segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Frank Battisti faz estreia no Brasil com a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí

Maior nome em regência de bandas se apresentará no dia 29 de outubro, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira
O Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos recebe o principal nome da regência mundial de bandas sinfônicas: o maestro Frank Battisti. Ele comandará a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí no dia 29 de outubro, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira, concerto que será a estreia do regente no Brasil. Battisti também participará de uma série de eventos gratuitos promovidos pelo Coreto Paulista, programa da Secretaria de Estado da Cultura organizado pelo Conservatório de Tatuí. 
 
A presença de Frank Battisti em Tatuí será um marco para o grupo pedagógico-artístico, pois o regente é uma das mais importantes personalidades que a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí já recebeu em toda a sua história. O maestro norte-americano foi fundador e regente do New England Conservatory (NEC) Wind Ensemble por 30 anos, principal regente da Longy School of Music Chamber Winds (de 2000 a 2008) e fundador e diretor musical do Tanglewood Institute’s Young Artists Wind Ensemble(2000 a 2004). Em 2005, tornou-se regente emérito do NEC. Doutor em música, é responsável pela estreia de mais de 60 obras para grupos de sopros de compositores como Warren Benson, Leslie Bassett, John Harbison, Robin Holloway, Witold Lutoslawski, Michael Colgrass, Daniel Pinkham, Gunther Schuller e Alec Wilder.

Críticos, compositores e colegas de trabalho têm elogiado Battisti por seu compromisso com a divulgação da música contemporânea e suas performances impecáveis. O regente é ainda membro da American Bandmasters Association (ABA) e fundador da National Wind Ensemble Conference, World Association of Symphonic Bands and Ensembles(WASBE), entre outras importantes instituições.

Autor dos livros The 20th Century American Wind Band/Ensemble (1995), The Winds of Change (2002), On Becoming a Conductor (2007), The Best We Can Be (2010) e co-autor de Score Study for the Wind Band Conductor (1990) e Lead and Inspire (2007), também atuou como editor para várias editoras e, atualmente, é consultor da revistaThe Instrumentalist.

Battisti ainda recebeu incontáveis prêmios e homenagens durante toda a sua carreira. Oficialmente aposentado, ainda mantém agenda intensa, atuando como regente convidado, professor e escritor. Atualmente mora em Leverett, Massachusetts (EUA).

Encontros de Regentes com o maestro Frank Battisti

Além do concerto, Governo do Estado de São Paulo e o Conservatório de Tatuí, por meio do programa Coreto Paulista, preparam dois “Encontros de Regentes”: em 25 de outubro, às 19h30, e no dia 30 de outubro, às 10h. No dia 24 de outubro, Battisti fará um ensaio aberto com a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí a partir das 9h, no Teatro Procópio Ferreira. Em 25 de outubro, às 19h30, também no teatro, será realizado o “1º Encontro de Regentes com o Maestro Frank Battisti”. Nos dias 26 e 27, estão marcados outros ensaios abertos, às 9h, no mesmo local.

A palestra sobre os livros publicados de Frank Battisti ocorrerá no dia 27 de outubro, às 19h, no Teatro Procópio Ferreira. No dia 30, acontece o ”2º Encontro de Regentes com o Maestro Frank Battisti”.

A participação nos eventos será permitida mediante inscrição prévia. A ficha de inscrição está disponível no site www.coretopaulista.com.br e o candidato não precisa ter conhecimento musical. Todos os inscritos estarão automaticamente aptos a participar, gratuitamente, de todas as atividades conforme descrito em sua opção, com exceção do concerto no dia 29 de Outubro com a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário