domingo, 3 de julho de 2011

Começa neste domingo o 18º Festival de MPB - Painel Instrumental

Painel Instrumental reúne 23 atrações em uma semana

Evento mais esperado será apresentação da Jazz Combo do Conservatório & Edmundo Villani-Côrtes

O Conservatório Dramático e Musical de Tatuí promoverá a música instrumental durante uma semana, com o 18º Festival de MPB – Painel Instrumental. Ao todo, serão 23 eventos (entre concertos, aulas e workshops) deste estilo musical pouco difundido no Brasil.

O evento deste mês é uma das três ações do Festival de MPB. O objetivo principal, segundo a coordenadora Érica Masson, é apoiar e fomentar o desenvolvimento da música instrumental no país. O festival também é aguardado por oferecer diferentes possibilidades aos inscritos. Uma delas é a chance de integrar as aulas ministradas por especialistas de destaque no meio artístico e acadêmico, do cenário nacional ou internacional.

“Queremos dar a oportunidade dos alunos terem contato com outros músicos de outros lugares, fora do Conservatório. Temos poucas escolas e poucos festivais e nossa expectativa é difundir a música instrumental”, contou a coordenadora Érica. “Teremos aulas, shows e workshop. O que mais importa são as aulas, pois os alunos poderão tocar com músicos que não conhecem”.

O evento de abertura do Painel Instrumental será referente a dois grandes nomes do jazz: Duke Ellington e Billy Strayhorn. A Orquestra Sinfônica e a Big Band do Conservatório de Tatuí apresentarão o concerto no dia 3 de julho, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira. Os dois grupos pedagógico-artísticos do Conservatório tocarão as músicas “My Little Brown Book” (arr. Thiago Costa), “Melancholia” (arr. Duke Ellington – Bob Freedman), “Dukeness” (arr. Alexandre Mihanovich), “Duke’s Moods” (arr. Maurício de Souza, Mood Indigo, C Jam Blues e Cotton Tail) e “Duke Ellington & Billy Strayhorn Suite” (arr. Cyro Pereira). O maestro João Maurício Galindo será o regente e Celso Veagnoli é o coordenador da Big Band.

No dia seguinte, a Big Band do Conservatório de Tatuí se apresenta com Vinícius Dorin, às 20h30, no Procópio Ferreira. E, no dia 5 de julho, o Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí, com a coordenação de Alexandre Bauab, tem show agendado, no mesmo horário e local.

No dia 6 de julho, sob a coordenação e regência de Érica Masson, Outside Big Band e Thiago do Espírito Santo fazem uma apresentação, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira. Esta será a primeira vez que o baixista Espírito Santo tocará numa Big Band. “Thiago é um músico de renome e está muito animado com esta experiência inédita”, disse Érica, que também fez o arranjo de algumas músicas para o show.

Uma das atrações mais esperadas do Painel Instrumental é o concerto da Jazz Combo do Conservatório de Tatuí & Edmundo Villani-Cortês, com Paulo Flores na coordenação, no dia 7 de julho, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira. O convidado deste espetáculo é um dos grandes nomes da música instrumental brasileira e tem composições referentes à cidade de Tatuí, como “Passarinhos da Praça da Matriz”, que deverá ser executada no concerto.

“O Villani atua nas duas áreas: música erudita e popular. Será um concerto interessante porque a sonoridade será diferente, tocando MPB com o jazz combo”, explica a coordenadora do evento.

No dia 8 de julho haverá, às 14h, o concerto dos Professores e Alunos do Painel Instrumental, no Procópio Ferreira, com entrada franca. No mesmo dia, às 20h30, será a apresentação de Rafael de Lima Quarteto “Transfigurações Brasileiras”. Já no dia 9 de julho, às 20h30, o encerramento do festival será no teatro do Conservatório de Tatuí: o Trio Corrente lançará o Cd Corrente Vol. 2, às 20h30.

Os ingressos para as apresentações no Teatro Procópio Ferreira serão vendidos segunda a sexta-feira, das 15h às 19h (antecipada) ou no dia do evento e custarão R$ 10 (R$ 5 para estudantes, idosos e aposentados). O Conservatório de Tatuí está localizado na rua São Bento, 415, centro de Tatuí. Mais informações pelo telefone 3205 8444.

Eventos gratuitos
A programação do 18º Festival de MPB – Painel Instrumental ainda contempla alguns eventos gratuitos. No hall do Teatro Procópio Ferreira, acontecerá a Vitrine do Painel Instrumental, com uma série de apresentações. No dia 3 de julho, Fábio Leal (guitarra) e Danielle Domingues (voz) farão um duo. No dia seguinte, será a vez de Marina Beraldo e Trio Jacarandá assumirem os instrumentos musicais.

No dia 5 de julho, Richard Ferrarini e Projeto Canudo Elétrico tocarão no hall do teatro. No dia 6, Tiago Giovani (piano), Rogério Cruz (baixo), Marcelo Correia (bateria), Camilo Macedo (guitarra) e Hugo Rafael (voz) farão a apresentação do grupo Urubum, no mesmo local.

O Grupo Vocal do Curso de MPB&Jazz do Conservatório de Tatuí se apresentará no dia 7 de julho, com a coordenação do professor responsável Edmo Perandin. No dia 8 de julho, haverá dois shows: O Trio Novo começa a desfilar as notas musicais às 13h30 e, às 19h30, os acordes de Pedro Martinez Quarteto serão ecoados no Teatro Procópio Ferreira.

A Vitrine do Painel Instrumental será encerrada com Thiago Braga Quarteto, no dia 9 de julho, com os seguintes integrantes: Thiago Braga, guitarra; Rodrigo Marques, baixo; Isaías Alves, saxofone; Henrique Rossetto, bateria.

Com exceção da apresentação do Trio Novo, todos os eventos no hall do teatro do Conservatório terão início às 19h30.


Serviço
18º Festival de MPB – Painel Instrumental
Entre os dias 3 e 9 de julho de 2011
Informações: http://www.conservatoriodetatui.org.br/painelinstrumental

Nenhum comentário:

Postar um comentário