quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Trânsito em Tatuí complica o atendimento do Samu

Do jornal O Progresso de Tatuí,
com poucas modificações


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) completou, em fevereiro, dois meses de funcionamento na cidade. E em pouco tempo, o coordenador de Urgência e Emergência Municipal, Jerônimo Simão, já pede conscientização da população sobre algumas atitudes. Os principais fatos que atrapalham nas ocorrências são os trotes e a falta de educação no trânsito.

O coordenador explicou que os alguns motoristas, aos perceberem o veículo do Samu com os alertas visuais e sonoros ligados, “apostam corrida” com as ambulâncias. “Necessitamos de colaboração no trânsito. Quando subimos a Rua 11 de Agosto ou descemos a 15 de Novembro, precisamos que os carros e as motos liberem espaço para nós passarmos”, pediu.

O trabalho dos bombeiros, de acordo com Simão, também é prejudicado por motoristas  “O Corpo de Bombeiros também se queixa. Às vezes, necessitam de um atendimento mais rápido, porque um caso é grave, e as pessoas ficam segurando o trânsito”, disse.

O Samu, além dos motoristas, enfrenta outro fator que atrasa os atendimentos constantemente: o trote. O coordenador de urgência e emergência não soube dizer os números de ocorrências falsas, mas afirmou que são muitas.

Além da conscientização de que o tempo é um fator fundamental no salvamento de vidas, Simão ensina as pessoas a como chamar uma ambulância do Samu. “O número de atendimento é 192, e precisamos que a ocorrência seja qualificada. Informe o local ou ponto de referência e a idade aproximada da vítima para agilizar o atendimento”, indicou. “As pessoas ficam falando: ‘Quero uma ambulância’. Mas esquecem-se das informações fundamentais para o médico poder despachar o carro”.

No período de 3 a 31 de dezembro de 2010, o Samu realizou 256 atendimentos e 29 orientações (via telefone). Por dia, contou Simão, foram cerca de dez ocorrências. “Tatuí tem uma cobertura boa neste setor. São três viaturas de emergência e urgência, duas dos bombeiros e uma do Samu. O pronto-socorro tem uma ambulância para transferência de pacientes com alta complexidade e uma para transporte”.

“Dá para atender às ocorrências normalmente. O importante é entender como o serviço é prestado. Às vezes, acontece de as seis viaturas estarem em uso ao mesmo tempo. Por isso, quem liga pedindo o serviço, tem que ter paciência e saber que nós não vamos deixar ninguém sem atendimento. Porém, damos preferência à prioridade dos casos”.

Um exemplo de atendimento em conjunto com o Corpo de Bombeiros, segundo o coordenador de emergência e urgência, foi o acidente na rodovia Senador Laurindo Minhoto (SP-141) que matou duas pessoas nesta quarta-feira, 10, em Capela do Alto. “Como havia vítimas presas nas ferragens, esperamos o Corpo de Bombeiros retirar as vítimas e acabar com o risco de explosão”, contou.

O coordenador Simão também está bastante esperançoso com a melhora do atendimento à população, devido à obtenção de uma nova ambulância. De acordo com ele, o projeto está na Câmara Municipal de Tatuí. “O Samu terá mais uma ambulância, mas estamos aguardando a autorização para a contratação de médicos que dominam a área de urgência e emergência”.

O Samu de Tatuí presta serviço para a região, que contempla também os municípios de Itapetininga, Quadra, Guareí, Angatuba, Campina do Monte Alegre e Sarapuí. Na cidade, o serviço atua em conjunto com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Militar e Defesa Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário