quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Tatuí comemora a 6ª Semana da Arborização Urbana



Com uma série de eventos que visa aproximar e conscientizar a população sobre os benefícios da arborização na cidade é que de 19 a 24 de setembro, a Prefeitura de Tatuí através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) realizará a 6ª Semana da Arborização Urbana, criada pela Lei Municipal 3751/05.

A partir do dia 19 de setembro (sexta-feira), das 9 às 16h acontecerá no salão da Câmara Municipal de Tatuí, a exposição de fotos do concurso “A empresa mais arborizada de Tatuí”, na qual serão apresentadas as áreas arborizadas das empresas. Este concurso elegerá as unidades das empresas mais arborizadas no município. A exposição terá término no dia 23 de setembro.

No mesmo espaço, acontecerá a exposição do Projeto “Sementes” desenvolvido com os educadores das escolas rurais. Este programa, numa parceria das secretarias municipais da Educação e do Meio Ambiente, visa implantar o Projeto “Viveiros de Mudas” nas escolas municipais (aplicação da Lei Municipal 4.001/07). Por isso, serão expostos os encontros realizados entre os técnicos da SEMA e os educadores da Divisão de Aperfeiçoamento e Pesquisa Educacional (DAPE), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Educação, no período de dezembro de 2010 a junho de 2011, a fim de planejar as atividades a serem realizadas nas escolas, como identificação das árvores do entorno com as crianças, coleta de frutos e sementes, implantação de composteiras etc.

Nos dias 19, 20 e 21 de setembro (segunda, terça e quarta-feira) haverá o curso de poda de árvores em arborização urbana, com aulas teóricas e práticas (com ênfase na operação de motosserras). Os certificados fornecidos aos participantes será um dos documentos obrigatórios para os profissionais de poda interessados em fazer cadastro junto a SEMA, a fim de obter licença ambiental municipal. Desta forma, os profissionais ficarão habilitados a atuar como podadores para execução de podas ou supressões de árvores que possuírem autorização no município de Tatuí. As inscrições para o curso serão gratuitas, as vagas são limitadas e poderão ser feitas diretamente na sede da Secretaria do Meio Ambiente. As aulas teóricas serão ministradas no Colégio Objetivo de Tatuí.

As escolas participarão do evento durante a semana. No dia 19 de setembro será feito o plantio de flores na EMEF “Magaly Azambuja de Toledo”, no Jardim Santa Rita de Cássia. No dia 20 será feito o plantio de ervas medicinais na EMEF “José Tomaz Borges”, no bairro Santa Cruz. No dia 23 de setembro, serão plantadas mudas de árvores frutíferas na EMEF “ Maria da Conceição Oliveira Marcondes”, no bairro Valinho.

Dia 22 de setembro (quinta-feira) a partir das 19 horas na Câmara Municipal de Tatuí será realizada uma solenidade para certificação das empresas comprometidas com o desenvolvimento sustentável através da entrega do Selo Verde, o evento contará ainda com a premiação das empresas vencedoras do concurso “A empresa mais arborizada” e por fim, serão feitas as assinaturas do convênio firmado entre poder público e empresas, entidades ou associações promovido através do Programa “Adote uma Praça”.

Dia 23 de setembro, a partir das 13h30 horas será ministrada Oficina de produção de Mudas Florestais Nativas aos alunos da rede municipal de ensino no Parque Municipal Ecológico Maria Tuca.

O encerramento da 6ª Semana da Arborização Urbana será no dia 24 de setembro (sábado) por volta das 10h com o plantio de mudas de árvores de espécies indicadas para arborização urbana na Avenida Virgilio Montezzo Filho, no Jardim Planalto, próxima a sede do novo Fórum, com participação de voluntários e moradores do entorno.

Maiores informações podem ser obtidas na Secretaria de Meio Ambiente através dos telefones: (15) 3259-2731 ou pelo e-mail: meioambiente@tatui.sp.gov.br ou deave@tatui.sp.gov.br ou no endereço: Rua Coronel Aureliano de Camargo, 943 -Centro - CEP 18270-170 - Tatuí/SP.

Unidades escolares com Exposição do Folclore em cartaz


Entre os dias 30 de agosto e 9 de setembro acontece em todas as unidades de Educação Infantil Municipal a “Exposição do Folclore”, com o objetivo de apresentar às famílias e à comunidade as atividades que foram desenvolvidas com as crianças de zero a cinco anos.

Muitos registros estão expostos, como fotos e vídeos, que retratam a vivência das crianças em brincadeiras que resgatam a cultura brasileira, além de diversas produções que têm como tema lendas folclóricas, adivinhas e músicas, entre outros. Durante o evento ocorrem também apresentações de danças e músicas.

Equipes de voleibol de Tatuí são destaques na Liga Regional


Neste último fim de semana, no sábado, dia 27 e domingo, dia 28 de agosto, Tatuí foi representada por dois times de vôlei feminino na Liga Regional de Sorocaba e Região. Foram eles, respectivamente, no Infanto-Juvenil (sub 18), jogando no Ginásio Municipal de Indaiatuba, onde a equipe local venceu o time da casa por 3 sets a 0, e o Infantil (sub 15), jogando aqui em Tatuí, no Ginásio Municipal Araão Donizete gUERRA, que venceu o time de São Manoel por 3 sets a 0.

Na categoria infanto-juvenil feminino, Tatuí está em 2º lugar da competição, atrás apenas de Sorocaba. Na categoria infantil feminino, está em 1ª lugar. No masculino, a categoria infanto-juvenil, Tatuí está em 2º lugar, atrás de Sorocaba. Os jogos estão correndo desde o começo do ano, e terminam apenas em dezembro de 2011. As equipes femininas participam da Liga Regional desde 2007.

Concurso Fotográfico “Turismo em Tatuí” abre inscrições

Estão abertas as inscrições para o Concurso Fotográfico “Turismo em Tatuí”, cujo tema é “Atrativos turísticos em Tatuí do ponto de vista de cada participante”. O concurso tem duas categorias: profissional e amador.

As inscrições são gratuitas e se encerram no dia 22 de setembro. A realização é da Prefeitura de Tatuí, através da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude.

Na categoria profissional, o primeiro lugar é uma viagem para qualquer lugar do Brasil, com duas diárias de hospedagem, café da manhã e traslado; já para o segundo lugar o prêmio é um tablet (Android 2.2, Wi-fi, Tela 7’ e Tochscreen).

Na categoria amador, o prêmio de primeiro lugar será uma câmera digital e um HD externo; já para o segundo lugar a premiação será de uma impressora multifuncional.

Mais informações estão disponíveis na Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude, que fica na Praça Martinho Guedes nº 12 ou pelo telefone: (15) 3259-4135.

15º Amistoso de Judô reúne atletas no Clube de Campo




No domingo, dia 28 de agosto, Tatuí que é conhecida por ser a Capital da Música, deu lugar ao tatame. Disputado no Clube de Campo, com apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Cultura, Turismo, Esportes, Lazer e Juventude, aconteceu o 15º Amistoso de Judô que reuniu 700 pessoas, entre atletas e público, de 15 cidades diferentes.

Foram disputadas oito modalidades que variam conforme o peso dos 300 atletas presentes. Nessas competições individuais foram distribuídas medalhas de primeiro a terceiro lugar. Na classificação geral, o melhor desempenho foi da equipe vinda de Osasco, seguida por Sorocaba em segundo e Cerquilho, na terceira colocação.

Além dessas cidades estiveram presentes atletas de Angatuba, Capão Bonito, Carapicuíba, Cesário Lange, Itapetininga, Itapeva, Itararé, Piedade, Porto Feliz, Tatuí e Tietê.

Alunos da Creche da Vila Santa Luzia já trabalham com a lousa digital


Na sexta-feira, dia 25 de agosto, a coordenadora pedagógica da DAPE (Divisão de Aperfeiçoamento e Pesquisa Educacional), professora Juliana Fazzane, e o fotógrafo Fernando Fazzane, estiveram presentes na Creche Municipal “Amadeu Fragnani”, no bairro Vila Santa Luzia.

O motivo da visita é, segundo a professora, grande êxito das atividades desenvolvidas pelos profissionais da creche, destacando o projeto inovador aplicado na Lousa Digital apresentado pela educadora Natalie Montori de Paula. Diariamente as crianças do maternal II e pré-escola participam do "encontro coletivo", momento no qual a educadora realiza atividades interativas sobre o calendário, cantigas, jogos e atividade com crachá que propicia o reconhecimento da fotografia de cada colega e a escrita do seu primeiro nome.

Durante a visita, a diretora da creche Juceline Aparecida Pereira de Araújo Sperandio, apresentou a rotina diária das crianças e dos profissionais demonstrando atitudes de responsabilidade, dedicação e carinho.

Conservatório de Tatuí abre inscrições para 5º Encontro Internacional de Percussão

Interessados podem se inscrever a partir do dia 5 de setembro até o final de outubro

O Conservatório de Tatuí abre inscrições para o 5º Encontro Internacional de Percussão a partir do dia 5 de setembro. O evento será realizado no período de 9 a 12 de novembro 2011.

A taxa de inscrição custa R$ 20, valor que deverá ser depositado em qualquer agência do Banco do Brasil, na conta da Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí (Agência 6505-6 – C/C 40.516-7). Não serão aceitos comprovantes de depósito feitos em caixa eletrônico 24 horas (Auto-Atendimento) ou via Net Banking.

Os interessados também podem se inscrever pelo correio ou pessoalmente, no Centro de Produções do Conservatório de Tatuí, localizado na rua São Bento, 415, Centro, Tatuí. Todos os inscritos participam na condição de ouvinte, tendo ou não conhecimento musical.
O 5º Encontro Internacional de Percussão é bienal e integra a série de Encontros Internacionais do Conservatório de Tatuí, reunindo atividades pedagógicas e artísticas – workshops, masterclasses, recitais e concertos – com o objetivo de proporcionar integração entre estudantes de percussão sinfônica e profissionais da área.

O regulamento já está disponível no site do Conservatório de Tatuí. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3205 8444.

Serviço
5º Encontro Internacional de Percussão
De 9 a 12 de novembro 2011
Inscrições de 5 de setembro até 31 de outubro
Taxa de inscrição: R$ 20 (em caso de desistência, o valor recolhido não será devolvido)
Informações: (15) 3205 8444 ou www.conservatoriodetatui.org.br/epercussao

Programa Escola da Família organiza Oficina de Artesanato


No domingo, dia 28 de agosto, o Programa Escola da Família do município de Tatuí sob a supervisão do professor Lineu Voss Avalone em parceria com a coordenadora pedagógica Juliana Fazzane, da DAPE (Divisão de Aperfeiçoamento e Pesquisa Educacional) e a artesã Lucila Abreu, do "Espaço e Compasso", ofereceram aos profissionais da Secretaria Municipal de Educação uma Oficina de Artesanato que será multiplicada nas seis escolas municipais das quais o Programa Escola da Família encontra-se inserido.

A oficina contou com a participação de 20 profissionais tendo como objetivo ensinar técnicas de decoupage em madeira e sabonete, assim como em materiais reutilizáveis, tais como vidros e latas.

A Oficina de Artesanato que será ministrada nas escolas oferecerá aos participantes conhecimentos sobre diferentes estilos e técnicas de artesanato que poderão ser revertidos como meio de trabalho com intuito ampliar a sua renda familiar.

Torneio de voleibol adaptado movimentou três equipes da região


Na quarta-feira, dia 24 de agosto, a Associação Atlética XI de Agosto, de Tatuí, recepcionou os jogos do Campeonato Triangular da Liga Regional de Voleibol feminino, adaptado para idosos (a partir dos 60 anos). Os jogos foram entre os times do Fundo Social de Solidariedade dos municípios de Cerquilho, Itapetininga e Tatuí, com cerca de 15 jogadoras em cada time. O evento contou com a presença da primeira dama e presidente do Fusstat, Maria José Vieira de Camargo.

O primeiro jogo ficou em 2 sets a 0 para Itapetininga que jogou contra Cerquilho. O segundo jogo, 2 sets a 1 para Itapetininga que jogou contra Tatuí. E o terceiro, 2 sets a 1 para Tatuí que jogou contra Cerquilho. Os técnicos eram Marcio Albuquerque, de Itapetininga, Ronilse Massaré, de Cerquilho, e Rosa de Souza e Marcos César, de Tatuí.

O torneio está acontecendo desde o começo do ano, e inclui os times de Sorocaba, Tietê, Votorantim, Salto, Tatuí, Cerquilho e Itapetininga. A fase final será em dezembro, sendo que Tatuí e Itapetininga já estão classificados. Os jogos da Liga Regional masculina acontecerão no dia 3 de setembro, sábado.

O campeonato foi idealizado como uma preparação para o 15º Jogos Regionais dos Idosos, JORI, que acontecerá em Itapetininga, e, entre as modalidades, o vôlei é uma delas. Entre as adaptações feitas nos jogos, as jogadoras não saltam, elas podem segurar a bola e, a partir do momento que pegam, podem passar, há uma faixa de 1 metro antes da linha de fundo para que elas possam “sacar” deste ponto.

Os jogos em Tatuí foram organizados pelo Fusstat, com apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, Turismo, Esportes, Lazer e Juventude.

Equipe de Tatuí Troller Racing/Território Motorport fecha agosto com o dever cumprido

Ribeiro (esq) e Marinzeck: vice-campeões na categoria

Castro e Domingues (dir) comemorando o pódio

Piloto de Tatuí Ricardo Domingues durante o Rally dos Sertões

                                                              Duplas representaram a equipe oficial da Troller

Após o segundo e terceiro lugares no Rally dos Sertões, na categoria Production/T2 o time faz balanço positivo

Passada a euforia do término do Rally dos Sertões, a Troller Racing/Território Motorsport, equipe de rali com sede em Tatuí, fecha o mês com dever cumprido. Após 10 anos afastada do grid da competição, a equipe oficial da Troller se uniu a Território Motorsport, que fez jus a sua trajetória de vitórias, e colocou o time entre os três primeiros lugares do pódio da categoria Production T2, na edição mais dura da história da prova.

A dupla Ulysses Marinzeck e João Victor Ribeiro foi vice-campeã da categoria, enquanto o piloto que reside em Tatuí Ricardo Domingues e o navegador Vinícius Castro finalizaram em terceiro. Resultados mais que expressivos, comparados a algumas equipes favoritas que ficaram fora da disputa e não conseguiram finalizar o rali. Os dois Troller T4, preparados pela equipe da cidade, mostraram ótimo desempenho e robustez durante todo o percurso, aliados ao trabalho dos pilotos e navegadores.

Foram 10 dias de pura adrenalina e aventura com uma etapa mais difícil que a outra que testaram a habilidade dos competidores e a resistência dos equipamentos. A 19ª edição do segundo maior rali do mundo largou de Goiânia no dia 10 e terminou na Praia de Cumbuco, na região metropolitana de Fortaleza. O competição passou por cinco estados (Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí e Ceará) e percorreu mais de 4 mil quilômetros.

Para Edu Piano, chefe de equipe e preparador de veículos de competição o balanço foi muito positivo. "Por ser a primeira vez que a equipe Troller Racing/ Território Motorsport participa do Sertões, o resultado foi bem expressivo, com os segundo e terceiro lugares na categoria. Ainda mais porque haviam várias marcas competindo, inclusive carro preparado fora do Brasil na Production/T2. O aprendizado foi grande e agradeço todos os parceiros que acreditaram neste projeto. Para o próximo ano já sabemos como melhorar nosso desempenho e certamente vamos lutar pelo lugar mais alto do pódio", avalia Piano que também participou da prova e faturou seu pentacampeonato nesta edição.

Os dois experientes pilotos, ambos com títulos na categoria Caminhões - Marinzeck foi Campeão da categoria T4.2 em 2010 e Domingues entre outras vitórias guarda um título de Campeão Brasileiro de Rally Cross Country - fazem uma avaliação do desempenho da dupla e da performance do veículo.

"O rali deste ano foi um dos mais difíceis que participei foi um verdadeiro Cross Country, mas o João Victor é um ótimo navegador, nos entrosamos desde o primeiro dia e isto foi primordial para nosso desempenho. Além disto, a equipe Território facilitou tudo para nós e todos estão de parabéns", ressalta Marinzeck. Sobre o carro o piloto mineiro elogia. "Achei o carro muito resistente e forte. Ele foi demais e não tivemos problema, chegou todos os dias inteiro."

Domingues, irmão de Piano, estranhou um pouco a mudança no começo, mas depois se adaptou facilmente. Com sete participações no Rally dos Sertões e a primeira na categoria Carros, o piloto saiu satisfeito com a experiência.

"Não tivemos tempo hábil para treinar e acredito que isto melhoria ainda mais nossa performance, mas o que foi essencial foi a parceira com o Vinícius, ótima pessoa e muito bom navegador. Espero poder fazer dupla novamente com ele no ano que vem para encarar a edição dos 20 anos do Sertões", diz o piloto que completa: "Foi a edição mais dura de todas e isto mostrou a resistência e a confiabilidade do Troller durante as Especiais, tanto que carros muito mais potentes não resistiram", finaliza Domingues.

Mais informações sobre a equipe durante o Rally dos Sertões no site www.territoriomotorsport.com.br/troller ou as redes sociais no Facebook Equipe Troller Racing, no Twitter @trollerracing e no blog da equipe
no www.webventure.com.br/sertoes2011/blog/home/id/101

A Equipe Troller Racing/Território Motorsport tem patrocínio da Troller, Motorcraft, Alfa Seguradora, Sparco, Gabardo, Troller Acessórios Originais e apoio da Termicom, Truckvan, Revescap, Off shock, Garrett e Cobreq.

Resultado Final Rally dos Sertões - Categoria Production (T2)
1º - 354 - Rodrigo Meinberg / Luis Felipe Eckel - 37:04:57
2º - 356 - Ulysses Marinzeck / João Victor Ribeiro - 38:28:03
3º - 355 - Ricardo Domingues / Vinicius Castro - 44:57:35
4º - 353 - Marco Tulio Lana / Leonardo Silva - 46:21:52
5º - 358 - Rodrigo Cardoso / Luis André Venson - 53:18:39
6º - 352 - Ivan Terni / Fausto Dallape - 60:20:34
7º - 357 - Cleomano Sousa / Jorge Santana - 76:36:29

Ópera “La Serva Padrona” abre 2º Encontro Nacional de Canto

Orfeu no Inferno fechará as atividades relacionadas ao evento, que neste ano priorizou a modalidade Canto Lírico

O 2º Encontro Nacional de Canto, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo e pelo Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos", terá início com a apresentação da ópera “La Serva Padrona”, de Giovanni Pergolesi, no dia 1º de setembro, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira. Atuarão na ópera Paula Garcia Psillakis (soprano), Ricardo Silva (barítono), Leonardo Thin (ator) e Déborah Melissa (piano). A direção é de Carlos Ribeiro.

Desde a criação do evento, cada edição tem abordado temas diferentes e, neste ano, a modalidade escolhida foi o Canto Lírico. Desta maneira, além de “La Serva Padrona” será apresentada a ópera “Orfeu no Inferno”, de Jacques Offenbach, no dia 4 de setembro, às 20h30, no Procópio Ferreira.
O 2º Encontro Nacional de Canto contará com atividades artísticas também nos dias 2 e 3 de setembro, quando serão apresentadas árias de óperas francesas e italianas, respectivamente, todas no Procópio Ferreira, sempre às 20h30. Os concertos são abertos ao público, com ingressos a R$ 10 (R$ 5 para estudantes, idosos e aposentados).
A produção das óperas iniciou-se neste mês de julho e envolve alunos, professores e grupos pedagógico-artísticos do Conservatório de Tatuí. “Esta iniciativa é inédita dentro da instituição. As produções resultarão em importantes apresentações ao público e, principalmente, serão ferramentas de aprendizado e aprimoramento dos corpos discente e docente do Conservatório de Tatuí”, afirmou Cadmo Fausto, coordenador do evento.
Atividades pedagógicas
O Encontro Nacional de Canto é um evento bienal que reúne atividades pedagógicas e artísticas sobre a arte do canto. Participam dos eventos pedagógicos especialistas de destaque no meio artístico e acadêmico, nacional e internacional, que ministrarão workshops, palestras e masterclasses. As inscrições para esta parte do evento já estão encerradas.
No dia 2 de setembro, às 9h, haverá o workshop “Cantor – Ator”, com Laura de Souza. Às 13h30, no mesmo local, acontecerá a masterclass “Piano e Canto”, com Ricardo Ballestero. E, às 16h, no Salão Villa-Lobos, Mauro Wrona ministrará a palestra “Produção de Ópera no Brasil”.
No dia 3 de setembro, a programação pedagógica segue intensa com a masterclass “Autour de l’Opera”, apresentada por Alzeny Nelo, às 9h, e com o workshop “Cantor – Ator”, com Laura de Souza, às 13h30, ambas no Teatro Procópio Ferreira. Às 16h, o Salão Villa-Lobos está reservado para a palestra “Tipos de Vozes para Ópera Italiana: Um Ensaio de Classificação – Vozes Femininas”, com Sérgio Casoy.
Serviço
2º Encontro Nacional de Canto – Modalidade Canto Lírico
Abertura: “La Serva Padrona”
1º de setembro, às 20h30
Teatro Procópio Ferreira – Rua São Bento, 415, Centro
Ingressos: R$ 10 (R$ 5 estudantes, idosos e aposentados)

Proposta cria Fundo Municipal de Políticas sobre drogas

O vereador Vicente Menezes (PT) apresentou na sessão da Câmara de hoje um projeto de lei que cria o Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Álcool e outras Drogas, o COMAD.

Cria também o Fundo Municipal de Políticas Públicas sobre Álcool e outras Drogas de Tatuí, o FUMPAD.

Adiada a votação do Projeto Chiquinha Rodrigues

Mudou novamente a votação em segundo turno do projeto do Prêmio Chiquinha Rodrigues. Segundo informou o vereador Vicente Menezes (PT), autor do projeto, ficou para a próxima terça-feira. Este projeto teve sua origem em trabalho da jornalista e professora Cecília Ceciliato.

O projeto possibilita à Câmara homenagear as mulheres que se destacarem em nossa comunidade todo dia 8 de março, dia internacional das mulheres.

Você conhece a Rovcan Girl?


Rovcan Girl. Um ícone inovador que traz em si toda a atitude, precisão, coragem, espírito de aventura e atitude de confiança que o motociclista precisa ter ao percorrer ruas, avenidas e estradas.

Rovcan Girl. A musa dos motociclistas acompanha o dia a dia deles, garantindo segurança e conforto.
Com design ultramoderno – como o encontrado nos capacetes, a Rovcan Girl é guerreira e representa toda a tecnologia e a precisão que estão por trás dos capacetes Rovcan.
Uma tecnologia que já é líder em diversos mercados do mundo. Capacetes de motociclismo.

A Rovcan, empresa tatuiana que fabrica capacetes de motociclismo, tem sua página no Facebook em nome da personagem.

Edu Piano fala sobre as dificuldades da disputa do Rally dos Sertões

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Dupla tetracampeã da equipe de rali de Tatuí faz balanço positivo após o Rally dos Sertões

Piloto Edu Piano e navegador Solon Mendes comemorarm quinto ano de parceria com quatro vitórias pela equipe oficial da Ford Caminhões

Passados cerca de 10 dias da euforia do pentacampeonato conquistado pela Ford Racing Trucks/Território Motorsport no Rally dos Sertões, a equipe de rali de Tatuí volta ao ritmo normal de trabalho na sede no interior paulista. Com dever cumprido e mais um troféu na prateleira o piloto Edu Piano, o navegador Solon Mendes e co-piloto Davi Fonseca fazem um balanço do quarto título do trio na categoria Caminhões e o quinto da equipe oficial da Ford Caminhões, a bordo do F4000 Território 4x4.

O segundo maior rali do mundo foi disputado entre os dias 9 e 19 deste mês, cruzou cinco Estados (Goiás,Tocantins, Maranhão, Piauí e Ceará) e percorreu mais de 4 mil quilômetros. Desafio, superação e aventura encarados por centenas de competidores que largaram em Goiânia e cruzaram a linha de chegada na praia do Cumbuco, em Fortaleza, mas somente os Campeões das categorias (Caminhões, Carros, Quadriciclos e Motos) podem relatar o sabor especial que é terminar o percurso, em menor tempo e, subir no lugar mais alto do pódio.

"O caminhão 4x4 foi guerreiro mostrou toda a sua robustez, potência e rapidez aliado ao Sistema de Tração 4x4, desenvolvido pela equipe, foi perfeito para desafiar as 10 etapas na edição, considerada a mais difícil da história do rali", elogia o piloto de Tatuí Edu Piano.

Apesar de nesta 19ª edição, não haver mais a premiação na Geral dos Caminhões (foi dividida entre Caminhões Leves/T4.1 e Caminhões Pesados/T4.2) vale ressaltar que pelo quinto ano consecutivo, a Ford Racing Trucks/Território Motorsports continuou cravando o melhor tempo entre todos os Caminhões. Piano/ Mendes/ Fonseca finalizaram com 28h19m13s, no acumulado dos 10 dias, enquanto o segundo colocado o trio Rafael Conde/José Papacena/Leandro Mota veio 2h44m depois com 31h04m02s e a terceira equipe Guido Salvini/Flavio Bisi/Fernando Chwai teve uma diferença de 3h26m em relação aos campeões (31h44m43s).

"Tivemos muita cabeça e uma sintonia perfeita para administrar a grande vantagem que tínhamos. Mais difícil que a própria prova em si, foi tentar andar devagar, mas isto foi uma estratégia que adotamos na fase final do rali e nos levou ao título de tetracampeões", conta Mendes, que é o cearense com mais títulos no Rally dos Sertões.

O navegador que tem uma trajetória de 25 anos no off-road a metade dela disputando o Rally dos Sertões diz estar feliz e satisfeito com esta marca conquistada. "Tenho muito orgulho de ser cearense e posso dizer que enquanto acreditarem no meu potencial e eu tiver com saúde estarei correndo atrás de outros títulos. Mas tudo isto se deve também ao profissionalismo da equipe Território Motorsport, da qual faço parte desde 2006", afirma Mendes.

Determinação para o penta - Maior vencedor da história do Rally dos Sertões na categoria Caminhões, com quatro títulos, Edu Piano guarda com orgulho ainda o troféu de Campeão na Geral dos Carros em 2005, quando foi o primeiro piloto com origem nos jipes a conquistar um título na prova. Determinado, o piloto e preparador de veículos de competição criou há 11 anos sua própria equipe, a Território Motorport, que é uma das mais respeitadas do meio e entra ano e sai ano o off-road se torna cada vez mais intenso na sua rotina.

"Não me vejo fora do Sertões, trabalhamos metade do ano praticamente em função desta prova. Isto já faz parte da minha vida, são 16 anos de e chegar ao meu quinto título é muito gratificante porque é o resultado do trabalho e dedicação de todo um time campeão. Foi muito importante conquistar mais este título e já estamos pensando na próxima edição", destaca Piano, que trocou a capital paulista por Tatuí e trouxe também sua empresa para à cidade.

O piloto faz questão de ressaltar que sem a parceria das empresas que apostaram mais uma vez no potencial da equipe, esta vitória não seria possível. "Fizemos várias melhorais no caminhão em relação ao ano passado, como no motor e na suspensão, que foram essenciais para nossa vitória", diz.

Piano explica como os equipamentos foram exigidos ao extremo: "O turbo (Garrett) foi exigido ao máximo, trabalhou com temperatura de escape superior a 850graus. Em situações de areia e nas retas andamos mais de 170 Km/h. O motor (Cummins Recon) foi fantástico quanto a performance e confiabilidade, na areia pesada trabalhou a 100graus sem nenhum problema; os terminais e rótulas (Termicom) foram muito exigidos também e não houve incidente algum e pela primeira vez, usamos os pneus grandes 900x20 durante quatro etapas mais difíceis, sem contar que o câmbio (ZF) aguentou firme essa melhoria de potência que fizemos no motor."

"Foi o rali mais duro de todos que participei, agora quero ver a edição dos 20 anos de Sertões como será e estaremos lá para comprovar", finaliza Piano.

Informações completas da equipe no site www.territoriomotorsport.com.br/rally e no blog www.webventure.com.br/sertoes2011/blog/home/id/42, assim como nas redes sociais no Facebook Ford Racing Trucks e no Twitter @fordracingtruck. Para acessar as imagens do trio na prova, canal do youtube www.youtube.com/fordcaminhoes.

A equipe Ford Racing Trucks/Território Motorsport conta com patrocínio da Ford Caminhões, Cummins, Garrett, Termicom, Truckvan e Revescap e apoio Cummins Onan, ZF, Cobreq e Rassini-NHK.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Débora Evelyn e Vera Holtz circulam pelo aeroporto, no Rio



Débora Evelyn e Vera Holtz foram vistas circulando pelos corredores do aeroporto Santos Dumont, Zona Central do Rio de Janeiro, na manhã de quinta-feira (25).

Elas não estavam juntas e Débora, que interpretou Eunice em Insensato Coração, da Globo, ficou alguns minutos aguardando na fila do check-in até ser atendida. Ela estava elegante com uma calça jeans e uma camiseta roxa.

De O Fuxico
 

Prefeitura quer fechar buracos deixados pela Sabesp


Na terça-feira (23), a Câmara Municipal aprovou, em primeiro turno, projeto de lei de autoria do Executivo, que autoriza a municipalidade a celebrar convênio com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), para execução de obras de reposição de pavimentação em Tatuí.

Diz o texto da propositura que, firmado este convênio, a Prefeitura poderá realizar os serviços de reposição de pavimentação do leito carroçável ou de passeios danificados pela Sabesp, em virtude dos trabalhos de implantação, manutenção e ampliação das redes de água e esgoto. Na justificativa, o Executivo informa que “a formalização desse convênio é necessária para regulamentarmos como se dará a reposição da pavimentação no município, pelos danos causados pela Sabesp no leito carroçável e passeios públicos. Cabe à empresa concessionária a execução das obras de reposição da pavimentação em serviços por ela realizados, mas muitas vezes observamos fissuras e buracos na pavimentação asfáltica, provenientes de obras feitas pela Sabesp, que não são adequadamente fechadas após o serviço. Se o serviço de reposição não for executado ou realizado de maneira inadequada, incontáveis prejuízos poderão ocorrer, desde reclamações de moradores até acidentes e danos em veículos em decorrência destes buracos”. E completa: “embora a responsabilidade contratual pelo serviço seja da Sabesp, quem será responsabilizado judicialmente é o município. Diante disso, com o escopo de resguardar a administração de eventuais prejuízos, faz-se necessário que esta Casa de Leis nos autorize a firmar convênio de cooperação com a Sabesp, para que, ao se identificarem inadequações na reposição da pavimentação, possamos executar o serviço e repassar os custos à Sabesp. Tal medida evitará que a população de Tatuí venha a experimentar eventuais prejuízos, causados pela descontinuidade dos serviços de reposição da pavimentação”.

A propositura deverá ser discutida e votada em segundo turno na próxima sessão legislativa.

ACE comemora 75 anos com prova de ciclismo

Para comemorar seus 75 anos, a ACE - Associação Comercial e Empresarial de Tatuí faz solenidade e inaugura a galeria de presidentes da Associação no dia 28 de setembro, no Teatro do Centro Cultural.

Outro evento que acontecerá nas comemorações dos 75 anos da Associação Comercial é a prova de ciclismo através do Médio Paulista de Ciclismo.

A prova, que acontecerá com largada e chegada na Rua XI de Agosto, terá toda uma infra, com infláveis de largada e chegada, tela de fechamento, cones, podium, tendas e árbitros da Federação Paulista de Ciclismo.

O evento é reconhecido pela Federação Paulista de Ciclismo Médio Paulista e filiada à Confederação Brasileira de Ciclismo e a Federação Paulista.

Espera-se a participação de aproximadamente 500 atletas. O evento terá parceria com a ACE, Prefeitura de Tatuí, através da Secretaria de Cultura, Turismo, Esportes, Lazer e Juventude.

As inscrições estão abertas à partir de 15 de setembro.

Baseado em texto da coluna de Jorge Rizek, secretário da Cultura, no jornal O Progresso de Tatuí, edição 5.546, de 28.08.2011

Grupo de jazz francês ministra workshop no Conservatório de Tatuí

O Conservatório de Tatuí promove workshop com o grupo de jazz francês Charlier – Sourisse, no dia 5 de setembro, às 14h, no Salão Villa-Lobos. Participarão do evento pedagógico o pianista e organista Benoît Sourisse, o baterista André Charlier e o guitarrista Pierre Perchaud. A entrada é aberta a qualquer interessado.

Charlier e Sourisse são dois músicos e amigos que, recentemente, lançaram o CD “Imaginarium”. No trabalho, eles defendem o jazz como “uma música de amizade, não uma amizade entre um grupo de amigos como no rock, ou uma música de colegas, como em uma grande orquestra”. Este não é o primeiro álbum que os dois assinam juntos, mas acreditam que “Imaginarium” é o mais íntimo, no qual fazem a síntese do que eles gostam na música: a paixão pelo jazz.

O grupo de jazz já atuou com os saxofonistas Jerry Bergonzi e Kenny Garrett, o guitarrista Kurt Rosenwinkel. Agora, o grupo conta com Alex Sipiagin, que desde que deixou a Rússia, há vinte anos, é um dos mais requisitados trompetistas da sua geração nos EUA, onde ele desenvolveu uma carreira junto ao Mingus Big Band, ao Michael Brecket e Dave Holland. Sipiagin logo achou seu lugar no “Imaginarium”, mostrando seu lado virtuose na linhagem do melhores trompetistas hard bop, como nas duas versões de “Flying Bow” ou quando ele interpreta uma melodia lírica no “L’Éclaireur”.

Serviço
Workshop com o grupo Charlier – Sourisse
Dia 5 de setembro, às 14
Salão Villa-Lobos – Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada aberta a qualquer interessado
Mais informações: (15) 3205 8444 ou www.conservatoriodetatui.org.br

Anistia Internacional quer que o Brasil revogue Lei da Anistia

Anistia Internacional quer que o Brasil revogue Lei da Anistia | Jornal Correio do Brasil:

domingo, 28 de agosto de 2011

Inscrições ao Festival Estudantil de Teatro se encerram no dia 2 de setembro

Neste ano, o Fetesp aceita participação dos grupos vinculados ao Ensino Superior e o concurso voltou a ter caráter competitivo

O Governo do Estado de São Paulo, por meio do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, de Tatuí, está com inscrições abertas para o XXIV Fetesp (Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo) até o dia 2 de setembro (sexta-feira). Além das faculdades ou universidades, podem se inscrever escolas estaduais, municipais e particulares (de ensino fundamental, médio, técnico ou livre), sediadas no Estado de São Paulo.

O Fetesp será realizado entre os dias 8 e 16 de outubro e tem como objetivo estimular o interesse e o entusiasmo pelas artes cênicas entre os estudantes, promover o intercâmbio cultural entre as cidades e incentivar o movimento teatral através da formação de núcleos nas escolas. Por meio do evento, o Conservatório de Tatuí também promove as artes cênicas e incentiva o estudo do teatro.

A novidade deste ano é que o concurso abriu as cortinas do palco do Teatro Procópio Ferreira para os alunos do nível superior, além do festival voltar a ter caráter competitivo, com premiações. “A idéia de ampliar o festival para o ensino superior é enriquecer o seu conteúdo e valorizar os processos de formação”, explica o coordenador do Festival, Carlos Ribeiro.

A inscrição é feita mediante envio do histórico, fotos e gravação na íntegra do espetáculo encenado pelo grupo, além do preenchimento da ficha de inscrição. O novo regulamento pode ser acessado em www.conservatoriodetatui.org.br/fetesp.


Seleção
Segundo o regulamento do festival, uma comissão formada por professores de artes cênicas selecionará oito espetáculos infantis, juvenis e/ou adultos, que participarão em duas categorias diferentes. Quatro espetáculos serão escolhidos para o grupo "Escola de Teatro" e outros quatro para "Teatro na Escola".

A categoria "Escola de Teatro" não é competitiva e receberá espetáculos vinculados a instituições de ensino específico de teatro, sejam elas livres, de nível técnico profissionalizante ou de ensino superior. O corpo de jurados promoverá debate após cada apresentação e apresentará um relatório analítico.

Já a categoria "Teatro na Escola" terá espetáculos vinculados a instituições de ensino fundamental, médio, técnico ou superior (com exceção dos ligados a cursos de habilitação na área de artes cênicas). Esse grupo marca o retorno do caráter competitivo do festival, em que um corpo de jurados promoverá debate após cada apresentação, avaliará as peças e elegerá vencedores para os prêmios de melhor espetáculo, melhor diretor, melhor ator, melhor atriz, melhor ator coadjuvante, melhor atriz coadjuvante, melhor cenografia, melhor figurino, melhor maquiagem, melhor sonoplastia e melhor iluminação.

Os oito espetáculos selecionados serão conhecidos a partir de 12 de setembro e as datas de apresentações - no período de 8 a 16 de outubro - serão definidas por meio de sorteio, agendado para 19 de setembro. Cada selecionado receberá, a título de prêmio pela participação, R$ 2 mil. Além disso, dois integrantes de cada grupo escolhido terão estadia e alimentação ao longo do evento, devendo participar dos debates, workshops e oficinas.

O evento não só difunde as artes cênicas e destaca sua importância como ferramenta na educação como também tem caráter social: os ingressos para as apresentações custam R$ 2 e todo o valor arrecadado é doado para ações sociais do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí.


Origem
O Fetesp é o festival estudantil mais antigo de artes cênicas paulista: surgiu em 1977, com o I Festival Estudantil de Teatro, de âmbito municipal, criado pelo diretor Moisés Miastkwosky. O evento detonou um grande movimento teatral na cidade, por meio das escolas e do recém-criado Curso de Teatro do Conservatório de Tatuí.

Oficializado pelo decreto 18.434, de 15 de fevereiro de 1982, o festival integra o calendário oficial de atividades culturais realizadas pelo Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria da Cultura. Em 1992, o festival passou a ser coordenado por Antonio Mendes (1958-2008) e, ao longo dos anos 1990 e 2000, o evento firmou-se como instrumento para o estímulo e veiculação de trabalhos teatrais vinculados a processos pedagógicos de formação fundamental, média, técnica e profissionalizante. Desde 2008, o Fetesp é coordenado por Carlos Ribeiro e, em 2009 e 2010, foi realizado exclusivamente como mostra educacional, sem caráter competitivo.


