quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Tatuí tem representante na final da Olimpíada de Língua Portuguesa


 Andressa (a menina que está de lado), da Escola Lígia Del Fiol, é finalista nacional da Olimpíada de Língua Portuguesa

             Em Belo Horizonte, quando viajava junto à sua professora de português, Arethuza Barbosa Cirineu, como premiação da fase regional da 2º Olimpíada de Português Escrevendo o Futuro, a aluna do 9º ano do ensino fundamental Andressa Cristina Carneiro, da EMEF Lígia Vieira de Camargo Del Fiol, recebeu na última sexta-feira, dia 12, a notícia de que é finalista na categoria “Memórias Literárias”.

            Inicialmente a produção textual foi uma das 125 escolhidas entre as 17.600 concorrentes, e agora está entre as 38 selecionadas para disputar a final. “A princesa dos campos de algodão” pode ser uma das cinco redações premiadas no dia 29 de novembro, em um evento que acontecerá no Museu Nacional de Brasília, na chamada “Esplanada dos Ministérios”.

            A viagem a Belo Horizonte foi de três dias e aluna e professora puderam desfrutar de oficinas e do convívio com pessoas de todas as regiões do país, além de os alunos terem a oportunidade de modificar suas produções, caso julgassem necessário, antes de seguirem para a avaliação da próxima fase. Após ser aconselhada pelo instrutor da oficina da qual participou, Andressa tirou algumas palavras em excesso da redação, como explicou Cirineu.

            Ela também teve a oportunidade de conhecer Fernando Brant, parceiro de composição de artistas como Milton Nascimento, e com base na entrevista feita por eles, alunos semifinalistas na olimpíada, produziu mais uma “Memória Literária”, esta voltada ao compositor.

            Em Tatuí, os colegas de sala de Andressa receberam na terça-feira, dia 16, a notícia de que ela disputará a final.

A Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro” é uma iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Cultural que tem como objetivo a melhoria da leitura e da escrita de alunos das escolas públicas brasileiras. Com a participação de mais de 60 mil escolas, contando com mais de 239 mil inscrições de professores, a edição 2010 da Olimpíada envolveu mais de 7 milhões de alunos de todo o Brasil. A orientadora e a responsável pela Olimpíada de Língua Portuguesa em Tatuí é a professora Bernadete Poles André. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário