quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Odontomóvel completa um ano e registra 1.297 crianças atendidas

Um serviço de saúde inédito na região está comemorando um ano de funcionamento. O “Odontomóvel”, um micro-ônibus adaptado com consultório dentário, que percorre escolas, creches e pré-escolas, atendeu neste período 1.297 crianças de 14 unidades. Destas crianças, 60% nunca tiveram cárie nem histórico de cárie (dentes restaurados) e foram realizados apenas procedimentos preventivos nas que tinham necessidade, 465 crianças, isto é, 36% necessitavam de algum procedimento restaurador em função da cárie dentária. Foram realizados 2.436 procedimentos neste período, entre avaliações clínicas, restaurações, extrações e prevenção. As que têm necessidade de tratamento especializado, como por exemplo um tratamento de canal, é encaminhado ao centro de especialidades odontológicas.

“O tratamento só é realizado mediante a autorização dos pais ou responsável, infelizmente 31 crianças que necessitavam de tratamento não puderam ser atendidas devido à autorização não ter sido assinada pelo responsável”, disse o dentista Fábio Antonio Villa Nova, coordenador do Odontomóvel.

Durante o tratamento é realizada uma avaliação de outras situações que não estão relacionadas a cárie dentária, tais como presença de fluorose, opacidade e hipoplasia de esmalte dental, traumatismo dental, inflamação gengival e problemas oclusais com o objetivo de fornecer subsídios relativos à saúde bucal da população pré-escolar aos profissionais da área da saúde, educação, planejamento e administração do serviço público. Uma das situações mais encontradas, segundo o dentista, foi a presença em 22% das crianças de problemas oclusais severos, que são os dentes tortos ou em má posição em função do uso de chupetas e que haverá necessidade de correção com aparelhos no futuro.

Trabalham nesta unidade quatro dentistas (Clara, Marcela, Maria Lúcia e Sandra), uma auxiliar de saúde bucal (Edinise) e um motorista (Marcos). A unidade móvel também faz tratamento duas vezes por mês nos pacientes da Casa do Adolescente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário