quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Plantio de mudas nativas envolve estudantes


O Departamento de Planejamento Ambiental e o Departamento Educação Ambiental, órgãos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e a Secretaria Municipal de Educação realizaram no Solar Ambiental Quim Quevedo, o plantio de 200 mudas nativas das espécies: cedro rosa, jatobá, guanandi, angico, mulungu, cabreuva, pau-viola, palmito Jussara e uvaia, entre muitas outras espécies.

A atividade envolveu os alunos da Escola Professor José Tomás Borges e da Escola Professor Carlos Alberto Lourenço, do Bairro Congonhal do Meio.

O plantio faz parte do Projeto Meio Ambiente, uma parceria entre o Solar Quim Quevedo e a Escola Tomás Borges, onde os alunos estudam as árvores nativas, colocam placas com o nome da espécie identificada e também há orientação sobre horta, sob a supervisão do engenheiro agrônomo José Emílio Monteiro.

O Solar Quim Quevedo está cadastrado no programa “Banco de Sementes” do Departamento de Planejamento Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, onde árvores de espécies nativas e de arborização são identificadas e cadastradas para obtenção de sementes para formação de mudas, a serem distribuídas à população e principalmente aos agricultores que precisam recuperar nascentes e áreas degradadas em sua propriedade, no “Programa Recuperação de Nascentes e Áreas Degradadas”.

Participaram do evento o engenheiro Luiz Carlos da Costa, proprietário do Solar Quim Quevedo, e a professora Júlia Costa, coordenadora da Escola José Tomás Borges.

Os interessados em recuperar áreas florestais em sua propriedade podem entrar em contato com o Departamento de Planejamento Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e se cadastrar no Banco de Áreas. Quando houver alguma empresa ou pessoa física que precisem fazer a compensação ambiental, a Secretaria de Meio Ambiente entrará em contato com os interessados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário