segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

JOSÉ ANÍBAL

Dia 14 de fevereiro, em São Paulo, o tatuiano Francisco de Assis Garcia encontrou-se com o deputado federal José Aníbal (PSDB), secretário estadual de Saneamento e Energia, no governo de Geraldo Alckmin.  Um dos assessores de Anibal é o tatuiano e ex-vereador Ademir Cleto. Na última eleição, José Anibal obteve 2.577 votos em Tatuí e reelegeu-se, pela quinta vez, para a Câmara dos Deputados.

NOVA DIRETORIA NO LAR SÃO VICENTE

No domingo (20), tomou posse a nova diretoria do Lar São Vicente de Paulo de Tatuí, atualmente abrigando mais de cem idosos. A entidade será presidida por José Guilherme Negrão Peixoto, o Guiga Peixoto. Ainda compõem a nova diretoria Célia Maria Oliveira Holtz (vice-presidente), Miguel Nunes Filho (1º secretário), Ademar Avalone (2º secretário), Mário Batista Mori Júnior (1º tesoureiro) e Camilo Lélis Barros de Almeida (2º tesoureiro).

Oficina de Edificação e Restauração

O professor Júlio Barros do Senai iniciou seu trabalho de implantação da oficina de Edificação e Restauração no Centro Cultural. Haverá uma parceria com a Escola Salles Gomes, através do curso de edificações. Os resultados serão mostrados no Mercado Municipal e entorno.

SESSÃO DE CÂMARA PODERÁ SER VISTA PELA INTERNET

Na última sessão da Câmara de Tatuí foram realizados os primeiros testes para implantação de um sistema de “Web TV”, que permitirá, no futuro, a transmissão ao vivo e a disponibilização em vídeo das reuniões semanais pela Internet. Toda a transmissão será através do site do Poder Legislativo. A ideia surgiu no ano passado, quando o vereador José Tarcísio Ribeiro ocupava a presidência. Agora, o presidente Wladmir Faustino Saporito dará continuidade e deverá implantar este sistema.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Eles superaram 1.379 km

Apaixonados, Samuel e Ariany passaram seis meses se vendo só uma vez por mês por conta da distância entre Tatuí e Porto Alegre

Agência BOM DIA


Ariany e Samuel em cena romântica durante o casamento do último dia 5

O amor entre Samuel Domingues Gaudino da Silva, 29 anos, e Ariany Cunha, 27, nasceu de uma história que supera a distância e os limites territoriais e que teve no último dia 5 um de seus capítulos mais marcantes, quando eles casaram-se..

Ele é de Agudos, ela, de Tatuí (169 km de Bauru). O romance surgiu naturalmente e de forma rápida virou casamento.

Há um ano, Samuel e Ariany se conheceram de uma espécie de “troca de favores entre cupidos”. “Eu conhecia o irmão do Samuel, que gostava de uma moça, e que hoje é minha cunhada, e não tinha coragem de chegar nela. Eu acabei ajudando”, conta Ariany.

Com o sucesso no relacionamento do irmão de Samuel, veio a retribuição. “Foi como uma troca. Eu ajudei o irmão dele e foi ele quem nos apresentou. Conversamos pela internet e no fim deu certo”, lembra Ariany.

O casal enfrentou, e ainda enfrenta, a distância. Primeiro os 180 km que separam Agudos de Tatuí, depois os 1.379 km entre Agudos e Porto Alegre (RS), onde Samuel trabalha.

“Nos víamos uma vez por mês, porque nos conhecemos quando eu estava em férias, então a distância era Tatuí-Agudos. Depois foi pior, porque eu fui para Porto Alegre e ficamos seis meses nessa de ir e voltar da capital gaúcha”, explica Samuel, que é militar do Exército e foi transferido para o Sul no ano passado.

Mesmo com a grande distância, ele sempre quis casar com Ariany. “Oficializamos o noivado oito meses depois de começarmos a namorar, mas eu pedi ela em casamento logo no primeiro dia, eu estava procurando alguém para casar. E com a Ariany foi bom, porque começamos a conversar pela internet e foi possível expor várias coisas antes”, ressalta Samuel.

O anseio em querer se casar com Ariany fez Samuel ter medo algumas vezes, como no momento certo em pedir oficialmente a noiva em casamento. “Eu já tinha comprado as alianças há tempos, mas estava em dúvida se dava ou não”.

Samuel acabou entregando as alianças e pedindo Ariany em casamento apesar do pouco tempo de namoro e do fato de este ser seu segundo casamento. “Eu já fui casado por sete anos, ainda tenho contato com a família da minha ex-mulher, mas agora estou muito feliz com a Ariany”.

TUDO NOVO - Os dois definem o relacionamento em duas palavras: companheirismo e amizade, ou seja, tudo o que vai ser necessário na nova fase que estão prestes a iniciar. O casal vai se mudar para Porto Alegre. Ariany largou tudo para ir viver com o marido. “Eu trabalhava na assessoria de escolas de um resort pedagógico e larguei para me mudar”.

O casal está ansioso. “A ficha do casamento ainda não caiu”, admite Samuel.

A preocupação é com Ariany, que não conhece nada em Porto Alegre e vai para lá com a cara e a coragem. “Espero achar um emprego lá. Ainda estou com receio por não saber o que me espera, só fui para o Sul duas vezes”, explica.

O marido se mostra preocupado com a mulher. “Eu me preocupo por ela não conhecer o local, por ser uma cidade grande, mas não quero ficar muito tempo lá. Quero voltar para São Paulo”.

poesia>>> O TEMPO DO DESTINO


(Mariana Ferreira)


O destino trapaceiro traça
sua trilha de tramas e truques,
atrelado a um trôpego tempo
em que trafega sem diretriz.
Me atrevi a atravessar as trevas
retratadas pela tristeza e transpus,
através do que trago nas entranhas,
à destruição encontrada na estreita estrada de tropeços.
O triunfo em transpor aos entraves da travessia,
em transcender às trapaças e às traições,
é atributo de um trabalho sem tréguas.
Na trajetória do tempo transcorrido,
o destino transfigurava seu transcurso.
Tragicômico.
Teatral...

Vera Holtz participa de Festival de Teatro de Curitiba como diretora

A vigésima edição do Festival de Teatro de Curitiba acontece de 29 de março a 10 de abril trazendo com ela alguns dos grandes nomes das artes cênicas brasileiras.

Para o Festival, diz seu diretor Leandro Knopfholz, todo artista é grande. Porém, ele entende que é natural que o público queira saber daqueles rostos e nomes mais conhecidos seus.

Entre estes estão com presença confirmada nos palcos da Mostra curitibana Eduardo Moscovis, Caio Blat, Dan Stulbach, Danton Mello, Guilherme Weber, Katiuscia Canoro, Marjorie Estiano, Maria Fernanda Cândido, Sylvia Bandeira, Denise Stoklos, Débora Colker e Guta Stresser. A atriz tatuiana Vera Holtz, conhecida da televisão, vem como diretora da peça Sonhos Para Vestir.

Do portal Bonde

Vera Holtz veio reorganizar acervo do Casarão

Vera Holtz passou a primeira quinzena de fevereiro em Tatuí, organizando e reorganizando o acervo do casarão dos Holtz, junto com as irmãs Teresa, Rosa e Regina. O casarão comemora em 2011, 90 anos. Daqui, Vera segue para o Rio, passa o carnaval em Salvador e em seguida, faz palestras em Fortaleza

De Fortaleza, vem para São Paulo e segue para o Festival de Teatro de Curitiba.

Depois desse tour pelo Brasil, viaja com a família, para uma temporada em Portugal.

Vera doou o acervo de figurinos das suas peças ao setor de Artes Cênicas do Conservatório.

Da coluna de Jorge Rizek em O Progresso de Tatuí de 2011.02.20.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Acusado de matar diretor da Friboi não evita júri

Do Consultor Jurídico

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, negou pedido de liberdade provisória de um acusado de participar do assassinato do executivo Humberto de Campos, diretor do Frigorífico Friboi, em dezembro de 2008. O ministro afastou a alegação de que a situação do réu, que aguarda julgamento pelo júri popular, era idêntica à de sua irmã, acusada de ser mandante do crime e que responde ao processo em liberdade.

No despacho, dado em um pedido de Habeas Corpus, o ministro entendeu que como a decisão de pronúncia do acusado, que determinou o julgamento pelo júri, foi baseada em motivo de ordem individual, não poderia ser aplicado ao caso o artigo 580 do Código de Processo Penal, que determina que: “no caso de concurso de agentes (Código Penal, artigo 25), a decisão do recurso interposto por um dos réus, se fundado em motivos que não sejam de caráter exclusivamente pessoal, aproveitará aos outros”.

Segundo o ministro, como o acusado foi condenado ao júri por ter “antecedentes criminais por crimes graves”, essa condição “impede que se dê efeito extensivo à ordem de habeas corpus, pois, presente tal circunstância, descaracteriza-se, por completo, a própria razão de ser subjacente à hipótese de extensão das consequências benéficas de determinada decisão”. Quanto à extensão das decisões benéficas a corréus, Celso de Mello explicou que “a concessão da ordem pode ser objeto de extensão, em favor de terceiros, desde que constatada a identidade ou a similitude das circunstâncias de caráter objetivo que fundamentam a decisão cuja eficácia se pretende estender”. Com informações da Assessoria de Imprensa do Supremo Tribunal Federal.

HC 107.225

Novela 'Vamp', com Vera Holtz, será reprisada a partir de abril no 'Viva'

A partir do dia 11 de abril, o canal a cabo Viva vai exibir a novela Vamp, sucesso nos anos 90. A atração substituirá Quatro Por Quatro, que vai ao ar às 15h30.

Para quem não lembra, a trama de Antônio Calmon, se passa na cidade fictícia de Armação dos Anjos, no litoral do Rio de Janeiro. Vamp conta a história do capitão Jonas (Reginaldo Faria) e sua família, que vivem felizes na região até a chegada da roqueira Natasha (Claudia Ohana).

A jovem é uma cantora que conseguiu fama internacional após fazer um pacto com o líder dos vampiros, o Conde Vladimir Polanski (Ney Latorraca), e se tornar vampira. Natascha resolve destruir Vlad e a única arma que pode ajudá-la é a Cruz de São Sebastião, que está escondida em Armação dos Anjos.

O destaque da novela, na verdade, é a família de vampiros liderada por Matoso (Otávio Agusto), casado com Mary (Patricya Travassos), e pai de Motosão (Flávio Silvino) e Matosinho (André Gonçalves).

Vera Holtz, Nuno Leal Maia, Vera Zimermann, Guilherme Leme, Fábio Assunção, Tony Tornado, Fernanda Rodrigues, Francisco Milani e Evandro Mesquita também estão no elenco.

Do portal Terra

Banda Pethalliam interpreta HERO OF MYSELF



Vera Holtz é a primeira brasileira a participar da campanha Hear the World

Por: Emanuelle Siebra
Foto: Vera-Holtz-nota-rede-divulg-globo | 25/02/2011 | 15:00

Vera Holtz é a primeira mulher brasileira colaboradora da campanha Hear the World, em prol da prevenção dos problemas de audição. A iniciativa, que no Brasil teve como primeiro embaixador, no ano passado, o apresentador Ronnie Von, tem o objetivo de informar e dar suporte às atividades cientificas de audição.

A campanha é realizada em diversos países e já contou com o apoio de celebridades como Amy Winehouse, Joss Stone, Lenny Kravitz, Jude Law e Lindsay Lohan.

De O Fuxico

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Poupatempo faz exame médico para renovação da CHN





Agora, todas as etapas da renovação da CNH poderão ser realizadas no mesmo local

A partir desta sexta-feira, 25, os Poupatempos de Tatuí, Franca, Botucatu, Caraguatatuba e Piracicaba passam a prestar o serviço de exame médico para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A disponibilização do serviço, que será prestado no Poupatempo por médicos credenciados pelo Detran-SP, vai oferecer mais praticidade para os cidadãos. A partir de agora, todas as etapas da renovação da CNH poderão ser realizadas no mesmo local, com entrega do documento em até 1 dia útil.

A taxa para a realização do exame médico é de R$ 57,59 (cinquenta e sete reais e cinquenta e nove centavos), valor regulamentado pela Secretaria da Fazenda para o exercício de 2011 em todo o Estado de São Paulo.

Informações sobre o serviço, como requisitos e documentos necessários, podem ser obtidas pelo Disque Poupatempo 0800 772 36 33 - ligação gratuita - ou pelo site http://www.poupatempo.sp.gov.br.

Lei que obriga instalação de taxímetros está em vigor em Tatuí

Os veículos também terão que mudar de cor até 2012
Da Redação / TV Tem

Já está em vigor em Tatuí uma lei que obriga a instalação de taxímetros. Os veículos também terão que mudar de cor até 2012.

Quem precisar dos serviços dos taxistas de Tatuí pagará por preço tabelado. É uma determinação da Prefeitura. A tarifa mínima é de R$ 6. Ademar Leite Camargo é taxista há sete anos. Para ele, só o tempo vai dizer se a mudança será vantajosa para a categoria.

Com o taxímetro, o período de trabalho dos taxistas será dividido em duas etapas: bandeira 1 e bandeira 2. O preço também vai variar.

Quem for pego pela fiscalização sem o novo instrumento de trabalho corre o risco de perder a licença para trabalhar. Outra mudança que deve ocorrer nos próximos meses é cor dos táxis. Todos os carros deverão ser cinzas.

Quem já instalou o taxímetro é obrigado a trabalhar de acordo com as novas regras. Quem estiver com a situação pendente tem um prazo de trinta dias para se adequar à nova lei.

Veja como vai funcionar a cobrança do serviço de táxi:

A tarifa da saída é de R$ 6,00. Na bandeira 1, o taxímetro cobra R$ 0,30 a cada 120 metros. Na bandeira 2, R$ 0,30 a cada 92 metros.

O horário da bandeira 2 é das 22h às 6h em dias úteis. Aos sábados, a corrida fica mais cara a partir das 18h. Os taxistas também podem cobrar a bandeira 2 aos domingos, feriados e fora do perímetro urbano.

Festival de MPB em Tatuí começa nesta noite

O evento vai reunir jovens músicos em busca de reconhecimento e artistas já renomados


Da Redação/TV Tem


A abertura do Festival de Música Popular Brasileira de Tatuí será nesta noite. O evento vai reunir jovens músicos em busca de reconhecimento e artistas já renomados.

Depois de uma semana de ensaios, dez finalistas sobem nesta sexta-feira ao palco. O músico Ito Moraes, que venceu no ano passado, vai abrir o festival. Sábado será a vez de outros dez artistas e o show principal de Ná Ozzetti. A cantora traz o espetáculo Balangandãs, que homenageia Carmem Miranda.

Os vencedores serão conhecidos no domingo, logo depois da apresentação de Zélia Duncan, convidada especial.

O Festival de MPB de Tatuí está na 18ª edição. Este ano 467 músicas foram inscritas de várias regiões do Brasil, número que surpreendeu os organizadores.

O festival começa às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira. Os ingressos custam R$ 10 e podem ser comprados na bilheteria do teatro.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

TATUIANOS INSTALAM TEMPLOS NA ÍNDIA

Do Blog do José Reiner, editor do jornal Integração

Na última semana, Floravante Cortez (Boca Rica) foi presenteado com exemplares das duas últimas edições do Jornal Integração. Vante está na Índia e trabalha na instalação de templos da Congregação Cristã naquele país. O portador dos exemplares foi seu genro Benedito, que passará 21 dias em Mumbai.

MINISTRO DA JUSTIÇA ENTREGA AMBULÂNCIAS POLICIAIS EM TATUÍ NESTA SEXTA


Se a pauta do Ministério da Justiça não mudar até amanhã, o ministro José Eduardo Cardozo está com visita agendada para as 16 horas, em Tatuí. A partir das 14 horas, a assessoria de imprensa do Ministério estará presente para definir a pauta e a entrevista coletiva. Segundo consta, o ministro vai visitar as instalações da Rontan Eletrometalúrgica e são esperadas muitas autoridades neste encontro. O ministro entrega nesta sexta-feira (25), em Tatuí, 70 ambulâncias que serão destinadas aos sistemas prisionais estaduais. Os veículos são similares aos usados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e servirão para transportar presos a unidades hospitalares, caso seja necessário. É a primeira vez que esse tipo de equipamento é repassado pelo Governo Federal a penitenciárias estaduais. Todos os estados receberão ao menos dois veículos. Secretários estaduais de administração penitenciária ou seus representantes também estarão presentes à cerimônia, onde uma ambulância equipada estará em exposição. A entrega será em Tatuí porque é onde está localizada a empresa responsável por adaptar os veículos.

Do Blog do José Reiner, editor do jornal Integração, com poucas modificações.

Chuva trouxe prejuízos em Tatuí

Na última quarta-feira os 50 minutos de água foram equivalentes a um mês de chuva

Da Redação/TV Tem



Quem vê a Avenida Firmo Vieira não acredita que uma enchente, na tarde de quarta-feira, causou pânico para quem transitava pelo local. Segundo comerciantes e moradores da região, a água sempre toma conta da avenida em dias de chuva forte. Para os motoristas foram muitos prejuízos.

Em frente ao Poupatempo da cidade, a água chegou ao quarto degrau da escada. Quem estava dentro do prédio precisou esperar horas até a água baixar para voltar para casa. E quem precisava ir até o local para tirar documentação, teve que deixar para outro dia.

De acordo com a Defesa Civil, foram sessenta milímetros de chuva em cinquenta minutos, mais do esperado para todo o mês. O engenheiro da Prefeitura, Aleksander Chaves dos Santos, explica que na região daquela avenida, a situação é mais grave porque o local encima um córrego.

Um projeto de escoamento de água para toda a cidade está em fase de construção, explica o engenheiro, mas ainda não há prazo para a execução das obras. Em 120 dias um projeto de drenagem de toda a cidade estará pronto. Depois, a Prefeitura vai buscar recursos para a obra.

Ainda sobre o gado furtado - da TV Tem

Cabeças de gado roubadas são encontradas em Tatuí

A Guarda Municipal chegou até um sítio, no bairro Santa Rita de Cássia, por meio de uma denúncia anônima
Da Redação / TV Tem

Mais de quarenta cabeças de gado que teriam sido roubadas em Cunha, no vale do Paraíba, foram encontradas em Tatuí. A Guarda Municipal chegou até um sítio, no Bairro Tanquinho, próximo ao Jardim Rita de Cássia, por meio de uma denúncia anônima. Parte dos animais roubados estava no curral e o restante já tinha sido levado para o frigorífico.

O dono do sítio e do frigorífico em Tatuí confirmou que comprou o gado no Vale do Paraíba e garantiu que tem nota fiscal. O pecuarista de Cunha, vítima do roubo, também está em Tatuí e o caso já é investigado pela Polícia.

Sesi expõe 15 esculturas de figuras míticas de literatura e do teatro

24/02/2011 - O Sesi de Tatuí expõe, de 1º a 15 de março, a mostra “Entreato” composta por 15 esculturas de figuras míticas da literatura e do teatro. A exposição estará aberta à visitação pública gratuita de terça-feira a domingo. As obras são do escultor e ator Paulo Bordhin. O Sesi de Tatuí fica na Avenida Jornalista Júlio de Mesquita Filho, Vila Dr. Laurindo.

Fonte: SESI-SP /CRTV

João Carlos Martins planeja um Centro Cultural em Tatuí

O maestro João Carlos Martins visitou a cidade na semana passada. Ele esteve acompanhado do empresário Jorge Chammas, das Indústrias Reunidas São Jorge, proprietário da Fábrica São Martinho.

Foram recebidos pelo prefeito Gonzaga. O propósito da visita é dotar Tatuí de um Centro Cultural, com um teatro de primeiro mundo, um centro com a grife João Carlos Martins.

Para celebrar o projeto, a apresentação da Orquestra Filarmônica da Fundação Bachiana com a bateria da Vai Vai, que deverá vir em julho na cidade.

As informações são do secretário da cultura Jorge Roberto Rizek em sua coluna semanal em O Progresso.

Praça do Museu espera reforma

O prefeito Gonzaga esteve na segunda, na Secretaria do Estado da Cultura, no gabinete do secretário Andrea Matarazzo, para solicitar verba para a repaginação da Praça do Museu. Museu restaurado e praça em péssimo estado não combinam. A Prefeitura não divulgou nada de concreto.

Dr. Simeão Sobral é homenageado pela OAB em SP

Nesta quinta-feira (24), o advogado Simeão José Sobral, o mais antigo militante da advocacia na Comarca de Tatuí, foi homenageado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SP), em cerimônia no prédio da Associação Comercial de São Paulo. Na ocasião, foram agraciados com a mesma honraria mais doze advogados do Estado de São Paulo. Dr. Simeão exerceu sua profissão durante 52 anos consecutivos. Atualmente, com 93 anos de idade, o advogado ainda participa de inúmeras atividades sociais em Tatuí, principalmente no Rotary Club, onde é sócio-fundador. “Receber esta honraria é, para mim, uma distinção muito grande”, declarou.

Do Blog do José Reiner, editor do jornal Integração

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Chuva castiga Tatuí e região; moradores ficam ilhados

com informações da TV Tem

A chuva desta tarde causou transtorno a moradores de Tatuí. A chuva começou por volta das 14h30. Em poucos minutos, a Avenida Firmo Vieira, próxima à rodoviária da cidade, ficou tomada pela água. Alguns motoristas se arriscaram na enxurrada e outros precisaram empurrar o carro. Muitas pessoas ficaram ilhadas.

Apesar da tempestade, os bombeiros de Tatuí não registraram nenhuma ocorrência.

Começa nesta sexta-feira o 18º Festival de MPB





O Conservatório de Tatuí promove, a partir desta sexta-feira, dia 25, o 18º Festival de MPB – Certame da Canção e traz, além de novos talentos da música popular brasileira, três convidados especiais: os cantores Ito Moreno, Ná Ozzetti e Zélia Duncan. Eles fazem shows nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro, respectivamente, após as fases semifinal e final do evento.

O 18º Festival de MPB - Certame da Canção integra o calendário oficial cultural do Estado de São Paulo, tendo sido oficializado pelo decreto nº 40.833/96. Seus objetivos são incentivar a MPB, direcionar o interesse da população e mostrar a importância da arte como fonte de cultura e lazer, aprimorar e desenvolver a cultura musical, promovendo um intercâmbio artístico-cultural entre os elementos geradores da cultura, e revelar novos talentos.

As 20 músicas semifinalistas serão apresentadas nas fases eliminatórias nos dias 25 de fevereiro (dez músicas) e 26 de fevereiro (dez músicas). Dez serão escolhidas pelo júri para a final do dia 27 de fevereiro. Os intérpretes selecionados que desejarem serão acompanhados por uma orquestra formada por músicos do Conservatório de Tatuí, sob regência do maestro João Maurício Galindo com apoio do coordenador da Big Band do Conservatório de Tatuí Celso Veagnoli.

A melhor composição receberá prêmio de R$ 10 mil. Também serão distribuídos prêmios de R$ 6 mil ao segundo colocado; R$ 4 mil ao terceiro colocado; R$ 3 mil ao quarto colocado; R$ 2 mil ao quinto colocado; além de R$ 1 mil ao melhor intérprete e à música de aclamação popular. A ajuda de custo será de R$ 600.

Shows
No dia 25 de fevereiro, após a primeira fase semifinal, acontecerá show com o cantor Ito Moreno.
No dia 26 de fevereiro, após a segunda fase semifinal, o show será com a cantora Ná Ozzetti. 
No dia 27 de fevereiro, após a apresentação das dez músicas finalistas e antes do anúncio dos vencedores do 18º Festival de MPB – Certame da Canção, acontece show da cantora Zélia Duncan. O show “Pelo Sabor do Gesto” foi indicado ao Grammy Latino.

Ingressos
Os ingressos ao 18º Festival de MPB – Certame da Canção, passarão a ser vendidos no dia 21 de fevereiro, das 15h às 19h. Nos dias 25 e 26, eles serão vendidos a R$ 10,00. No dia 27, ele terá custo de R$ 40,00.

18º Festival de MPB – Certame da Canção
Dias: 25, 26 e 27 de fevereiro de 2011
Horário: 20h30
Dia 25 – 1ª eliminatória e show com Ito Moreno – Ingressos: R$ 10,00
Dia 26 – 2ª eliminatória e show com Ná Ozzetti – Ingressos: R$ 10,00
Dia 27 – final e show com Zélia Duncan – Ingressos: R$ 40,00
Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415 – Tatuí-SP
Venda de ingressos a partir do dia 21 de fevereiro
Informações: 15 32058444

Em março, Cordão dos Bichos será tema de exposição no Museu Paulo Setúbal

A partir de terça-feira, 1º de março, o Museu Paulo Setúbal abre uma nova exposição, a “Arte Popular”, que abordará a história Cordão dos Bichos de Tatuí. O projeto tem apoio da SPI, Colégio Objetivo e Central de Rádio. A catraca é livre, tendo como horário de funcionamento, de terça a domingo e feriados, das 9 às 17 horas. A exposição ficará disponível até dia 30 de março. A exposição, resultado de uma Oficina de Papietagem, faz parte de uma série de iniciativas para trazer à população tatuiana conhecimento, participação e valorização do Cordão dos Bichos, uma tradição do município. Através de vídeo documentário, banners, peças que mostrarão o desenvolvimento da construção de um boneco do cordão dos bichos, nove monitores acompanharão e esclarecerão os visitantes. O Museu Paulo Setúbal está localizado na Praça Manoel Guedes, no Centro.

Oficina

O Museu Paulo Setúbal, desde a última sexta-feira, dia 18, está com as atividades da Oficina de Papietagem em execução, através da parceria com O Boticário, Tintas Pig, Antuérpia Turismo e site Xpress. O tema da oficina é o centenário do tradicional  Cordão dos Bichos. A proposta capacita cerca de 30 crianças da cidade para confeccionar a cabeça dos animais do Cordão dos Bichos. As aulas irão até a próxima sexta-feira, dia 25, com encerramento no mesmo dia, às 18 horas, na Praça do Museu, onde as crianças receberão um certificado, uma miniatura do tucano do Cordão dos Bichos. A abertura da oficina contou com uma palestra da designer Vanesca Soares de Carvalho, que realizou seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) de faculdade sobre o Cordão dos Bichos. Segundo a Coordenadora do Departamento Educativo do Museu, Soraya Rossi, o objetivo é “fomentar o Cordão dos Bichos”. Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e o Projeto Ayrton Senna, que abrange crianças de todas as regiões do município, foram escolhidos os alunos, formando duas turmas, a de manhã, coordenada pela oficineira Neiva Telles, e a de tarde, coordenada por Eunice Rossi Camargo. Após encerramento, as cabeças confeccionadas serão doadas ao Dape (Departamento de Aperfeiçoamento de Projetos Educacionais) para aproveitamento pedagógico.O projeto é ainda mais amplo. Soraya diz que a oficina tem a pretensão de se expandir para escolas. “Assim, cada instituição escolheria um animal e o confeccionaria inteiro, não só a cabeça como na oficina, e esses bonecos seriam doados ao Cordão dos Bichos de Tatuí, que hoje conta com 35 bonecos”, revela.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Gonzaga reivindica obras esportivas ao secretário estadual de Esportes



Gonzaga e Saporito foram recebidos pelo secretário Jorge Pagura
Na quinta-feira, dia 17, o prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo e o vereador Wladmir Faustino Saporito, presidente da Câmara Municipal, foram recebidos em São Paulo pelo secretário estadual de Esportes, Jorge Pagura.

Na pauta, estavam várias reivindicações para o município de Tatuí. Entre elas, recursos para a reforma da Pista de Skate do bairro CDHU “Orlando Lisboa” e para a construção de uma outra Pista de Skate na Praça Ayrton Senna, na Vila Dr. Laurindo, além de uma cancha de malha e bocha.

Gonzaga e Saporito também solicitaram ao secretário material esportivo para as escolinhas de esportes municipais e projetos sociais esportivos. Ambos também solicitaram o empenho da secretaria para incluir Tatuí no calendário esportivo do Estado e em competições importantes, como a próxima edição da Copa SP de Futebol Júnior e os Jogos Regionais do Idoso em 2012 (a edição 2011 será em Itapetininga).

Jorge Pagura é médico neurocirurgião e filiado ao PTB, legenda partidária que o indicou para a pasta. Desde 2004 é diretor da Confederação Brasileira de Esportes Aquáticos (CBDA). Em 2009, foi eleito membro da Confederação Sul-americana de Natação e membro do Comitê Técnico de pólo aquático da Federação Internacional de Natação. Em 2010, foi nomeado diretor de assuntos médicos da Federação Paulista de Futebol. Chefiou delegações brasileiras de pólo aquático em diversas competições internacionais.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Polícia procura bandidos que assaltaram uma cerâmica em Tatuí

Segundo o proprietário de uma cerâmica, dois bandidos armados invadiram o escritório da empresa e fizeram quatro pessoas reféns

Da Redação / TV Tem
Violência em Tatuí. A polícia procura os dois bandidos que assaltaram uma cerâmica e renderam uma família.
O assalto aconteceu por volta das 9h. Segundo o proprietário de uma cerâmica, dois bandidos armados invadiram o escritório da empresa e fizeram quatro pessoas reféns, entre elas, uma criança de 1 ano de idade. Ainda assustado, o homem prefere não mostrar o rosto.

Em poucos minutos, os ladrões fugiram no carro da vítima, levando o cofre da empresa. Os policiais foram acionados em seguida.

Segundo a polícia, os assaltantes foram flagrados em um canavial, próximo à cerâmica, tentando abrir o cofre. Houve tiroteio, mas eles abandonaram o carro e conseguiram fugir levando um malote com quase R$ 55 mil em dinheiro e cheques.

Além do dinheiro, os bandidos ainda levaram três celulares e o rádio do carro. Até agora, ninguém foi encontrado.

Câmara e jornal de S. José do Rio Preto atacam Conservatório

Do jornal Democrata, de São José do Rio Pardo

2011.02.21 - A Câmara Municipal encaminhará Moção de Repúdio ao diretor do Conservatório Musical e Dramático de Tatuí. A manifestação de protesto, aprovada por unanimidade, foi inspirada pela sucessão de fatos – e muitos boatos – vistos e ouvidos nos últimos meses. Foi uma enxurrada de revelações, meias-informações e recados incompletos, quase tudo publicado sob responsabilidade de articulista deste DEMOCRATA, Álvaro Ribeiro de Oliveira Netto.

No centro dos confrontos, o diretor de Tatuí, Henrique Autran Dourado, e o gerente do Polo local, maestro Agenor Ribeiro Netto. O conflito se deu por interesses dos quais muitos ainda não revelados, mas teve início com uma manobra que objetivava, por mais que se tente negar, o desmantelamento do Polo local. Os alunos seriam remanejados para o Projeto Guri, onde música é lecionada com menores pretensões, quase como disciplina auxiliar. Isso não guarda a menor relação com os ensinamentos recebidos no Polo, em elevados níveis, com padrão de conservatório e objetivos de profissionalização. Para se dar uma ideia, 80% dos músicos que constituem a Osesp – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo são formados pelo Conservatório de Tatuí. Não se pode duvidar do nível de excelência do aprendizado recebido no Conservatório, que chegou a ser destacado entre os melhores do mundo. Uma das dúvidas que não querem calar está sobre esse nível de excelência: ele ainda existe?

Não faltam informações sobre alterações radicais nos métodos pedagógicos adotados mais recentemente, que teriam provocado deterioração nos cursos e evasão de alunos – em Tatuí. A tal ponto de se promover exames de admissão no meio do ano letivo, para preencher as carteiras abandonadas.

Justamente nesse aspecto residem as maiores diferenças entre o diretor geral e o gerente local. Entre as muitas rusgas, declaradas ou veladas, está o inconformismo da sede com a suposta rebeldia da filial.

O que se viu é que, para esse embate à distância, o diretor geral arregimentou aliados em São José do Rio Pardo – apesar de jamais ter vindo à cidade –, nutrindo-os de informações privilegiadas, restando saber se são verdadeiras.

O Polo Avançado em São José do Rio Pardo é o único fora de Tatuí. Importante conquista apoiada por todos os políticos, mas que, inegavelmente, veio da inspiração e da persistência de Agenor Ribeiro Netto. Esse seu desejo contaminou quem tomou a decisão final em favor da vinda do Polo, o maestro Antonio Carlos Neves Campos, então diretor e ícone do Conservatório, um benfeitor para a causa. Fizeram ótimo trabalho. Formaram músicos hoje profissionais. Os resultados se proliferaram exponencialmente para muitas cidades desta e de outras regiões. E não é esse o objetivo do empreendimento?

Mas, mudou a Direção Geral e as relações se estremeceram. O Conservatório de Tatuí, apesar de subordinado a uma entidade privada, recebe quase todos os seus recursos financeiros – mais de R$ 23 milhões/ano – do Estado. A Secretaria da Cultura tomou conhecimento dos fatos e intercederá, com a preocupação de poupar a instituição de maiores desgastes. Tem poderes suficientes para exigir o desfecho mais justo e adequado, após analisar todos os aspectos e apurar as verdades.Por ora, resta aguardar.

Beneficiários do Programa Ação Jovem podem se inscrever em cursos do Senac

Os jovens de 15 a 21 anos, beneficiários do programa de transferência de renda, o Ação Jovem, já podem se inscrever nos cursos gratuitos de qualificação e preparação para o trabalho oferecidos pelas unidades do Senac-SP. São 3.402 vagas disponíveis em 25 cursos em todo Estado. As inscrições podem ser feitas pelo site www.sp.senac.br.

Fonte: UOL / crtv. Assista CRTV, a web tv de Tatuí, http://www.crtv.tv.br

Cerquilho inscreve para Prova de Canoagem Aberta

18/02/2011 - Em Cerquilho, estão abertas as inscrições para a Prova de Canoagem Aberta que acontecerá dia 2 de abril a partir das 8h, no lago do Centro Olímpico. Durante o evento haverá também apresentação de rafting. As inscrições são gratuitas. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3284-2064.

Fonte: AI/Cerquilho

Assista CRTV, a web tv de Tatuí - http://www.crtv.tv.br

domingo, 20 de fevereiro de 2011

artigos>>> APLAUDIR O PÔR DE SOL

Mathew Shirts
O Estado de S.Paulo

Tive oportunidade de ficar três dias da semana passada no Rio de Janeiro. Trabalhei, mas também fiz turismo. Levei Samuel, meu filho caçula, de 7 anos, comigo. Fomos de avião. Desembarcamos no aeroporto Santos Dumont. Continua lindo. Ainda é um dos mais charmosos do mundo. Mas cá entre nós, poder-se-ia acabar a reforma.

Se dependesse de mim, não teriam feito os chamados "fingers", aquelas escadas cobertas em formato de "Z" que ligam a saída da aeronave à entrada do terminal. O Santos Dumont é um dos pontos de pouso onde é melhor sair na pista mesmo. Bate logo na cara aquele ar pesado, tropical, de calor e humanidade, a vista do Pão de Açúcar, a Baía de Guanabara, o cheiro do combustível de aviação. Lembro-me da primeira vez que desembarquei no pequeno e charmoso aeroporto, gringo de tudo, aos 17 anos, em 1976, do voo que me trouxe da Califórnia, via Nova York. Não desconfiava de como aquela viagem mudaria minha vida.

Pegamos um táxi em frente do aeroporto. O momento do encontro com o motorista é sempre forte no Rio. São diferentes de nós. Aprendemos com eles. Assisti certa vez a uma apresentação do cartunista carioca Allan Sieber em que disse acreditar na sobrevivência às crises climáticas de apenas duas espécies: as baratas e os motoristas de táxi do Rio. Havia na observação uma crítica, mas também uma dose de admiração.

O nosso taxista era simpático. Ao pedirmos para ir ao Arpoador, onde fica o hotel, ele descreveu os pontos fortes do bairro. Disse que ali se reuniam todos os dias, nas pedras e na praia, centenas de pessoas para aplaudir o pôr do sol. Fique ressabiado, confesso. Poderia ser uma brincadeira elaborada para gringos e turistas. Aplaudir o pôr de sol? Será? Quando contei a história, depois, para o escritor e amigo meu Reinaldo Moraes, autor do já lendário romance Pornopopéia - e paulistano até a raiz dos cabelos -, ele me perguntou: "E se chover, eles vaiam?"

No dia seguinte, domingo, com o sol ainda longe de se pôr, fomos conferir. Minha mulher Luli, eu e o Samuel. A muvuca era grande. As pessoas se moviam por todos os lados, do parque Garota de Ipanema à calçada, descendo as escadarias até a areia, ao mar e subindo as trilhas para o topo das pedras. O movimento lembrava um pouco o de um grupo grande de caranguejos. As crianças, lindinhas todas, tomavam banho debaixo de um chuveiro que brotava da areia, adornado com um enorme - e feio - urubu confeccionado de plástico. Demorei um pouco para entender que o enfeite era uma manifestação de territorialidade dos flamenguistas. A 30 metros dali havia, também fincada na areia da praia, uma bandeira do Botafogo. As duas torcidas pareciam conviver em paz.

Não sei bem como, mas ali sabiam todos que sou gringo de origem - mesmo sem conhecer o meu sotaque de Tatuí, no interior paulista. Ofereciam-me diversos tipos de produtos. Cocadas cobertas com doses fartas de leite condensado extraído de recipientes destinados originalmente a ketchup. Pipoca. Amendoim. Algodão-doce. O vendedor de cuscuz me seguiu, repetindo em um inglês insistente: "promotion, promotion" - que deduzi significar "promoção" ou, como se diz na Rua Oscar Freire, "sale". Quando recusei a oferta, ele me sacaneou, garantindo que o produto era "laite".

Seguimos até as pedras do Arpoador. Delas a vista é, de fato, emocionante. Toda a Praia de Ipanema, de um lado, lotada de gente. Do outro, a bonita Prainha do Diabo, o Forte de Copacabana, o mar aberto. Circulamos entre centenas de pessoas. Minha mulher Luli comprou um pacote de biscoitos Globo para o Samuel. E quando o sol se pôs atrás do Morro do Vidigal, todos ali aplaudiram. O ritual é esse mesmo. O taxista tinha razão.

Nesse momento meio místico, lembrei-me com saudades do meu guru, o historiador Richard M. Morse, autor de O Espelho de Próspero. Dizia ele que uma das características interessantes da cultura brasileira era sua preservação de um "encanto" com o mundo. Morse utilizava o termo no sentido que lhe deu o sociólogo alemão Max Weber, em seu livro clássico A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. Segundo Weber escreve nas páginas pessimistas e finais do livro, a racionalidade imposta pelo capitalismo na sua vertente calvinista (puritana) traz um "desencanto" que apaga o encanto original com a vida. Tudo é explicado de modo utilitário. Perde-se, com isso, a magia da existência.

Mas ali, nas pedras do Arpoador, os cariocas aplaudem todos os dias o pôr do sol. Apesar de toda a modernidade, eles fazem questão de criar e manter um ritual primitivo. Se há, ali, desencanto, está escondido. Doctor Morse teria gostado de ver.

poesia / José Lannes

 AMIGO

(José Lannes)


Amigo é o que nos procura
simplesmente por sentir 
prazer, descanso, ventura, 
em nos ver e nos ouvir.

Aconselha-nos, se erramos,
sem humilhar-nos, porém,
e sempre que precisamos,
ao nosso encontro ele vem...

Tem muito dos nossos gostos,
das nossas opiniões
e, se divergem os rostos,
concordam os corações.

Quando um dia, inopinada,
uma dor nos espezinha...
Embora bem disfarçada,
num relance ele adivinha...

Com uma palavra breve
e sábia, realiza o encanto:
eis que já sentimos leve
o que nos pesava tanto!

Na hora torva e indecisa
em que descremos de nós,
só ele nos valoriza
com sua alma e sua voz!

Mais que irmão! conceito antigo
nos instrui com perfeição,
se nem todo irmão é amigo,
todo amigo é sempre irmão.

Mas não é qualquer no mundo
que possui o raro dom
de ser amigo profundo...
É preciso, antes, ser bom.

cartas>>> Onde comprar cds de Roberto Rosendo

Senhores, boa noite,

Frequento a barbearia de um senhor italiano aqui em São Paulo, na Vila Guarani, e sempre ouço algumas músicas que acho maravilhosas pela voz do cantor como também pelos estilos em especial as músicas de seresta, outro dia perguntei a ele que era o cantor e ele me disse que era o sr. Roberto Rosendo um seresteiro de Tatuí, gostaria de comprar uns CDs dele , por acaso voces saberiam me informar o telefone dele ou onde posso encontrar esses CDs,

Desde já, agradeço a atenção,

-- 
Paulo Corrêa Alejandro
tel(11) 55882925 - 34845485 - 70965558

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Calçadas e ciclovia interligando V. Angélia e J. Gonzaga já começou

Já teve início a construção de calçadas, ciclovia, acostamento e serviços correlatos na Rodovia Mário Batista Mori, no trecho que liga a Vila Angélica ao Jardim Gonzaga. A obra, orçada em 305.951,57 reais, é financiada pelo Governo Federal através do Ministério das Cidades, e está a cargo da Empreiteira Construart Construtora e Incorporadora, fone 3251.2923, www.construartconstrutora.com.br 

Banda Pethalliam interpreta CAROLINE



sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Rádio Notícias promove Copa Regional de Truco

Dia 13 de março começa a 6ª Copa Regional Rádio Notícias de Truco. O evento começa às 10h, no Lions Clube de Tatuí, à Rua 7 de Setembro, nº 735, Vila Dr. Laurindo. Inscrições abertas e limitadas, no valor de R$ 20 por dupla, na Central de Rádio. Premiação em dinheiro e troféus aos melhores classificados.

Fonte: Redação Central de Rádio

Pesquisa mostra que criminalidade diminuiu em 2010

Apesar disso, alguns moradores vivem uma realidade diferente dos números oficiais

Da Redação / TV Tem

Acidente deixa 3 pessoas feridas em Tatuí

Ariadne Janez / TV Tem

O acidente aconteceu na tarde desta sexta-feira (18), na Rodovia Antônio Romano Schincariol, em Tatuí. Um carro e uma moto bateram no km 122. Segundo informações do Corpo de Bombeiros e da concessionária que administra a rodovia, três pessoas ficaram feridas. Todas foram levadas para o Pronto Socorro de Tatuí.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Casal aplica golpe do bilhete premiado e é preso em Tatuí

Por sorte, o gerente do banco desconfiou e ligou para a polícia

Da Redação / TV Tem


Um crime mais comum do que se imagina e difícil de ser pego: o velho golpe do bilhete premiado. Na quarta-feira uma senhora quase perdeu R$ 30 mil, tudo o que tinha na poupança, quando dois estelionatários a abordaram em frente a casa dela. Por sorte, o gerente do banco desconfiou e ligou para a polícia.

Junto com o casal, a polícia apreendeu também outros bilhetes falsos. A orientação para evitar os golpes é procurar não conversar com desconhecidos e lembrar que ninguém daria um bilhete que vale milhões a troco de uma quantia menor.

Seleção brasileira de horseball treina em Tatuí para Sul-Americano

Como no futebol, o principal clássico do esporte é contra os vizinhos argentinos

Da Redação / TV Tem

CÂMARA AUTORIZA CONVÊNIO ENTRE PREFEITURAS PARA CUSTEIO DO SAMU

A Câmara de Tatuí aprovou, dia 15, em primeiro turno, projeto de lei do Executivo, que autoriza a municipalidade a celebrar convênio com a Prefeitura de Itapetininga, objetivando participar no custeio do Sistema Regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192. A participação do município de Tatuí foi homologada em junho do ano passado, pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do Estado de São Paulo, e engloba ainda as cidades de Itapetininga – como sede regional – Quadra, Guareí, Sarapuí, Angatuba, Alambari e Campina do Monte Alegre.

Vereadores rejeitam veto a projeto de incentivo cultural

Na terça-feira, dia 15, na sessão da Câmara Municipal, os vereadores rejeitaram, com seis votos contrários e cinco favoráveis, o veto total aposto pelo prefeito Gonzaga ao projeto de lei de autoria do vereador Vicente Menezes, o Vicentão (PT), que prevê a isenção do Imposto Sobre os Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) para inúmeras modalidades do setor cultural e artístico da cidade, com a intenção de estimular eventos e reduzir os custos das atividades e produções ligadas à cultura.

Duas pessoas são presas em Tatuí por tentativa de estelionato

Elas tentavam vender por R$ 30 mil uma falso bilhete premiado que valeria R$ 2 milhões

Da Redação/TV Tem




Duas pessoas foram presas nesta quarta-feira em Tatuí suspeitas de tentativas de estelionato. Segundo a Polícia Civil, Ivania do Carmo Nascimento, 46 anos, e Marcelo Renato Pinto, de 28 anos, ambos de Rio Claro, tentavam vender por R$ 30 mil uma falso bilhete premiado que valeria R$ 2 milhões.

Os suspeitos abordavam as vítimas nas ruas e fingiam checar a validade do prêmio na loteria federal, por telefone. Eles foram descobertos depois de tentar o golpe em uma idosa de 78 anos. Os dois prestaram depoimento na delegacia de Tatuí e serão encaminhados para cadeias da região.

Quem foi vítima do golpe pode entrar em contato com a delegacia de Tatuí pelo telefone (15) 3251-4402.

'Epidemia' de buracos nas ruas em Itapetininga, Tatuí e Itaí

Chuva, obras que não foram terminadas e qualidade do asfalto são algumas das causas apontadas
Da Redação / TV Tem

A reclamação é antiga. Em época de chuva constante, aumenta o número de reclamações sobre problemas no asfalto, em várias cidades.

Em Tatuí, os moradores também denunciam o rastro deixado por funcionários de empresas de abastecimento de gás, água e esgoto. São materiais espalhados pelo chão e falhas no asfalto, depois das obras.

'Epidemia' de buracos nas ruas de Tatuí e Itapetininga



quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

CARRO ESTACIONADO PERTO DO PRONTO-SOCORRO TEM PLACAS FURTADAS

Na sexta-feira, 11, uma funcionária pública municipal, de 43 anos, deixou seu veículo - um Ford Escort azul, modelo 1994 - estacionado nas proximidades do pronto-socorro, por volta das 23h, ausentando-se por duas horas. Ao retornar, viu que as placas traseira e dianteira haviam sido roubadas. A placa do veículo é: BQX 1403.

Do jornal O Progresso de Tatuí, edição de 2011.02.16

João Vitor Cardeli vence disputa de motocross



Do jornal O Progresso de Tatuí,
edição de 2011.02.16

Foi aberta no domingo, 13, na cidade de São Miguel Arcanjo, a temporada de motocross deste ano. A primeira etapa do Campeonato Paulista de Motocross foi realizada durante a Festa da Uva de São Miguel Arcanjo. Nas várias categorias em disputa, pilotos de Tatuí obtiveram premiações, com destaque para João Vitor Cardeli.

O Campeonato Paulista de Motocross é organizado pelo Vitória Moto Clube, que, neste ano, passou a utilizar o “transpoder”, equipamento fixado na moto de cada piloto e que indica a posição exata e o tempo de cada volta.

Com o uso da tecnologia, pilotos tatuianos tiveram suas vitórias confirmadas. Na categoria MX2 (450cc), Cardeli subiu ao ponto mais alto do pódio e sagrou-se campeão da modalidade, tendo o também tatuiano Luiz Saron em terceiro lugar. Cardeli registrou mais duas importantes somatórias: na MX gold, com o quinto lugar; e na MX 3, em segundo.

Na categoria XM1 (250 cc), Daniel Caputo terminou em quarto lugar. Pela MXN3, Luiz Carlos Rodrigues Junior garantiu o terceiro lugar, seguido de Fabiano Crispim, em sexto.

A segunda etapa do Campeonato Paulista de Motocross acontecerá na cidade de Barão de Antonina (SP), dia 20 de março.

Secretaria de Educação lança software para Rede Municipal de Ensino


A Secretaria Municipal de Educação lançou sábado, dia 12, o software SIGED (Solução Integrada de Gestão Educacional), o programa desenvolvido pela empresa MMD2 que trará à rede municipal de ensino mais agilidade e controle sob os dados de cada escola. A ferramenta acessada via internet beneficiará as 16 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) e as 16 Creches Municipais. No sábado, cerca de 50 profissionais da área administrativa das escolas e creches pertencentes à Rede Municipal de Ensino, como diretores e coordenadores, receberam treinamento para a utilização do SIGEG, que já está sendo utilizado pelos profissionais da educação. Os participantes do treinamento foram informados sobre as diversas possibilidades do programa que vão desde rendimento dos alunos ao estoque de cada instituição. Entre as funções do SIGED estão: Módulo de alunos - notas, frequência, matrícula, biometria; Professores - frequência, biometria; Escola - Grade de aulas, calendário escolar, planejamento anual, mapa, listagem de escolas; Ferramentas: enquetes, jogos, biblioteca; Relatórios - por escola, por aluno, merenda, transporte e estoque. “Esta ferramenta possibilita um maior controle na administração dos cursos, escolas, disciplinas, currículo, períodos, matrículas, grade de horário, alunos e professores, bem como a racional utilização da internet a favor de uma comunicação interativa e rápida” diz a secretária da Educação, Marisa Fiúsa Kodaira.“O SIGED é um sistema exclusivo da rede municipal de educação de Tatuí, uma ideia que estava em estudo desde 2006 na busca de uma ferramenta que trouxesse organização de forma ágil”, destacou o diretor do Departamento de Informática da Secretaria da Educação, José Eduardo de Almeida Júnior. “Dá para visualizar tudo”, diz Almeida, demonstrando a eficiência do software.

Guarda Civil terá mais 20 no efetivo em até quatro meses

O prefeito Luiz Gonzaga participou, hoje, dia 16, da aula inaugural da “Escola de Preparação de Guardas Municipais”, que funcionará nas dependências da Guarda Civil Municipal de Tatuí, na Vila Dr. Laurindo. Uma nova turma deu início, com 20 pessoas. Em até quatro meses eles irão incorporar o efetivo da GCM de Tatuí, hoje com 122 guardas.Gonzaga esteve acompanhado pelo secretário José Roberto Xavier da Silva (Segurança Pública e Transportes); do comandante da GCM, Doraci Dias de Miranda e do sub-comandante da corporação, Francisco Carlos Severino.O secretário Xavier explicou que os alunos terão várias aulas com disciplinas diversas, que vão desde legislação até a prática de tiro. Em março, durante o período de carnaval, os recrutas já deverão estar estagiando nas ruas, sempre com a supervisão dos guardas civis municipais. Logo após a sua participação na aula inaugural, o prefeito Gonzaga visitou as dependências da Guarda Civil Municipal, para acompanhar sua rotina de funcionamento.

Santa Casa muda entrada para a Avenida das Mangueiras



O atendimento ao público da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí passou a ser realizado, desde ontem, terça-feira, dia 15, na Avenida das Mangueiras. Naquele lado do imóvel, passou a funcionar a entrada do hospital (veículos e pedestres), além dos setores de Internação, Administração, Sala de Gesso, Prontuários Médicos e Ambulatório Cirúrgico. A adequação foi necessária porque o prédio onde funcionavam estes setores será demolido devido ao projeto da nova Maternidade, que está na fase final de construção, e que prevê o uso daquele espaço. Segundo o interventor municipal, farmacêutico Antonio Marcos de Abreu, a obra deste novo local de atendimento e dos setores citados, foi realizada graças a uma parceria com a Prefeitura de Tatuí e com a colaboração de inúmeros cidadãos e empresas da cidade, que doaram grande parte do material utilizado. "A nova Maternidade, que muito em breve será inaugurada, irá dar um referencial ainda maior ao nosso hospital”, disse o interventor. O prédio está sendo construído com recursos da Secretaria de Estado da Saúde. A obra está avaliada em cerca de R$ 2 milhões. Recursos da ordem de R$ 500 mil foram conquistados pelo então deputado federal Antonio Carlos Pannunzio para a compra de mobiliários que ali serão utilizados.

Trânsito em Tatuí complica o atendimento do Samu

Do jornal O Progresso de Tatuí,
com poucas modificações


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) completou, em fevereiro, dois meses de funcionamento na cidade. E em pouco tempo, o coordenador de Urgência e Emergência Municipal, Jerônimo Simão, já pede conscientização da população sobre algumas atitudes. Os principais fatos que atrapalham nas ocorrências são os trotes e a falta de educação no trânsito.

O coordenador explicou que os alguns motoristas, aos perceberem o veículo do Samu com os alertas visuais e sonoros ligados, “apostam corrida” com as ambulâncias. “Necessitamos de colaboração no trânsito. Quando subimos a Rua 11 de Agosto ou descemos a 15 de Novembro, precisamos que os carros e as motos liberem espaço para nós passarmos”, pediu.

O trabalho dos bombeiros, de acordo com Simão, também é prejudicado por motoristas  “O Corpo de Bombeiros também se queixa. Às vezes, necessitam de um atendimento mais rápido, porque um caso é grave, e as pessoas ficam segurando o trânsito”, disse.

O Samu, além dos motoristas, enfrenta outro fator que atrasa os atendimentos constantemente: o trote. O coordenador de urgência e emergência não soube dizer os números de ocorrências falsas, mas afirmou que são muitas.

Além da conscientização de que o tempo é um fator fundamental no salvamento de vidas, Simão ensina as pessoas a como chamar uma ambulância do Samu. “O número de atendimento é 192, e precisamos que a ocorrência seja qualificada. Informe o local ou ponto de referência e a idade aproximada da vítima para agilizar o atendimento”, indicou. “As pessoas ficam falando: ‘Quero uma ambulância’. Mas esquecem-se das informações fundamentais para o médico poder despachar o carro”.

No período de 3 a 31 de dezembro de 2010, o Samu realizou 256 atendimentos e 29 orientações (via telefone). Por dia, contou Simão, foram cerca de dez ocorrências. “Tatuí tem uma cobertura boa neste setor. São três viaturas de emergência e urgência, duas dos bombeiros e uma do Samu. O pronto-socorro tem uma ambulância para transferência de pacientes com alta complexidade e uma para transporte”.

“Dá para atender às ocorrências normalmente. O importante é entender como o serviço é prestado. Às vezes, acontece de as seis viaturas estarem em uso ao mesmo tempo. Por isso, quem liga pedindo o serviço, tem que ter paciência e saber que nós não vamos deixar ninguém sem atendimento. Porém, damos preferência à prioridade dos casos”.

Um exemplo de atendimento em conjunto com o Corpo de Bombeiros, segundo o coordenador de emergência e urgência, foi o acidente na rodovia Senador Laurindo Minhoto (SP-141) que matou duas pessoas nesta quarta-feira, 10, em Capela do Alto. “Como havia vítimas presas nas ferragens, esperamos o Corpo de Bombeiros retirar as vítimas e acabar com o risco de explosão”, contou.

O coordenador Simão também está bastante esperançoso com a melhora do atendimento à população, devido à obtenção de uma nova ambulância. De acordo com ele, o projeto está na Câmara Municipal de Tatuí. “O Samu terá mais uma ambulância, mas estamos aguardando a autorização para a contratação de médicos que dominam a área de urgência e emergência”.

O Samu de Tatuí presta serviço para a região, que contempla também os municípios de Itapetininga, Quadra, Guareí, Angatuba, Campina do Monte Alegre e Sarapuí. Na cidade, o serviço atua em conjunto com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Militar e Defesa Civil.