terça-feira, 12 de outubro de 2010

Lobo Guará tatuiano terá dia especial no Zoo de Sorocaba

O Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, em Sorocaba, durante a tarde de hoje realiza mais uma edição do Dia Nacional do Lobo Guará. O evento é uma estratégia educativa sugerida pelo Plano de Manejo do Lobo-Guará para todas as instituições que possuem a espécie. No Brasil existem, em média, 85 animais cativos distribuídos em 23 instituições. Em Sorocaba há duas fêmeas, uma delas veio da cidade de Tatuí. A organização ficou por conta da Secretaria do Meio Ambiente e as atividades serão realizadas das 13h as 17h.

Apesar da fama de mau, o Lobo-Guará é um animal tranquilo e medroso. Entre as atividades haverá bate papo com o público sobre a conservação da espécie, confecção e pintura de máscaras do lobo-guará e apresentações teatrais. Além disto, para quem quiser participar, haverá plantio e distribuição de mudas, pintura de rosto e animadores fantasiados distribuídos pelo zoológico. Há ainda o cemitério dos extintos que provoca a reflexão sobre as principais causas de extinção de muitas espécies de animais.

Canto do lobo-guará

A história e os hábitos do lobo podem ser conhecidos pelos visitantes no Canto do Lobo-Guará que contará com uma exposição interativa sobre o animal. A exposição será montada em frente ao recinto do lobo. Há ainda o Canto do Hotspot do Cerrado. É considerada Hotspot uma área com pelo menos 1.500 espécies endêmicas de vegetais e que tenha perdido mais de 3/4 de sua vegetação. Assim neste canto será apresentada a biodiversidade animal do cerrado com animais vivos e taxidermizados que corre grande risco de extinção devido a perda do habitat.

Para os visitantes entrarem no clima, na chegada do Zoo será montado um ponto de recepção e orientação para os interessados. O Quinzinho fica na rua Teodoro Kaisel, 883, vila Hortência. Mais informações pelos telefones 3227-5511 ou 3227-5454.

Nenhum comentário:

Postar um comentário