Serviço
XXIV Fetesp (Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo)
Inscrições até 2 de setembro, sexta-feira
Ficha de inscrições no site www.conservatoriodetatui.org.br/fetesp
Mais informações: (15) 3205 844

Manifestações sobre o DT alcançar 200 mil visualizações





      • Máximo Lourenço- Como te falei, o Diario de Tatuí faz parte da barra dos meus Favoritos.Parabéns!
      • Therezinha Phols - Parabéns!
      • Dullcinéia Dú - voce merece
      • Rose Narciso -  VC FEZ POR MERECER!!!!

COMPLEXIDADE DO PROJETO DA NISSAN

O prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, para se orientar em tomadas de posições neste empreendimento de grande vulto, recorreu à uma consulta ao advogado José Rubens do Amaral Lincoln sobre a legislação que trata do assunto. Na quarta-feira (24), o advogado entregou um pequeno estudo ao prefeito Gonzaga sobre alguns questionamentos feitos pela Prefeitura de Tatuí. Este blog teve acesso a algumas informações e o documento mostra a complexidade da legislação brasileira para se implantar uma indústria de grande porte, principalmente quando envolve o poder público. Com certeza, o estudo feito pelo dr. Lincoln irá orientar os diretores da multinacional japonesa.

Do Blog do José Reiner, editor do jornal Integração

Inscrições para o festival de teatro estudantil em Tatuí estão abertas

Direção da Santa Casa de Tatuí fala sobre a denúncia das más condições da estrutura do prédio


Executivos da Nissan visitam o município

Representantes conheceram na sexta-feira área que pode abrigar montadora de US$ 1 bi

O alto escalão executivo da Nissan, a gigante japonesa da indústria automobilística, visitou Tatuí na manhã de sexta-feira, 26, para conhecer a área que pode abrigar a futura segunda planta da montadora no Brasil. A negociação, até então, vem sendo mantida em sigilo pela Prefeitura, por conta de uma cláusula de confidencialidade.

O grupo de investidores teve recepção feita pelo Executivo e cerimonial a cargo do secretário municipal da Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude, Jorge Rizek. Em Tatuí, eles conheceram o espaço que poderá abrigar a nova unidade e conversaram com autoridades. Entre elas, o prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo.

A construção da fábrica de automóveis faz parte dos planos de expansão da Nissan, que pretende investir, na cidade que receber o empreendimento, US$ 1 bilhão. Tatuí está entre os três municípios do Estado de São Paulo que disputam a montadora. Os outros dois são Santa Bárbara D’Oeste e Limeira.

De acordo com informações extraoficiais, o terreno oferecido pela Prefeitura pertence a sete proprietários. A área, com 35 hectares, fica na rodovia Castello Branco (SP-280), nas proximidades da divisa com Cesário Lange. A própria Nissan, que está negociando com Tatuí há mais de 90 dias, teria escolhido o local.

Além de visitar o terreno, avaliado em R$ 35 milhões (R$ 1 milhão por hectare), os executivos teriam recebido informações topográficas, mapas cartográficos e documentos de sondagem de solo, entre outros dados. Dois dos executivos que estiveram na cidade pertenceriam ao alto escalão da Nissan.

Também segundo informações extraoficiais, a empresa terá 90 dias para decidir se adquire ou não a área. Este teria sido o prazo dado pelos proprietários aos investidores japoneses. O período de tempo é maior que o estimado para que a montadora divulgue sua definição. Até o momento, a Nissan não emitiu comunicado oficial informando qual Estado brasileiro receberá o investimento. A projeção inicial, de US$ 1 bilhão, é superior ao montante que a Toyota, concorrente japonesa, investiu em Sorocaba.

A estimativa é de que as definições (de qual Estado e município brasileiro vão abrigar a nova fábrica da montadora) aconteçam até outubro deste ano. O projeto da multinacional, divulgado em junho, inclui a produção de 200 mil veículos por ano no Brasil, meta que seria atingida com a nova unidade. A fábrica seria voltada à produção de carros compactos da chamada plataforma “V”.

Das cem cidades pesquisadas pela empresa, Tatuí foi uma das três finalistas. O município recebeu indicação do programa “Investe São Paulo”, do governo do Estado, que atende empreendedores com planos de investimento.

Em junho deste ano, a Nissan anunciou que tem plano de crescimento mundial em vendas que compreende os anos de 2011 a 2016. O Brasil está diretamente envolvido na projeção de produção dos 200 mil veículos por ano, em razão do projeto da nova fábrica. A previsão é de lançar, durante os próximos seis anos, um modelo novo a cada seis semanas, totalizando 66 modelos.


Do jornal O Progresso de Tatuí, edição 5.546, de 28.08.2011

Anunciada revitalização da 11 de Agosto

Rua terá nova pavimentação, rede de fibra ótica para semáforos e passagens elevadas

A partir de setembro, a rua 11 de Agosto começa a ser revitalizada. A via de maior movimento do município ganhará nova pavimentação, rede de fibra ótica para semáforos e passagens elevadas (como são chamadas as lombadas estendidas).

Segundo adiantou à reportagem de O Progresso o secretário municipal dos Assuntos de Segurança Pública e dos Transportes, José Roberto Xavier da Silva, as obras de revitalização devem ter início no mês que vem.

As mudanças compreenderão o trecho da rua 11 de Agosto entre as ruas São Bento (próximo da Etec – Escola Técnica “Salles Gomes”) e 7 de Abril (nas imediações do Mercado Municipal “Nilzo Vanni”). A revitalização incluirá, conforme Xavier, a instalação de um semáforo no cruzamento com a rua do Cruzeiro, na esquina da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Eugênio Santos”.

“Os demais semáforos que funcionam no trecho a ser revitalizado pela municipalidade serão substituídos”, disse o secretário. A ideia é, segundo ele, substituir o sistema antigo por um moderno. A rede de fibra ótica vai tornar a sequência dos semáforos (troca dos sinais vermelho, amarelo e verde) mais segura.

O sistema permitirá, ainda, que a Prefeitura faça uso de outras aplicações. “Estamos na definição do que pode ou não ser feito, mas as discussões estão bastante adiantadas”, comentou Xavier. A instalação e a manutenção da rede ficarão por conta de uma empresa terceirizada – que não teve o nome divulgado.

Além dos semáforos (um deles a ser instalado na rua do Cruzeiro, em ponto a ser determinado), a secretaria municipal anunciou que vai trocar a sinalização de solo da rua 11 em toda a extensão. O projeto inclui, também, a substituição das atuais lombadas por passagens elevadas. A intenção é facilitar a vida do pedestre. O Executivo já fez um experimento, implantando uma passagem elevada na esquina da rua do Cruzeiro com a 7 de Maio.

De acordo com o secretário, os dispositivos serão instalados em outros pontos da cidade. “Já existem alguns locais definidos, os quais foram separados por zonas”, afirmou Xavier. A secretaria pretende implantar o novo modelo de lombada em diversos pontos da avenida Cônego João Clímaco de Camargo (avenida das Mangueiras), da avenida Salles Gomes e da rua 15 de Novembro, onde existem planos de extinguir o estacionamento do lado direito da via. A intenção é facilitar o tráfego de veículos.

Na opinião do secretário, com o lado direito livre, os veículos poderão utilizar uma segunda faixa da via, o que facilitará o fluxo durante os horários de pico (entre as 11h e 12h e 17h e 18h). “Entendemos que essa alteração vai facilitar em muito a vida de quem anda circulando por lá, seja de veículo ou a pé, porque a travessia, atualmente, não é nada fácil”, disse Xavier.

O secretário afirmou que os benefícios devem superar o “descontentamento” de alguns condutores. “Faço a mesma observação quando implantamos o corredor de ônibus na rua 11. Depois de algum tempo, a população entendeu que o dispositivo ajuda e facilita a passagem dos veículos”, comentou.

As novas passagens elevadas serão instaladas no mês em que o município realiza a “Semana de Trânsito”. O evento tem como foco, nesta edição, o respeito ao pedestre. “Nós escolhemos esse tipo de dispositivo (passagem elevada) porque ele é uma lombada e faixa de pedestres ao mesmo tempo. É o que se chama de ‘lombofaixa’”, explicou Xavier.

De acordo com o secretário, a Prefeitura não deverá substituir todas as lombadas do município pelo novo modelo. “Isso é impossível, mas vamos instalar as lombofaixas nos pontos principais, os quais nós consideramos de maior movimento”, afirmou.

Além dos dispositivos, Xavier disse que vai iniciar campanha de orientação junto aos motoristas. A iniciativa contempla a distribuição de um selo. “Vamos priorizar o pedestre, agindo em cima de quem não respeita a faixa de travessia”, comentou o secretário municipal.

O projeto da revitalização inclui, ainda, um avanço das calçadas da rua 11 de Agosto. As obras deverão ser fiscalizadas pelo Demutt (Departamento Municipal de Trânsito e Transportes) e pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura. A verba será proveniente do Funset (Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito), responsável por gerir parte dos recursos arrecadados com multas. “Nós pleiteamos a verba que deverá ser usada somente para a renovação do asfalto”, disse Xavier.

Segundo ele, os recursos para a implementação das passagens elevadas e da rede de fibra ótica, a ser utilizada pelos semáforos são à parte. “A revitalização está incluída no pacote que a Prefeitura está fazendo junto com a Praça da Matriz”, disse. “Ainda não temos os valores finais”, adicionou.


Do jornal O Progresso de Tatuí, edição 5.546, de 28.08.2011

Mais fotos da reforma da Casa de Acolhimento Institucional pela Tavex







A universitária Carol Sarubo se divertiu na apresentação da Esquadrilha da Fumaça




poesias>>> Vice Versa (Ronaldo Almeida)


sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Frank Battisti rege Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí no final de outubro

Principal nome do mundo em regência de bandas promoverá ainda diversos eventos gratuitos, paralelos ao concerto, no Teatro Procópio Ferreira
O Conservatório de Tatuí recebe Frank Battisti, um dos maiores nomes da regência mundial, para um concerto com a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, no dia 29 de outubro, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira.

A presença do maestro é um marco para o Conservatório de Tatuí, pois Battisti será uma das mais importantes personalidades que o grupo pedagógico-artístico já recebeu desde sua criação. Além disso, será a estreia de Battisti no Brasil, que também participará de uma série de eventos gratuitos nas dependências da instituição tatuiana, nos dias que antecedem o concerto.
No dia 24 de outubro, ele fará um ensaio aberto com a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí a partir das 9h, no Procópio Ferreira. Nos dias 26 e 27, estão marcados outros ensaios abertos, no mesmo local e horário. No dia 30 de outubro, acontece o “Encontro com Regentes de Bandas” e a “Palestra sobre livros”, também no Teatro Procópio Ferreira. Os horários destes eventos ainda não foram definidos, mas as inscrições são gratuitas e poderão ser feitas a partir do final de setembro.

Os ingressos para o concerto custam R$ 10 (R$ 5 estudantes, idosos e aposentados). As atividades no Conservatório estavam previamente agendadas para o final de agosto, mas um imprevisto com Battisti fez com que o maestro adiasse sua vinda ao Brasil para outubro.
Frank Battisti.

O maestro norte-americano foi fundador e regente do New England Conservatory (NEC) Wind Ensemble por 30 anos, principal regente da Longy School of Music Chamber Winds (de 2000 a 2008) e fundador e diretor musical do Tanglewood Institute’s Young Artists Wind Ensemble(2000 a 2004). Em 2005, tornou-se regente emérito do NEC. Doutor em música, é responsável pela estreia de mais de 60 obras para grupos de sopros de compositores como Warren Benson, Leslie Bassett, John Harbison, Robin Holloway, Witold Lutoslawski, Michael Colgrass, Daniel Pinkham, Gunther Schuller e Alec Wilder.

Críticos, compositores e colegas de trabalho têm elogiado Battisti por seu compromisso com a divulgação da música contemporânea e suas performances impecáveis. O regente é ainda membro da American Bandmasters Association (ABA) e fundador da National Wind Ensemble Conference, World Association of Symphonic Bands and Ensembles(WASBE), entre outras importantes instituições.

Autor dos livros The 20th Century American Wind Band/Ensemble(1995), The Winds of Change (2002), On Becoming a Conductor(2007), The Best We Can Be (2010) e co-autor de Score Study for the Wind Band Conductor (1990) e Lead and Inspire (2007). Também atuou como editor para várias editoras e, atualmente, é consultor da revista The Instrumentalist.

Battisti ainda recebeu incontáveis prêmios e homenagens durante toda a sua carreira. Oficialmente aposentado, ainda mantém agenda intensa, atuando como regente convidado, professor e escritor. Atualmente mora em Leverett, Massachusetts (EUA).

Serviço
Frank Battisti rege Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí
29 de outubro, às 20h30
Teatro Procópio Ferreira – Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí (SP)
Ingressos: R$ 10 (R$ 5 estudantes, idosos e aposentados)