quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Curso de pode de árvores foi realizado com sucesso

Com o objetivo de aproximar a população dos benefícios advindos da implantação da arborização urbana, bem como divulgar o Plano Diretor de Arborização Urbana proposto para a cidade de Tatuí é que durante a 5ª Semana de Arborização Urbana foram realizadas atividades visando estimular o contato com as árvores.

Uma das atividades desenvolvidas pela Prefeitura de Tatuí através das Secretarias Municipais de Meio Ambiente (SEMA) e de Educação foi o curso de Poda em Arborização Urbana que aconteceu dos dias 21 e 22 de setembro.

Este curso que foi amplamente divulgado pela mídia, teve a intensão de divulgar as informações sobre o que pode e o que não pode ser feito em relação a arborização urbana na cidade, seguindo o Programa de Arborização Urbana e a legislação vigente sobre poda e supressão de árvores no município de Tatuí. Para tanto, o curso foi aberto a população com inscrições gratuitas e puderam ser feitas diretamente na SEMA.

 Com uma carga horária de 16 horas, este curso foi dividido em parte teórica e prática a fim de capacitar e/ou reciclar o conhecimento dos profissionais que trabalham com poda de árvores na cidade de Tatuí e região.

Os conhecimentos fundamentais para o executor da poda que foram abordados durante o curso foram: arquitetura da copa das árvores e da parte aérea (inserção e crescimento dos galhos); fisiologia da compartimentalização da lesão em reação aos fatores externos; as técnicas e tipos de poda; as ferramentas e equipamentos mais apropriados para cada atividade e a legislação ambiental aplicada às atividades de poda.

Administrando o curso, a engenheira florestal Marceli Lazari que também atua como diretora do Departamento de Áreas Verdes na Secretaria de Meio Ambiente de Tatuí, abordou o planejamento da arborização urbana, explicando as diretrizes usadas no município, bem como as espécies recomendadas no município para plantio nas áreas públicas. A engenheira florestal possui experiência na capacitação de podadores de árvores próximas a rede de energia elétrica e com o planejamento da arborização urbana. Todos os 65 participantes do curso receberam certificado.

“Nas áreas urbanas, a poda é uma prática permanente, que visa garantir um conjunto de árvores vitais, seguras e de aspecto visual agradável. Esta atividade é uma ação de manutenção da arborização urbana”, disse Marceli Lazari.

“A poda na arborização urbana deve ser feita somente pela equipe da Prefeitura ou caso esteja próxima a rede de distribuição de energia elétrica (RDA) pode ser autorizada a ser feita pelas equipes da concessionária de energia elétrica. Em Tatuí, a equipe da Elektro e de sua contratada responsável pela poda, participaram deste curso, assim como, participantes das equipes de poda de condomínios e prestadores de serviços, tanto autônomos quanto empresas, ficando cientes das ações possíveis em relação ao manejo das árvores urbanas”, acrescenta a engenheira ambiental.

Além disso, a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente encontra-se a disposição para informar sobre o planejamento e as diretrizes para implantação da arborização urbana no município, tais como espécies adequadas, tamanhos de canteiros, implantação de calçadas ecológicas, irrigação e proteção das mudas, cuidados a serem tomados com as espécies arbóreas entre outros.

“Portanto, solicita-se ao munícipe que se informe sobre os meios legais de execução das ações relativas ao meio ambiente antes de agir, para não cometer infrações ambientais. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Tatuí está a disposição para esclarecimentos e orientações”, disse a engenheira ambiental.

O endereço da secretaria é a Avenida Cônego João Clímaco (Avenida das Mangueiras) nº 422, no Centro ou pelos telefones: (15) 3251-3250 ou (15) 3259-2731.

Nenhum comentário:

Postar um comentário