quinta-feira, 9 de junho de 2011

Tatuí vai perder mais um distrito policial

O 1º DP também poderá ser extinto

A Polícia Civil do Estado de São Paulo vai extinguir o 2º Distrito Policial de Tatuí, que funciona na Vila Esperança. Os serviços da unidade serão incorporados pelo 1º DP, à Rua 15 de Novembro, 1.307, a partir do próximo mês. A medida segue determinação do delegado-geral, Marcos Carneiro Lima, e visa estabelecer uma “reengenharia da parte funcional da corporação” com a "unificação" de distritos policiais em vários municípios paulistas.

À reportagem do jornal O Progresso de Tatuí, o delegado titular do município, José Alexandre Garcia Andreucci, declarou que a proposta da unificação não partiu dos delegados. “Não é uma vontade pessoal minha, e muito menos dos delegados dos distritos. É uma determinação superior da pasta, e a nós cabe, exclusivamente, cumpri-la”, disse.

O uso da expressão "unificação dos distritos policiais" parece apenas uma maquiagem para evitar uma revolta maior da população, que já teve o 3º DP, que funcionava na Rua Adauto Pereira, fechado na gestão anterior do governador Geraldo Alckmin. A palavra distrito significa divisão, delegacia, e uma unificação elimina essa divisão, portanto, acaba um distrito.

Tatuí ainda pode ficar sem DP algum
Os distritos policiais de Tatuí poderão ser completamente extintos. Isso porque é provável que os serviços dos distritos policiais passem a funcionar no novo prédio da Delegacia Central, que teve o projeto de reforma e ampliação aprovado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública neste mês.

Em sua primeira gestão, Geraldo Alckmin fechou a Delegacia Seccional de Polícia de Tatuí, o Instituto de Criminalística, o Instituto Médico Legal e o 3º DP de Tatuí, para dizer apenas da Secretaria de Segurança Pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário