quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Projeto Rememorar traz histórias antigas que são debatidas pelos idosos




Em comemoração ao Mês do Idoso, o Projeto Envelhecer com Qualidade de Vida desenvolveu, no Museu Paulo Setúbal, o Projeto “Rememorar: No meu Tempo Era Assim”. Este projeto foi idealizado devido à vontade que os idosos têm em contar suas histórias para as pessoas. Os idosos levaram pertences particulares que lhes lembrassem de como as coisas eram quando jovens.

Estiveram presentes no evento a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (Fusstat), Maria José Vieira de Camargo, o dirigente do Projeto Envelhecer com Qualidade de Vida, Ivan Rezende, a palestrante e voluntária do Projeto Envelhecer com estudos bíblicos, Heny Nogueira, além dos quase 80 idosos.

Este primeiro bate papo ou “Roda de Diálogo”, como eles mesmos chamaram, foi sobre “Educação nos velhos tempos”. Heny Nogueira começou falando que “a educação vinda de casa nunca muda”. Falou também do tratamento que a mulher tinha quando ela era jovem, que logo cedo aprendeu os deveres de casa, falou da importância da mulher ter o direito de votar. Falou dos passeios: “a gente ia na praça passear e namorar. Domingo era bailinho no Clube Recreativo”.

Em seguida, os idosos do Projeto Envelhecer tomaram a vez para contar algumas histórias de suas vidas. Riram, se emocionaram. E, por fim, a Heny foi homenageada pela passagem do Dia do Professor.

A artista plástica Carlota Franco, o professor e radialista Wilson Bertrami e o advogado Simeão Sobral foram alguns dos participantes da “Roda de Diálogo” em outros dias do evento. Nesta quinta-feira, dia 20, das 14 às 16 horas, haverá mais uma “Roda de Diálogo”, com a professora Cimira Cameron. O tema será “Educação e Cultura”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário