domingo, 14 de novembro de 2010

História do Conservatório de Tatuí - 1

HISTÓRIA DO CDMCC


1. Antecedentes

A escolha de Tatuí para sediar a primeira escola de música mantida pelo Governo do Estado de São Paulo, na década de 1950, não se deu por acaso. A cidade, a 131km da Capital, vinha de forte tradição musical representada sobretudo pelas bandas de música, presença marcante em todo o interior do Estado. 
Uma das mais importantes bandas de música do município foi formada por volta de 1850 pelo maestro Antonio Rafael Arcanjo. É provável que tenha surgido para participar de uma festa célebre na região, dedicada à Santa Cruz, que existia desde 1847. Para homenagear o evento, o regente chamou-lhe Banda Santa Cruz. A Banda ou Sociedade Musical Santa Cruz, seu nome original, sobreviveu ao tempo e existe ainda hoje como Corporação Musical Santa Cruz. No fim do século XIX os músicos da Santa Cruz saíam pelas ruas de madrugada para o “alvorada”, despertando a população da cidade para mais uma jornada de trabalho. Outras bandas se seguiram à Santa Cruz, gerando inclusive disputas que não se esgotavam no campo musical, mas que eram reflexo da política local.

Nas primeiras décadas do século XX, Tatuí passou por um surto de desenvolvimento econômico ligado às tecelagens. A cidade recebeu novos habitantes de diversas partes do Estado e toda a vida social, incluindo a musical, foi incrementada.

Dessa época, destacam-se personalidades musicais como o violinista Otávio “Bimbo” de Azevedo e o violoncelista João Del Fiol, que fora seu aluno. Juntos, tocavam em orquestras de cinema mudo e integravam uma das mais apreciadas “jazz bands” da região na década de 1920. Del Fiol também se apresentava em igrejas, dava aulas de violino e era afinador de pianos, além de trabalhar como almoxarife da escola técnica estadual “Salles Gomes”. Personalidade lembrada na cidade, teve importância fundamental na fundação do Conservatório. Conta-se que em 1950 o deputado Narciso Pieroni entusiasmou-se com uma apresentação do conjunto de João Del Fiol, e este fez o político prometer a criação em Tatuí da primeira escola pública de música do Estado de São Paulo. Na mesma noite um grupo de intelectuais redigiu o esboço do projeto no bar do Hotel Del Fiol. A idéia era que ela seguisse os moldes do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e da Escola Nacional de Música, no Rio de Janeiro.
A criação da escola foi proposta na Assembléia Legislativa em dezembro de 1950, e sancionada pelo então governador Lucas Nogueira Garcez (1951-1955) em abril de 1951. Ainda no mesmo ano, foi criada em Tatuí a Associação Cultural Pró-Música, reflexo da expectativa e entusiasmo que a instalação do Conservatório gerou na cidade.

Um comentário:

Unknown disse...

É muito bom ler sobre minha família e saber do quanto foi importante para a construção de uma cultura.

Postar um comentário