quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Percussão


Alvaro Ruiz (no alto) e Adriana Laranjeira (acima) fazem conclusão de curso

Duas apresentações de percussão com entrada gratuita na próxima semana

A próxima segunda-feira, dia 6 de dezembro, será dedicada à percussão sinfônica no Teatro Procópio Ferreira, do Conservatório de Tatuí. Na data serão realizadas duas apresentações. Às 19h, o Grupo de Percussão Jovem do Conservatório de Tatuí faz apresentação coordenada por Agnaldo Silva. Já às 20h30 acontece recital de conclusão de curso dos percussionistas Adriana Laranjeira e Alvaro Ponce de León Ruiz, sob coordenação de Luis Marcos Caldana.

O Grupo de Percussão Jovem do Conservatório de Tatuí foi criado em 2010 e visa a proporcionar a interação entre a técnica e os conceitos teórico-práticos adquiridos nas aulas individuais e o contexto em que se situa o universo da percussão na atualidade, bem como a sensibilização para as diferentes ramificações da percussão sinfônica. Propõe, além do desenvolvimento da prática em conjunto, a ampliação do repertório, maior integração entre os alunos em meio às atividades de performance, criação e execução musical. No recital, o grupo apresentará obras de Judy M. Mathis (“Impressionato”), Mitchel Peters (“Piece for Percussion”), Bent Lylloff (“Arhus nº 4”), Andrés Soto (“El Tamalito”) e Agnaldo Silva  (“Tic-Tac”). Fazem parte do grupo os alunos André L. Costa, Daniel Del Carpio, Emerson Sioli, João Paulo Mamed Ferreira, José Gonçalves, Juninho Andrade, Matheus Vieira e Pedro Lucas Vercelino.

A apresentação das 20h30 marcará a conclusão do curso de percussão sinfônica dos alunos Adriana Laranjeira e Alvaro Ponce de León Ruiz.

O peruano Alvaro Ponce de León Ruiz – que iniciou-se no cajón aos quatro anos de idade e já concluiu curso de bateria popular em Tatuí – apresentará obras de Anthony Miranda (2 Episódios para Caixa), Elliott Carter (Canaries - Solo para 4 Tímpanos), Tim Huesgen (Trilogy – Vibrafone Solo), além de uma obra composta por ele próprio: Cajón Solo nº 1.  

Adriana Laranjeira executa obras de Bent Lyloff (Arhus 9 – Caixa), E. Guimerá (Toccata para Marimba e Vibrafone), John Beck (Sonata para Tímpanos) e G. H. Green (Triplets – Xilofone Solo). Juntos eles apresentam, de Nebojac Zivkovic, “Trip Per Uno”. O concerto contará com participação especial de Clayton Moraes, Jeferson Oliveira, Pedro Vercelino, Priscila Andrade, além do próprio coordenador Luis Marcos Caldana.

Área de Percussão
O curso de percussão existe há mais de 30 anos no Conservatório de Tatuí. Trata-se de um dos mais tradicionais implantados no país. O objetivo do curso de percussão sinfônica é que o aluno tenha um amplo conhecimento de todos os instrumentos que formam a família da percussão em seus dois gêneros distintos: tanto o clássico quanto o popular. Além disso, durante a duração do curso – 14 semestres – consiga, ao concluí-lo, estar preparado para enfrentar o mercado de trabalho profissional. Isso implica em ingressar numa universidade ou atuar profissionalmente em orquestras, bandas sinfônicas e trabalhos independentes como coordenação de cursos e aulas. A família da percussão sinfônica envolve os grupos de “membranas” (tímpanos, tambores, bateria etc), “teclados” (marimba, vibrafone, xilofone, bells) e os mais variados acessórios (triângulo, agogô, entre outros).

SERVIÇO
RECITAL GRUPO DE PERCUSSÃO JOVEM – 19h00
RECITAL DE CONCLUSÃO DE CURSO DE PERCUSSÃO – 20h30
Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415 – Tatuí-SP
Entrada franca
Retirada de ingressos: de terça a sexta, das 15h às 19h, e nos dias de eventos até as 21h30
Informações: 15 32058444 / www.conservatoriodetatui.org.br
Informações à imprensa: 15 32058464 / 96131922

Nenhum comentário:

Postar um comentário