quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Tatuí realiza até o dia 31 de outubro Campanha de Combate à Hanseníase

A Prefeitura de Tatuí, através da Secretaria Municipal de Saúde está realizando até o dia 31 de outubro, Campanha de Combate à Hanseníase. A campanha possui como foco principal o diagnóstico precoce da doença, que é causada pelo bacilo de Hansen, e possui um tempo demorado de incubação no organismo humano.

O bacilo de Hansen (mycobacterium leprae) causa infecção nos nervos, na pele e nos olhos. Os nervos atacados costumam ser os dos braços e pernas, podendo o paciente sofrer deformidades nas mãos e pés. Na pele a infecção pode causar manchas brancas, dormência ou falta de sensibilidade. Além desses sintomas, a hanseníase pode se manifestar com caroços, manchas avermelhadas ou perda de pêlos. Quando os olhos são atacados existe uma sensação constante de areia nos olhos.

A transmissão do bacilo de Hansen é feita pelo ar ou pelo contato com pessoas infectadas, que não estejam em tratamento. A hanseníase atinge geralmente pessoas entre 20 e 40 anos, sendo igualmente distribuída em homens e mulheres. Ela pode ser curada em qualquer estágio, mas quanto mais avançada for a infecção, maior é o risco de deixar seqüelas nos pacientes. O tempo de incubação pode chegar até cinco anos. O tratamento varia de seis a doze meses, feito com o uso de medicação ministrada em doses mensais.

O diagnóstico da hanseníase pode ser feito pelas Unidades Básicas de Saúde espalhadas pelo município. Os remédios para o tratamento são fornecidos gratuitamente pelo Sistema único de Saúde (SUS).

Baseada no programa estadual que tem como tema "Se toque! Hanseníase tem cura", a SMS ampliou a divulgação sobre a doença na cidade, com distribuição de folhetos explicativos em todos os postos de saúde, além da parceria com as Paróquias dos municípios. Qualquer dúvida ou informação favor entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica pelo telefone: (15) 3305-8855.

Nenhum comentário:

Postar um comentário