sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Morreu Ruth Luz, autora do Hino a Tatuí

Faleceu aos 81 anos de idade no domingo, 31, por volta das 7h, a professora Maria Ruth Luz. Ela estava internada na Santa Casa de Misericórdia e seu corpo foi velado na Câmara Municipal. O sepultamento ocorreu no final da tarde, no cemitério Cristo Rei, com detalhes e homenagens preparados pelo secretário da Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude Jorge Rizek.

Maria Ruth Luz e seu marido Paulo Cerqueira Luz - já falecido - são os autores do “Hino a Tatuí”. Naturais de Monte Santo de Minas , onde iniciaram seus estudos, casaram-se em 1954 e se estabeleceram na cidade.

A professora Maria Ruth Luz sempre se dedicou à música. Foi professora em escolas de Tatuí e outras cidades do Estado de São Paulo. Paulo Cerqueira Luz trabalhou em diversos ramos profissionais. Estabeleceu-se em Tatuí como comerciante e pintor. O Hino à Tatuí foi composto em 1961 como uma homenagem à cidade.

Além do Hino a Tatuí, o casal é autor de outras obras, como o “Hino a Caconde”, hino da Escola Municipal “José Tomás Borges”, “Os Meninos Cantores”, “Caridade”, “Criança, Criança” e “Treze de Maio”.

Em 10 de agosto de 1964, a Câmara Municipal de Tatuí aprovou o projeto de lei de iniciativa do vereador Aido Luiz Lourenço, que estabeleceu como “Hino do Município de Tatuí” a música “Tatuí, Cidade Ternura” (nome original da composição de Ruth e Paulo Luz ). O prefeito Paulo Ribeiro promulgou e sancionou a lei em 11 de agosto de 1964, publicamente, em solenidade realizada no salão nobre da Escola Industrial “Salles Gomes”, por ocasião do encerramento da “Semana da Música”, evento organizado pelo Conservatório de Tatuí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário