quarta-feira, 4 de maio de 2011

Tatuí enfrentará Centro Habana, de Cuba, no Dia do Desafio

O lançamento do Dia do Desafio 2011 e o sorteio das cidades que se desafiarão para conseguir o maior número de pessoas praticando atividade física foi realizado na segunda-feira, dia 2, no SESC Pinheiros, em São Paulo. Cerca de 1000 pessoas compareceram ao evento que contou com a apresentação do grupo teatral  Jogando no Quintal e a participação de atletas consagrados, autoridades nacionais e internacionais e coordenadores do evento no Continente Americano.

Tatuí esteve representada pelo professor Altair Vieira, diretor do Departamento de Esportes, órgão da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude.

Através de sorteio eletrônico, ficou estabelecido que Tatuí enfrentará o município de Centro Habana, de Cuba, no Dia do Desafio 2011. O município cubano tem 157 mil habitantes. O Dia do Desafio 2011 será realizado no dia 25 de maio, última quarta-feira do mês.

Este é o décimo primeiro ano que Tatuí participa do Dia do Desafio. Das dez edições que participou, Tatuí venceu nove vezes. Em 2010, Tatuí enfrentou e venceu Novojoa, do México, cidade com 144.598 habitantes. Tatuí conseguiu mobilizar ano passado 77.883 pessoas (69,81%), contra 12.266 (8,48%), de Novojoa.

Atletas como o medalhista olímpico do vôlei Giovane Gávio, o campeão olímpico de vela, Lars Grael, o ex-jogador de futebol, Denílson, além do jogador de basquete da NBA, Leandrinho e a jogadora de futebol do Santos Futebol Clube, Cristiane, participaram da abertura do evento e destacaram a importância da atividade física.

Na cerimônia de lançamento, foram convidados ao palco o superintendente técnico social do SESC São Paulo, Joel Padula; o Secretário de Estado de Esporte, Lazer e Juventude de São Paulo, Jorge Roberto Pagura; o Diretor Geral de Atividade Física e Recreação da Venezuela, Julio Carrilo; o cônsul geral do México em São Paulo, José Geraldo Hernades, além do vice-presidente da TAFISA (The Association For International Sport for All), Rodolfo Valgoni; a ex-jogadora da seleção brasileira de basquete Magic Paula; a diretora regional do SESC Mato Grosso, Irene Maria Buainain e a coordenadora do Dia do Desafio no continente americano, Maria Luiza Souza Dias.

O superintendente técnico social do SESC São Paulo, Joel Padula, afirmou que o evento é grandioso por mobilizar milhões de pessoas.

Dia do Desafio - O evento surgiu no ano de 1983, quando a temperatura em uma pequena cidade do Canadá chegava a 20 graus negativos. Naquela ocasião, o prefeito sugeriu que, às 15 horas, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem por 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo. Pelo total de eletricidade economizada no momento da caminhada, foi possível estimar o número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio dali em diante. A iniciativa passou a realizar-se todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em número de cidades e em total de participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário