian do Brasil Vidros Planos Ltda., Cooperativa de Trabalho Médico Unimed Tatuí, Elektro Eletricidade e Serviços S/A, Lopesco Indústria de Subprodutos Animais Ltda., Proposta Engenharia Ambiental Ltda., Sítio São Matheus e Floricultura 4centão, Lar Donato Flores, Lar São Vicente de Paulo de Tatuí, Fábrica de Peças Elétricas Delmar Ltda., Fundição Brasileira de Alumínio (FBA), Rontan Eletro Metalúrgica Ltda., Rodovias Integradas do Oeste S/A, Santa Casa de Misericórdia de Tatuí, Gás Natural São Paulo Sul S/A, Loja Kdabra, Itaruban Comércio Tecnopneus Ltda. e Truck Service Pipo Ltda.

O secretário do Meio Ambiente, Paulo Borges, presente no evento, parabenizou a todos os envolvidos nas ações ambientais, pelo seu engajamento e motivação, esperando ampliar estas ações para todas as regiões do município de Tatuí.

Mutirão de castração irá acontecer neste fim de semana em Tatuí



A Secretaria Municipal de Saúde está realizando inscrições para castração de cães e gatos domésticos. O limite de animais cadastrados é 200, sendo 120 fêmeas e 80 machos. Cada família poderá inscrever apenas um animal. Para realizar a inscrição é comparecer à sede da Secretaria da Saúde localizada na Rua José Ortiz de Camargo, nº 594, ao lado da agência central dos Correios, com cópia do xerox do responsável pelo animal, para no ato da inscrição assinar um termo de responsabilidade e receber instruções para o dia da cirurgia.

As cirurgias serão realizadas pelo veterinário Gustavo Sato nos dias 1º e 2 de outubro, sábado e domingo, a partir das 8h no Nebam (Núcleo de Educação Básica Municipal) localizada na Rua Oracy Gomes, nº 541, na Vila Primavera. Em cada dia serão castrados 100 animais, sendo 60 fêmeas e 40 machos.

Conservatório de Tatuí apresenta o espetáculo “Truks: A Bruxinha” no Mosaico Teatral 2011



A peça será encenada no dia 1º de outubro, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira

O Conservatório de Tatuí apresenta o espetáculo "Truks: A Bruxinha", da Cia de Teatro "Truks", como atração do Mosaico Teatral deste ano. A peça com bonecos será encenada no dia 1º de outubro, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira. Os ingressos serão trocados por um quilo de farinha ou um litro de óleo.

A história traz a consagrada Bruxinha, famosa pelas mais de trinta aparições nos livros e quadrinho da autora Eva Furnari. O espetáculo é o próprio show da personagem principal, que se diverte inventando mágicas e conhecendo novos amigos. No entanto, a trama é interrompida com a chegada de um monstro desajeitado. A partir deste momento, uma sucessão de imagens narra o duelo do monstro com a Bruxinha.

A Cia. Truks foi criada em 1990 a partir do encontro dos "bonequeiros", vindos de diversas companhias de teatro de animação: Henrique Sitchin, Verônica Gerchman e Cláudio Saltini. O objetivo era montar, inspirando-se na técnica do "bunraku" japonês, o espetáculo "Truks: A Bruxinha".

Coordenado pelo diretor Eduardo Amos, foi realizado um intenso trabalho de pesquisas sobre o boneco adaptado do "Bunraku", desde a sua confecção detalhada, até infindáveis exercícios de manipulação, que se estenderam por quase um ano de trabalho, entre experimentações e pesquisas. O espetáculo "Truks: A Bruxinha" estreou em abril de 1991 e acumulou até 1998 mais de 1200 apresentações, entre temporadas em teatros, sessões em escolas, centros culturais, prefeituras, entidades e festivais.

Em 1994, "Truks: A Bruxinha" esteve em cartaz nos teatros Alceu Amoroso Lima e Hilton, em São Paulo, tendo alcançado médias de público expressivas para o teatro infantil na cidade. Foi muito elogiado pela crítica e recebeu o "Troféu Mambembe", categoria especial, além da indicação, ao mesmo prêmio, na categoria Direção. A peça voltou a cartaz em 1995, no Teatro Crowne Plaza, e, em 1996, no Teatro Delfin, no Rio de Janeiro, além de se apresentar em mais de 70 cidades de todo o país.

Pontos de Troca dos ingressos:
UNIODONTO - 3251 1606
COOP - 3205 2030
UNIMED - 3205 8531
TEATRO PROCÓPIO FERREIRA - No dia do concerto, das 18h às 21h

Serviço
Espetáculo "Trucks: A Bruxinha"
Dia 1º de outubro, às 20h30
Teatro Procópio Ferreira - Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí
Mais informações: (15) 3205 8444 ou www.conservatoriodetatui.org.br

Governador distrital do Lions é recebido na Câmara de Tatuí


Na sexta-feira (23), Daniel de Almeida Cubas, governador do Distrito LC-2 do Lions Clube, durante sua visita oficial a Tatuí, foi recebido nas dependências da Câmara Municipal, pelo vereador Wladmir Faustino Saporito, presidente da Casa de Leis. Cubas estava acompanhado pela esposa, Celina, e por uma comitiva de assessores, dirigentes e sócios do clube de serviços. O governador distrital foi agraciado com uma placa de boas vindas, em nome da Câmara e dos vereadores

Vereadores cobram da Prefeitura fiscalização das queimadas

O vereador Zétakão (PR) abordou na última sessão da Câmara o problema das queimadas e pediu maior fiscalização da municipalidade para coibir esta prática. Zétakão recordou que, no ano passado, a Câmara Municipal aprovou um projeto do vereador Vicente Menezes (PT), já transformado em lei, proibindo as queimadas de qualquer tipo em Tatuí, mas parece que a legislação não vem sendo cumprida, pois existem queixas em vários bairros da cidade. Sobre este assunto, o vereador Saporito citou, que além de trazer sujeira e problemas de saúde à população, a prática de queimadas é uma verdadeira agressão ao meio ambiente.

CÂMARA APROVA PROJETO PARA CRIAÇÃO DE BANCOS DE LEITE


Na última sessão, a Câmara Municipal aprovou, em primeiro turno, projeto de lei do vereador Wladmir Saporito (PSDB), que autoriza a municipalidade a criar e instalar bancos de leite materno, através de convênios, junto a maternidades ou casas de saúde que ofereçam serviço materno-infantil em Tatuí. Os bancos terão por objetivo fornecer leite materno, sob prescrição médica, para atender as necessidades dos recém-nascidos, além de contribuir para redução das taxas de mortalidade infantil.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Entrevista com coodernador da defesa civil de Tatuí

Troller fica satisfeita com desempenho da equipe de rali de Tatuí no Rally dos Sertões

Irmãos-pilotos da cidade falam com imprensa de São Paulo sobre o desafio e bons resultados obtidos durante o segundo maior rali do mundo
São Paulo(SP) - Em encontro com a imprensa, realizado em São Paulo, capital, os irmãos-pilotos de Tatuí Edu Piano e Ricardo Domingues compartilharam com jornalistas a experiência da disputa da 19ª edição do Rally dos Sertões com o Troller. Piano foi chefe de equipe, enquanto Domingues competiu com um dos carros na Equipe Troller Racing/Território Motorsport.

O resultado da participação da equipe oficial da Troller no Rally dos Sertões 2011 foi muito positivo, segundo avaliação da montadora, que até então, estava há quase dez anos afastada do grid do segundo maior rali do mundo. Dois carros modelo T4 encararam, entre 10 e 19 de agosto, mais de quatro mil quilômetros, percorridos em dez dias de competição, passando por cinco Estados brasileiros.

O mineiro Ulysses Marinzeck e goiano João Victor Ribeiro terminaram o segundo maior rali do mundo na vice-colocação da Production (T2). Já o piloto de Tatuí Ricardo Domingues e o baiano Vinícius Castro fecharam a prova na terceira posição da mesma categoria.

"A categoria que nossa equipe participou é para veículos praticamente originais e durante toda a competição mexemos muito pouco nos carros. Apenas trocamos algumas peças por precaução", destaca Piano, que paralelamente chefiou a equipe e também competiu, mas na categoria Caminhões, onde conquistou o tetracampeonato.

Além dos dois Trollers, a equipe da cidade partiu para o Rally dos Sertões com mais de 20 pessoas, cinco veículos de apoio e seis carros desmontados em peças.

"O objetivo era aproveitar o prestígio do evento para testar a robustez e durabilidade dos veículos. O resultado comprovou os atributos dos nossos carros", diz Carla Freire, supervisora de marketing da Troller.

"O sucesso dos Sertões é repercutido em interesse de clientes adquirirem o Troller de competição. Esse e outros projetos estão sendo desenvolvidos para dar sequência na evolução do trabalho em provas de rali", ressalta Wilson Vasconcellos, gerente-geral da Troller, que afirma que a longo prazo a empresa tem planos para o Rali Dakar.

"O desempenho da equipe cresceu a cada etapa do Sertões e já estamos prontos para os próximos desafios", finaliza o piloto Domingues.

Sobre a Troller Racing/Território Motorsport - Após quase 10 anos afastada do grid do Rally dos Sertões, a Troller resolveu se unir com a equipe Território Motorsport, que competiu com duas duplas experientes do Cross Country nacional na edição 2011. A Equipe Território Motorsport representou a equipe oficial da montadora na competição e tem uma trajetória de mais de uma década na competição e já conquistou, somando a edição deste ano, cinco títulos consecutivos na categoria Caminhões, com os F4000 Território 4x4.

A Equipe Troller Racing/Território Motorsport tem patrocínio daTroller, Motorcraft, Alfa Seguradora, Sparco, Gabardo, Troller Acessórios Originais e apoio da Termicom, Truckvan, Revescap, Off shock, Garrett e Cobreq.

Prova de ciclismo reuniu mais de 200 atletas em Tatuí




No domingo, dia 25 de setembro, Tatuí foi sede da 7 ª etapa da 32º Edição da Média Paulista de Ciclismo. A largada aconteceu na Rua 11 de Agosto, em frente à empresa Ford Caiuás. A competição foi formada por 12 categorias: estreantes, júnior, infantil, juvenil, infanto-juvenil, feminino, sênior A, sênior B, máster A, máster B, elite, e estreantes.

Cerca de 240 ciclistas de várias cidades participaram do campeonato. As cidades representadas foram: Americana, Salto, Boituva, Iracemápolis, Itapetininga, Pereira Barreto, Santa Bárbara, Mogi Guaçu, Santa Bárbara do Oeste, Paulínia, Sorocaba, Limeira, Campinas, e Pinhal, além, é claro, de Tatuí.

O resultado do campeonato foi, por categorias, Elite: 1º Luciano Pereira, de Americana, 2º André Luiz Pulini, de Americana, 3º Cleiton dos Santos, de Salto, 4º Wilians Solera, de Americana, e 5º Raul Américo Filho, de Boituva; Junior: 1º Rodrigo Barbosa, de Iracemápolis, 2º Samuel Casemiro, de Iracemápolis, 3º Natel Luiz Guilherme, de Itapetininga, 4º Igor Traide, de Itapetininga, e 5º Wesley Barbosa, de Iracemápolis; Feminino: 1º Welida, de Pereira Barreto, 2º Erica Rodrigues, de Itapetininga, 3º Patricia Vieira de Camargo, de Iracemápolis, 4º Taiana Gomes, de Iracemápolis, e 5º Cleide Raimundo, de Santa Bárbara do Oeste.

Na categoria Juvenil: 1º Martins Albuquerque, de Iracemápolis, 2º Douglas Fernandes, de Iracemápolis, 3º Jones Brandino Filho, de Mogi Guaçu, 4º Alessandro Ferreira, de Iracemápolis, e 5º Victor Doriguelo, de Boituva; Sênior A: 1º Rogério França, de Itapetininga, 2º Silvio Valezzi, de Itapetininga, 3º Alex Carvalho, de Santa Bárbara do Oeste, 4º Claudemir Bernardes, de Santa Bárbara do Oeste, e 5º André Luiz Argentim, de Paulínia; Sênior B: 1º Aerton Silva, de Santá Bárbara do Oeste, 2º Eneas Ciandrini, de Sorocaba, 3º Sandro Catel, de Itapetininga, 4º Elcio Alexandre, de Itapetininga, e 5º Celso Lucas, de Mogi Guaçu.

Categoria Master A: 1º Gerson Picatto, de Americana, 2º José Antonio Gomingues, de Santa Bárbara, 3º Januario dos Santos, de Santa Bárbara do Oeste, 4º Roberto Pinto Alquezar, de Sorocaba, e Jonata da Silveira, Tatuí; Master B: 1º Neider Caran, de Limeira, 2º Alidor Gonzales, de Salto, 3º Marcos Aurelio, de Campinas, 4º Santino Ventura Machado, de Sorocaba, e 5º Wilson Pires de Souza, de Mogi Guaçu; Infantil: 1º Guilherme Nascimento, de Santa Bárbara do Oeste, 2º Matheus Braz, de Santa Bárbara, 3º David Cansena, de Iracemápolis, 4º Fernando Barbosa, de Iracemápolis, e 5º Jeferson Cipliano, de Iracemápolis.

Na Infanto-Juvenil: 1º Luiz Ferreira, de Iracemápolis, 2º Gustavo, de Itapetininga, 3º Julio Santos, de Santa Bárbara do Oeste, 4º Gabriel, de Itapetininga, e 5º Edilson, de Iracemápolis; Estreantes: 1º Danilo Veiga, de Santa Bárbara do Oeste, 2º Antonio Fernandes, de Tatuí, 3º Rafael Bortolosso, de Santa Bárbara do Oeste, 4º Edemilson Costa, de Santa Bárbara do Oeste, e 5º Bruno Braz, de Pinhal; Mountain Bike: 1º Adonis Marques, de Tatuí, 2º Douglas Pinto, de Tatuí, 3º Fernando Minuzzi, de Tatuí, 4º Adriano Gomes, de Tatuí, e 5º Alan Nunes, de Tatuí.

Há 21 anos que a cidade não tinha um campeonato oficial de ciclismo, sendo a última realizada em 1990. A competição foi de organização da Federação Paulista de Ciclismo, e uma parceria da Secretaria de Cultura, Turismo, Esportes, Lazer e Juventude, com a Associação Comercial e Empresarial de Tatuí.

Associação Comercial inaugura nesta quarta a Galeria de Ex-Presidentes

A festa comemorativa aos 75 anos da Associação Comercial e Empresarial de Tatuí, será realizada no dia 28, no Teatro do Centro Cultural de Tatuí.

Será inaugurada a galeria de ex-presidentes.

João Gandara Mendes (1936 a 1940), Camilo Vanni (1942 a 1945), Dionísio Tambelli (1945 a 1965), José Machado (1965 a 1966), José Moreno (1965 a 1966), Dr. Onofre Machado da Silva (1969 a 1995), José Roberto Antunes (1995 a 2000), José Marcelo Negrão Peixoto (1º de julho a 2 de outubro de 2000), James Bartolone Miranda (2001 a 2002), Cassiano Orsi Mendes (2003 a 2006) e James Bartolone Miranda (2007 a 2008).

A solenidade será seguida de um coquetel com assinatura de João Paulo Cupperi.

Da coluna de Jorge Rizek / O Progresso de Tatuí

Campanha de Doação de Sangue é realiza com sucesso pela quinta vez em Tatuí



No sábado, dia 24 de setembro, a cidade de Tatuí pela quinta vez se mobilizou em prol do Hemonúcleo de Jaú, que atende no Hospital “Amaral Carvalho”, pessoas com câncer de toda a região. Segundo balanço divulgado no início da semana pela Secretaria Municipal de Saúde, a campanha teve o comparecimento de cerca de 250 pessoas e destes, 186 puderam ser doadores e poderão ajudar até 465 pessoas.

A coleta de sangue aconteceu nas dependências da Escola Estadual Barão de Suruí e foi realizada pela Prefeitura de Tatuí, através da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio de parceiros, entre eles a Associação Comercial e Empresarial (ACE), Associação dos Dirigentes das Cerâmicas de Tatuí e Região (Acertar), Sindicato dos Metalúrgicos de Tatuí e Região, Prefeitura Municipal de Quadra, Lions Clube de Tatuí e Rotary Clube de Tatuí.

domingo, 25 de setembro de 2011

Henrique Autran recebe Medalha Carlos Gomes

O professor-doutor Henrique Autran Dourado, nome importante no cenário da música brasileira, recebeu na segunda-feira, dia 19, três homenagens em cerimônia realizada no Terraço Itália, em São Paulo. Além da medalha de mérito ‘Carlos Gomes’, instituída por Lei Municipal de Campinas (L 4.119/72) e pelo Governo do Estado de São Paulo (L 648/74), Autran Dourado foi agraciado também com o grau de Comendador da SBACE (Sociedade Brasileira de Arte, Ciência e Educação) e o diploma de mérito Carlos Gomes.

“Sinto-me bastante honrado, pois nunca esperava compartilhar galeria de brasileiros ilustres como Eleazar de Carvalho, Diogo Pacheco, Samuel Kerr e Aylton Escobar, pessoas que, sinceramente, me fazem sombra. Feliz por ser indicado pela comissão e um pouco preocupado: ninguém homenageia jovenzinhos”, comentou ele.

A homenagem não foi apenas para uma vida dedicada à música e ao ensino: ela se estende também por sua atuação especial em Tatuí.

O professor-doutor Henrique Autran Dourado cursou Licenciatura em Música na antiga FEFIERJ, e foi bolsista da Orquestra Sinfônica Brasileira, que custeou seus estudos com Ladislav Bálek (primeiro contrabaixo da Sinfônica de Praga). Fez curso de aperfeiçoamento na Berklee College of Music (EUA), recebendo, logo após, bolsa de estudos para o bacharelado na New England Conservatory of Music (Boston, EUA), a mais antiga e uma das mais reputadas instituições de ensino superior de música dos EUA. Na New England Conservatory, estudou contrabaixo com Edwin Barker, solista da Sinfônica de Boston, e composição com Wiliam Mc Kinley, Di Domenica (ex-aluno de Arnold Schönberg), e Joseph Maneri (classe de Alban Berg).

Em sua estada nos EUA, Henrique integrou várias orquestras norte-americanas, como a Boston Civic Symphony, a Brookline Symphony (primeira estante solista) e a Boston Philarmonic. No Brasil, integrou a Sinfônica de Campinas e a OSESP (ambas como solista de naipe), esta última a convite pessoal de Eleazar de Carvalho, responsável por sua vinda a São Paulo. Foi fundador da orquestra Nova Sinfonietta, que durante três anos apresentou-se no Brasil com artistas como Michael Haram, Miha Pogacnik e Paul Badura-Skoda. Mestre (com louvor) e Doutor em Artes pela ECA/USP, onde é docente desde 1988, Henrique lecionou no Conservatório Estadual de Tatuí (1984/1987) e na Escola Municipal de Música do Teatro Municipal de São Paulo (1985 e 1989), tendo sido seu diretor de 1989 a 1998, cargo que voltou a ocupar em 2001. Em 2003, foi convidado a proferir palestras na Universidade de Richmond, Virginia (EUA), ao lado de músicos e professores das melhores orquestras e universidades dos EUA e Europa, convite que se repetiu em 2005 pela Universidade de Michigan. Em 2009, convidado pelo Departamento de Estado norte-americano, como participante do programa International Visitors Leadership Program (Programa de Visitantes de Lideranças Internacionais), conhecendo a administração ou revisitando instituições como a New England Conservatory, onde estudou, a Boston Symphony Orchestra e as importantes Juilliard School e Manhattan School de Nova Iorque.

Henrique foi duas vezes compositor convidado para a Bienal De Música Contemporânea do Rio de Janeiro. Foi apresentador, juntamente com o jornalista Marcelo Tas, do programa Clássicos e Populares, da Rádio Cultura FM. Em 2004, criou e passou a dirigir a Escola Superior de Música da Faculdade Integral Cantareira (até 2006), em São Paulo, instituição que reúne em seu corpo docente alguns dos mais destacados nomes da cena musical brasileira. É responsável pela organização e implementação de diversos projetos artísticos e pedagógicos, entre eles o que instituiu o ensino da música nos 21 CEUS (Centros Educacionais da Prefeitura de São Paulo). Henrique Autran Dourado foi também presidente da Associação Brasileira de Escolas de Música, recebeu os prêmios Diploma de Mérito e Músico do Ano (OMB, 1986), Moção de Louvor da Câmara Municipal de São Paulo (1993) e o título de Cidadão Paulistano (2003), Câmara Municipal de São Paulo), pela sua dedicação à música na cidade. Henrique foi presidente da Frente Parlamentar pela Inclusão do Ensino da Música no Estado de São Paulo, organização suprapartidária da Assembléia Legislativa, pelo retorno do ensino musical nas escolas. Foi consultor da FAPESP e da Universidade Federal de Goiás, bem como da Fundação Roberto Marinho, além de curador de música erudita do SESC Pinheiros.

Henrique é autor de diversas publicações, entre elas “O Arco dos Instrumentos de Cordas” (Edicon: 1998, Prêmio Clio 1999 da Academia Paulistana de História, 2ª. edição pela Irmãos Vitale), “Pequena Estória da Música” (Vitale: 1999, 2ª. edição), um passeio bem-humorado pela música universal e brasileira e seus grandes nomes, além de autor de ter colaborado para publicações diversas, como “Uma Poética Musical Brasileira e Revolucionária”, do compositor e acadêmico Jorge Antunes (Brasília: Sistrum, 2002). É autor do “Dicionário de Termos e Expressões da Música” (Ed. 34, 2003, 2ª. edição). É membro convidado do Setorial de Música do Conselho Estadual de Cultura (2008).

SBACE

Sociedade Brasileira de Artes Cultura e Ensino tem como finalidade Cultuar e divulgar os valores morais e intelectuais das grandes personalidades da nossa nação e de outros povos.

“Antônio Carlos Gomes”, patrono da SBACE, é notável maestro e a láurea “MÉRITO CULTURAL”, que leva seu nome, é reconhecida pelo Governo Municipal de Campinas/SP e pelo Governo do Estado de São Paulo, com registro no Ministério da Cultura.

Do site Folha Sinfônica

Esquadrilha da Fumaça em Tatuí







artistas tatuianos>>> Teutonic Pride - Warfire

Polícia de Tatuí já tem pistas sobre bandidos que roubaram três estabelecimentos na cidade

A sequência de roubos preocupa os moradores.
Os roubos foram todos no mesmo dia.


Da Redação / TV Tem


Sara Serpa no Conservatório nesta segunda


Serviço
Jazz Combo do Conservatório de Tatuí e Sara Serpa
Dia 26 de setembro, às 15h
Teatro Procópio Ferreira - Rua São Bento, 415, Centro - Tatuí
Ingressos: R$ 10 (R$ 5 estudantes, aposentados e idosos). Retirada antecipada de terça a sexta, das 18h às 19h, e das 19h às 21h no dia do evento.

Conservatório de Tatuí recebe big band indicada ao Grammy



Grupo fará apresentação no próximo dia 27 e irá ministrar uma série de workshops na instituição musical

O Conservatório de Tatuí promove show da Banda Mantiqueira, grupo brasileiro que já foi indicado ao Grammy – a mais alta premiação da indústria fonográfica mundial, no dia 27 de setembro, no Teatro Procópio Ferreira, às 20h30. O conjunto está em turnê pelo Brasil em razão de projeto aprovado pelo Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, com o patrocínio da Petrobras.

A Banda Mantiqueira surgiu em 1983, com o conceito de que uma “big band é a melhor escola para o aperfeiçoamento do instrumentista pela necessária disciplina que essa formação dispõe”. O conjunto tem influência de grandes jazzistas como Louis Armstrong, Miles Davis, Charlie Parker, Dizzy Gillespie, Sonny Rollins, John Coltrane, Phil Woods, J. J. Johnson, Elvin Jones, Herbie Hancock, Ron Carter, Mike Stern. E também dos brasileiros Formiga, Papudinho, Felpudo, Casé, Moacir Santos, Bolão, J.T. Meireles, Raul de Souza, Maciel, Don Salvador, Maestro Branco, Laércio de Freitas, Heraldo do Monte, Edson Machado e outros tantos.

Os integrantes da Banda Mantiqueira, individualmente, exercem intensa atividade nos estúdios de gravação e figuram nas fichas técnicas dos mais importantes discos gravados por uma gama variada de artistas. Compõem, também, bandas que acompanham ou já trabalharam com expressivas figuras do cenário artístico nacional e internacional, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Milton Nascimento, João Gilberto, Gal Costa, Elís Regina, César Camargo Mariano, Hermeto Pascoal, Djavan, Edu Lobo, Burt Bacharat, Shirley Bassey, Anita O’Day, Joe Williams, Natalie Cole, Júlio Iglésias e Sadao Watanabe.

A banda também possui no currículo importantes apresentações com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP). Em 19 de agosto de 2009, realizou memorável concerto na Sala São Paulo tendo como convidado o saxofonista e clarinetista cubano Paquito D’Rivera, músico radicado nos Estados Unidos.

Workshop
O Conservatório de Tatuí aproveitará a estadia da Banda Mantiqueira para uma série de workshops com os músicos – apenas para alunos do Conservatório de Tatuí - também no dia 27 de setembro, a partir das 15h. Serão oferecidas aulas nos seguintes instrumentos: saxofone, trompetes, trombone, clarinete, flauta, guitarra, baixo, bateria e percussão. Todas serão no Teatro Procópio Ferreira, na rua São Bento, 415, Centro, Tatuí.

Serviço
Banda Mantiqueira
Show no dia 27 de setembro, às 20h30
Teatro Procópio Ferreira - Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí
Entrada Franca

sábado, 24 de setembro de 2011

Tatuí perdeu a Chery, Sorocaba também

Na última terça-feira (19) a Chery realizou em Jacareí/SP a cerimônia de lançamento da pedra fundamental de sua futura unidade fabril no país. A Chery Automobile escolheu o Brasil para receber o primeiro grande investimento fora da China.

artistas tatuianos>>> SACOLEIRO,CANTOR,QUERO SER ARTISTA NA REDE RECORD

Novo Troller foi testado em Tatuí

Troller T4 ganha série limitada Desert Storm

Marcelo MonegatoDo G1, em São Paulo

A Troller apresentou nesta sexta-feira (23) em São Paulo o T4 Desert Storm, série limitada a 45 unidades – das quais 25 já foram vendidas. Com mesmo conjunto mecânico da versão “comum” do jipe, mas com pacotes de acessórios e apetrechos estéticos mais generosos, o modelo chega às concessionárias da marca com preço sugerido de R$ 96,9 mil.


Oferecido unicamente na cor Bege Atacama fosco, o Desert Storm tem para-choques exclusivos, “peito de aço”, protetor de lanternas, ponteiras off-road com manilha, capa do estepe com grafismo exclusivo, além de snorkel e guincho com capacidade de 4,6 toneladas. O interior tem a mesma cor externa e os bancos são protegidos com capa de neoprene.



O modelo com tração 4x4 (com reduzida) é equipado com motor 3.0 turbodiesel que desenvolve 163 cavalos de potência a 3.800 rpm e torque de 38,7 mkgf entre 1.600 rpm e 2.200 rpm. A transmissão é manual de cinco velocidades e os freios são a disco. As rodas são alumínio e os pneus 255/75 R14 AT. Entre os itens de conforto, ar-condicionado, direção hidráulica e trio elétrico.

Linha 2012
Para a linha 2012 do T4, a Troller, que pertence à Ford, anunciou duas novas cores (azul e branco), totalizando nove cores de carroceria e outras 11 de capotas (são 99 combinações possíveis), além de possibilitar ao cliente que ele escolha qualquer outra cor. “Se quiser um T4 da cor do esmalte da unha, a gente faz”,



Outra novidade é a garantia de 2 anos, sem limite de quilometragem. “É uma tentativa de fidelizar ainda mais nosso cliente. Atualmente, o índice da Troller é de aproximadamente 40%, o que é muito positivo”, revelou a supervisora. O T4 2012 chega às concessionárias com preço sugerido de R$ 93.227.

Novos produtos?
Questionado sobre a possibilidade de a marca oferecer um novo modelo, Wilson Vasconcellos, gerente geral da montadora, preferiu não dar uma resposta definitiva. “Estamos trabalhando para a Troller ter um futuro. E ela terá um futuro”, disse. A marca trabalha em sintonia com a Ford, utilizando parte da engenharia e da estrutura da quarta maior montadora do Brasil, como a pista de testes em Tatuí, interior de São Paulo.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

editorial>>> ÔNIBUS

População tatuiana está feliz com a venda da empresa de ônibus São Jorge. Agora com a empresa Rápido Campinas, os carros estão muito, muito mais confortáveis.

Conservatório de Tatuí abre inscrições para oficinas do Fetesp

Aimar Labaki, Wilson Sukorski, Fábio Rezende e Igor Alexandre Martins ministrarão as aulas, das quais participarão maiores de 16 anos, inscritos no período de 20 a 30 de setembro

O Conservatório está com as inscrições abertas até 30 de setembro para as quatro oficinas a serem realizadas durante o Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo, que acontece em Tatuí. Serão oferecidas 25 vagas para cada oficina, apenas para maiores de 16 anos. Os interessados devem fazer o download da ficha de inscrição no site da Fetesp (www.conservatóriodetatui.org.br/fetesp) e enviá-la para o emailfetesp@conservatoriodetatui.org.br. As oficinas acontecem de 11 a 16 de outubro.

O primeiro evento contará com a participação do dramaturgo Aimar Labaki na oficina “Ato Primeiro: Escolha do Texto”, de 11 a 13 de outubro, nas dependências do Conservatório de Tatuí. Além de dramaturgo, Labaki é diretor, tradutor, ensaísta e roteirista. Seus textos já foram encenados por diretores como Gianni Ratto, Emílio Di Biasi, Débora Dubois, Gilberto Grawonski, Marco Antônio Rodrigues, Ivan Feijó e Roberto Alvim. Assina, também, os livros “Folha Explica José Celso Martinez Correa” (Publifolha) e “O Teatro de Aimar Labaki” (Imprensa Oficial), além da telenovela “Paixões Proibidas” (RTP e BAND).
Nos mesmos dias, Wilson Sukorski ministra a oficina “Música Para Não Músicos”. Sukorski é compositor, músico eletrônico, performer multimídia, criador/produtor de conteúdos musicais para rádio, vídeo e cinema, designer e construtor de instrumentos musicais inusitados, além de pesquisador em áudio digital. Apresenta-se em shows e faz performances monoband, com forte carreira internacional. Atualmente, realiza pesquisas relacionadas à harmonia espectral, Max, PD, instrumentos virtuais, instalações sonoras, entre vários outros interesses.

De 13 a 15 de outubro, os inscritos participarão da oficina “Teatro de Rua – Técnica do Ator e Criação em Grupo no Trabalho da Brava Companhia”, com o ator e diretor Fábio Rezende. Ele foi integrante e fundador, em 1998, da Brava Companhia da Cooperativa Paulista de Teatro, é formado em Artes Cênicas pela Faculdade Paulista de Artes e orienta os projetos “Ademar Guerra” e “Programa Vocacional Teatro”. Além disso, tem três artigos publicados: “A Rua Vista de Fora”, “A Dramaturgia Como Elemento Para o Encontro” e “Movimento 27 de Março – Descrição de um Percurso”.
A oficina “Cenografia: dos Textos ao Palco” será com o cenógrafo Igor Alexandre Martins, de 14 a 16 de outubro. Martins possui experiência de 16 anos na área de cenografia e produções visuais para teatro, cinema, publicidade, eventos e projetos culturais. É graduando em Artes Visuais, no Instituto de Artes da Unesp, tem formação coreográfica no curso “Espaço Cenográfico”, ministrado por J.C. Serroni. Atuou, em 2007, na área de pesquisa acadêmica no Instituto de Artes – Unesp, com estudo intitulado “Arthur Bispo do Rosário e a Cenografia do Sagrado”. Teve participação como pesquisador de cenografia na Quadrienal de Praga de 2011, com o projeto “Uma Máquina para Kafka”.
Serviço
Inscrições para as Oficinas do Fetesp
De 20 a 30 de setembro
Ficha de inscrição no sitewww.conservatóriodetatui.org.br/fetesp
Mais informações: (15) 3205 8444

Polícia de Tatuí registra três roubos a estabelecimentos comerciais em quatro horas

Nas três ocorrências, dois bandidos estavam em uma motocicleta

Ariadne Janez / TVTem

A Polícia de Tatuí registrou três roubos, na noite desta terça-feira(21)e na madrugada desta quarta (22). O primeiro foi registrado às 21h30 em um restaurante no bairro Santa Cruz, um homem armado e encapuzado invadiu o estabelecimento, enquanto outro o esperava em uma moto, depois de ter roubado R$200 e um celular, os dois fugiram. O segundo foi às 21h45, em uma pizzaria no centro, a ocorrência também com dois homens em uma moto. Na madrugada desta terça, dois ladrões roubaram um posto de combustíveis, eles renderam o frentista, e levaram dinheiro. Ninguém foi preso e há suspeita que todos os crimes foram cometidos pelos mesmos bandidos.

Juri condena tentativa de homicídio em Cesário Lange

O Tribunal do Juri da Comarca de Tatuí condenou, na terça-feira, dia 20, o réu Ailton Correia Alves à pena de seis anos e seis meses de reclusão no regime fechado. Ailton foi acusado de tentar matar Sebastião Marcolino da Silva, no Bar do Bahia, na Vila Nova, em Cesário Lange, no dia 17 de fevereiro de 2006, com disparos de arma de fogo. A defesa do réu foi feita pelos advogados Dr. Edmundo Dias Rosa e Dr. Reginaldo Dias, que sustentaram a tese da legítima defesa. A acusação do Ministério Público foi feita pelo promotor de Justiça Dr. Carlos Eduardo Pozzi. A sessão durou quatro horas e quarenta e cinco minutos e foi presidida pela juíza Dra. Mariana Teixeira Salviano da Rocha.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Jovem tatuiano é destaque na Folha

Felipe pediu show de João Gilberto como presente de aniversário

AMANDA QUEIRÓS
DE SÃO PAULO

Não há mais ingressos para a plateia VIP da apresentação que o músico João Gilberto fará em 5 de novembro no Via Funchal, em São Paulo. Os bilhetes no setor custavam R$ 1.000.

As vendas começaram nesta quinta (22) por volta do meio-dia. Na ocasião, apenas 15 pessoas esperavam à frente da bilheteria da casa de shows para efetuar a compra. Na internet, as transações têm ocorrido com tranquilidade. O valor dos ingressos varia entre R$ 500 e R$ 1.000.

PREÇO ALTO

Quem esperou a abertura das vendas do novo show na bilheteria se surpreendeu com a baixa procura. "Pensei que ia ter uma fila maior, mas acho que o preço dificultou um pouco", afirmou o engenheiro Adriano Franco, 37, que já viu João Gilberto tocar em outras quatro ocasiões.

O primeiro a ter a entrada na mão foi o estudante Felipe Abramovictz, 15. Acompanhado da mãe, ele saiu de casa às 6h45 e perdeu aula para garantir o ingresso. Os dois vieram de Tatuí, a 141 km de São Paulo. "Pedi de presente de aniversário", disse.

Do site Folha.com

Polícia de Tatuí registra três roubos a estabelecimentos comerciais em quatro horas

Nas três ocorrências, dois bandidos estavam em uma motocicleta

Ariadne Janez / TVTem

A Polícia de Tatuí registrou três roubos, na noite desta terça-feira(21)e na madrugada desta quarta (22). O primeiro foi registrado às 21h30 em um restaurante no bairro Santa Cruz, um homem armado e encapuzado invadiu o estabelecimento, enquanto outro o esperava em uma moto, depois de ter roubado R$200 e um celular, os dois fugiram. O segundo foi às 21h45, em uma pizzaria no centro, a ocorrência também com dois homens em uma moto. Na madrugada desta terça, dois ladrões roubaram um posto de combustíveis, eles renderam o frentista, e levaram dinheiro. Ninguém foi preso e há suspeita que todos os crimes foram cometidos pelos mesmos bandidos.

Polícia descarta execução na morte de empresário em Tatuí


Vera Holtz participa do lançamento do filme Família Vende Tudo

Do EGO, no Rio

A atriz Vera Holtz esteve no Cine Odeon BR, no Centro do Rio, nesta quinta-feira, 22, no lançamento do filme "Família Vende Tudo". A atriz Luana Piovani foi acompanhada do marido Pedro Scooby. Caco Ciocler e Lima Duarte também participam do longa e estiveram no evento.