segunda-feira, 2 de maio de 2011

Tatuí sedia primeira etapa do Campeonato Paulista de Adestramento Hípico

Cavaleiros de várias idades, modalidades e países participaram

Da Redacão/ TVTem


Tatuí sediou no fim de semana a primeira etapa do Campeonato Paulista de Adestramento Hípico. Cavaleiros de várias idades, modalidades e países participaram.

As provas parecem um passeio de cavalo. Mas não é. E isso começa pelo vestimento dos cavaleiros. Tem que ser clássico com direito até a cartola. O desafio no adestramento é controlar o animal para que ele faça o trajeto correto e da maneira que os juízes querem.

A categoria ainda é pouco conhecida no país, mas os brasileiros têm sido presença constante nas Olimpíadas. Mesmo assim, o idioma português é apenas mais um entre os vários na competição. Sultan Dar é da República Dominicana e diz que o nível do país é alto.

Os cavalos também não são brasileiros. A raça Lusitana é considerada uma das melhores para a montaria pela obediência do animal. Os pequenos também tem vez nessa modalidade. Mas o português também não foi o idioma vencedor nos mais jovens. A pequena francesa Júlia foi uma das que levou troféu para casa. O treinador diz que as crianças tem até mais facilidade para aprender os movimentos.

Cavaleiros brasileiros, que já disputaram até Olimpíadas pelo país, começaram em competições menores e estaduais. Por isso, a etapa do Campeonato Paulista em Tatuí serve de inspiração para novos nomes no cenário do hipismo brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário