quarta-feira, 1 de junho de 2011

Programa Mais Educação já atende 840 estudantes em Tatuí



Na quarta-feira, dia 25, na EMEF Profª “Lígia Vieira de Camargo Del Fiol”, da Vila Angélica, ocorreu a oficialização da implantação do programa federal “Mais Educação”, que na Escola Lígia Del Fiol já é desenvolvido há um ano, e a partir de junho será realizado em mais seis escolas de ensino fundamental municipais.

O programa consiste em desenvolver atividades em período integral nas escolas, alunos participam de atividades esportivas e artísticas no contra turno das aulas. Em Tatuí são realizadas práticas de judô, natação, artes, meio ambiente, fanfarra/flauta e reforço. Segundo Sonia Menezes, coordenadora municipal do projeto “o objetivo não é formar atletas, mas desenvolver valores morais e éticos, além de dar oportunidade de novas atividades a esses alunos, realizando inclusão social”. Mensalmente as unidades receberão verba do governo federal para a manutenção do programa.

O prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo esteve presente ao evento e destacou todos os investimentos que estão sendo realizados na área educacional, além dos convênios e parcerias que estão sendo desenvolvidos.

Com a adesão das seis novas escolas, o atual quadro de unidades escolares atendidas pelo programa ficou assim: EMEF Profª “Lígia Vieira de Camargo Del Fiol” (Vila Angélica), “EMEF “Prof. Accácio Vieira De Camargo” (São Cristóvão), EMEF “João Florêncio” (Centro), EMEF “Prof. José Tomás Borges” (Santa Cruz), EMEF “Profª Maria da Conceição Oliveira Marcondes” (Valinho), EMEF “Profª Maria Eli Da Silva Camargo” (Rosa Garcia) e EMEF “Profº Firmo Antônio De Camargo Del Fiol” (Jardim Planalto), que atenderão a 840 alunos, sendo 120 alunos em cada escola.

As atividades são desenvolvidas por monitores que tenham prática na modalidade. A equipe que trabalhará nas escolas já está formada, e de seis que trabalhavam na Vila Angélica, o número de profissionais saltou para 36 monitores. Sonia ressalta a mudança no comportamento dos alunos já inseridos do programa na Vila Angélica. “Eles estão mais responsáveis, mais companheiros e respeitam mais o próximo”, disse.

Como algumas atividades físicas necessitam de estruturas físicas que as unidades escolares não dispõem, como por exemplo, a natação, parcerias com entidades são realizadas. As aulas dos alunos da escola Lígia são realizadas na piscina municipal e o judô no barracão de uma igreja localizada próxima a unidade. Para as aulas das outras seis escolas em que o programa será instalado novas parcerias estão sendo seladas, uma delas é com o Sesi de Tatuí e do espaço para atividades no Jardim Mantovani.

Nenhum comentário:

Postar um comentário