quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Marquinho Mendonça se apresenta no dia 23 no Conservatório de Tatuí

Foto: Paulo César/ Divulgação


Compositor desembarca na cidade para executar o repertório da turnê “Tempo Templo”

O Conservatório de Tatuí recebe Marquinho Mendonça com a turnê do show instrumental “Tempo Templo”, no dia 23 de agosto, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira, com entrada franca. O projeto contempla ainda mais duas apresentações em outras cidades do Estado de São Paulo.

A turnê “Tempo Templo” oferece um repertório baseado nos dois discos autorais (“Tempo Templo” e “Filosofolia”) do músico e realiza um passeio pelo universo da música popular e instrumental brasileira, abordando diversos gêneros como choro, samba, jongo, frevo, boi, baião, toada, valsa e outros ritmos tradicionais.

Marquinho Mendonça é compositor, multi-instrumentista e arranjador. Possui grande influência da música popular e regional brasileira. Já realizou trabalhos ao lado de grandes músicos e grupos, como Zé Menezes, Orquestra Popular do Recife, Renato Anesi, Banda Mafuá, Vanessa da Mata, Tião Carvalho, Dominguinhos, Francis Hime e Yamandu Costa. Formou a Banda do Beco e a Banda Mafuá. Em 2010 lançou o Livro/CD “Novos Compositores da Música Instrumental Brasileira Marquinho Mendonça - Vol. 1”.

Após alguns anos de experiência profissional em São Paulo, graduou-se como guitarrista pelo Musicians Institute, de Los Angeles, em 1992. Estudou percussão latina com Dinho Gonçalves e pesquisou ritmos regionais com os grupos Cachuera (tradição do Sudeste) e Cupuaçu (cultura maranhense). Aperfeiçoou-se no violão em aulas com o músico Ulisses Rocha e passou a dedicar-se também ao cavaquinho e ao bandolim, pesquisando os compositores de choro tradicional.

Sempre atuando em conjuntos e também como solista de cordas, procura compor de forma livre, mesclando elementos de diversos gêneros. O envolvimento com a música regional brasileira e a divulgação desses ritmos são os focos do compositor. Em 2005, lançou o CD “Filosofolia”, um passeio pelos ritmos do Brasil, em dez composições inéditas e duas leituras de gêneros tradicionais. Em 2010, lançou o segundo CD solo, “Tempo Templo”, que contou com a participação de mais de 30 músicos.


Serviço
Marquinho Mendonça - Show Instrumental “Tempo Templo”
Dia 23 de agosto, às 20h30
Teatro Procópio Ferreira (Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí)
Entrada Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário