quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Big Band Jovem apresenta show sobre ‘O Mundo dos Desenhos Animados’

Cinco apresentações receberão mais de 2 mil pessoas neste mês

A Big Band Jovem do Conservatório de Tatuí faz neste mês de novembro seis apresentações do show “O Mundo dos Desenhos Animados”, sob coordenação da professora Erica Masson. As apresentações vão atender a mais de 2 mil pessoas, entre alunos das redes municipal, particular e pública de ensino e pais de alunos da área de educação musical do Conservatório de Tatuí.

No programa do show estão músicas consagradas em desenhos animados como os temas de “Os Simpsons” e “Os Incríveis”, além de “If I didn't Have You” do desenho “Monstros S.A.”, “Príncipe Alí” do desenho “Aladin”, “O Que Eu Quero mais é Ser Rei” (de “O Rei Leão”), “Livin’ la Vida Loca” (de “Shrek”), além de um medley de “When you Wish Upon a Star” (“Pinóquio”) e “Someday My Prince will Come” (“Branca de Neve”). Os shows contarão ainda com participação de atores.

Segundo a coordenadora do grupo, o show foi organizado a partir da “crença verdadeira de que a música é um forte canal educacional”. “As músicas foram especialmente arranjadas para big bandse compõem trilhas sonoras de desenhos animados que marcaram época. A apresentação visa dar ao público uma dimensão da grandeza da música instrumental, o que seria permitida pela identificação com o repertório,possibilitando perceber como a arte se faz presente no seu cotidiano, além de ser uma experiência mágica”, disse a professora Erica Masson.

Big Band Jovem do Conservatório de Tatuí
Com apoio da diretoria do Conservatório de Tatuí, a professora Érica Masson idealizou e realizou um projeto há muito tempo desejado: a criação do primeiro grupo pedagógico oficial da área de MPB&Jazz, a Big Band Jovem do Conservatório de Tatuí. E, tão logo iniciados os ensaios, pôde-se comprovar na prática o potencial artístico dos alunos que compõem o grupo. A Big Band Jovem, como todo grupo musical pedagógico, visa a dar oportunidade aos estudantes de música de nível avançado do Conservatório de Tatuí de exercitar a prática de conjunto executando arranjos e músicas com alta qualidade técnica e musical – nesse caso, na área de música popular. O projeto propõe, além na prática de conjunto, o incentivo, por meio de uma abordagem interdisciplinar, do desenvolvimento artístico em sentido mais amplo de seus integrantes, preparando-os para uma transição mais segura e natural para os grupos profissionais. O grupo conta com o apoio do Centro Pedagógico de Produção. Em 2010, a Big Band Jovem recebeu, como convidado especial, o pianista cubano Yaniel Matos, em apresentação realizada no 17º Festival de MPB - Painel Instrumental. No mesmo ano, apresentou-se também no Teatro da Villa, em São Paulo, como convidada especial do Movimento Elefantes.

Érica Masson
Mestre em música pela Unicamp (Universidade de Campinas), na área de concentração “Processos Criativos” e linha de pesquisa “Análise Aplicada de Técnicas e Processos Composicionais”, tendo como título de sua dissertação “Elementos da Escrita de Nailor Azevedo ‘Proveta’ para Instrumentos de Sopro em seus Arranjos para Big Band”, sob orientação do professor-doutor Antônio Rafael Carvalho dos Santos. Professora desde 2000 de Piano, Arranjo, Harmonia e Prática de Conjunto “Repertório” no curso de MPB&Jazz do Conservatório de Tatuí, é a atual coordenadora da área de MPB&Jazz e responsável pela Big Band Jovem do Conservatório. É formada em música – habilitação piano pela faculdade “Carlos Gomes”, em São Paulo. Também formou-se pelo Conservatório de Tatuí no curso de piano MPB&Jazz. Lecionou Piano Popular e Prática de Repertório durante o I Festival de Música de Ourinhos, realizado no período de 4 a 8 de julho de 2001. Ministrou aulas de harmonia, piano popular e performance no Conservatório Allegro em São Carlos (SP). Integrou o Duo de pianos, juntamente com o pianista Paulo Braga, no período de 1999 a 2002; participou, como convidada especial de algumas apresentações do grupo Bonsai Machine, formado pelo saxofonista Mané Silveira, o pianista Paulo Braga e o percussionista Guello. Participou de vários grupos musicais como Baraká Trio, Cambanda Jazz Combo, Set Instrumental, Big Band Curare, Big Band Prata da Casa e Big Band Plano de Expansão. Participou, entre outras atividades, do I e II Encontro de MPB Brasil Instrumental; do XXVI Festival de Inverno de Campos do Jordão – núcleo Tatuí e workshops com Daniel Barry, John Rapson e Ed Sarath.

Nenhum comentário:

Postar um comentário