domingo, 5 de setembro de 2010

ÓPERA CARMEN: 13/09, no Conservatório de Tatuí

Ópera Carmen, de Georges Bizet, terá única apresentação em Tatuí
Espetáculo reúne cantores, músicos e bailarinos, dia 13 de setembro, no Teatro Procópio Ferreira: ingressos serão trocados por alimentos não-perecíveis
  
O Teatro Procópio Ferreira, do Conservatório de Tatuí, recebe na segunda-feira, dia 13, apresentação da ópera Carmen, espetáculo baseado na ópera homônima de Georges Bizet. A apresentação terá ingressos trocados por alimentos não-perecíveis que, posteriormente, serão entregues ao Fundo Social de Solidariedade de Tatuí. A direção cênica é de Cleber Papa e no elenco estão nomes como os de Cláudia Riccitelli, Leonardo Pace, Miguel Geraldi, além de um corpo de balé e músicos.

“Carmen” é o segundo espetáculo da série “Ópera Contada e Cantada” realizado pelo Governo do Estado de São Paulo por meio da Coordenação de Fomento da Secretaria de Cultura. “Desde 2009, vimos trabalhando na série que já apresentou ‘Madame Butterfly’. A série apresenta espetáculos que narram a história de ópera famosas sempre a partir do ponto de vista de um dos personagens”, comenta ele. “No caso de Carmen, a história é narrada por Lillas Pastia, proprietário da taverna onde se reúnem os contrabandistas; por Micaela, por Dom José e pela própria Carmen. Tudo acontece em Sevilha e, na nossa narrativa, na taverna atual, seis gerações depois, uma vez que tudo se passou em 1820”, complementa.

Carmen é um clássico. A ópera foi criada por Georges Bizet a partir de um conto de Prosper Merimée. A história se passa em torno da cigana Carmen que conquista Dom José, namorado de Micaela, obrigando-o a deixar os Dragões Reais onde era tenente e juntar-se aos contrabandistas. Como o tenente Dom José fica em dúvida entre a Guarda Real e a vida de aventuras com a cigana, esta o troca por Escamillo, o mais famoso toreador de Espanha. A trama se desenvolve com ares de grande drama, de intensas cores românticas e tudo isto reunindo as peças da ópera, o conteúdo do conto original, o libreto e uma dose de liberdade criativa que torna o espetáculo uma obra original, com pouco mais de uma hora de duração.

“Este formato permite a quem conhece a ópera divertir-se com a qualidade do elenco, ouvindo música de excelente padrão e quem não está acostumado com o gênero tem uma perspectiva de contato com a obra, numa linguagem ágil, fácil, com legendas traduzindo as letras para o português. Reunimos cantores que integram a elite do canto no Brasil, três músicos, bailarinos, um ator, além de cenários, figurinos e um projeto de iluminação que, temos a certeza, serão do agrado do público”, diz o diretor Papa.

Carmen integrou a Virada Cultural Estadual e vem sendo apresentada em várias cidades do interior do Estado de São Paulo. No elenco estão Magda Paino e Laura Bartoli (mezzosopranos que revezam-se no papel de Carmen), a soprano Cláudia Riccitelli (no papel de Micaela), o barítono Leonardo Pace (nos papéis de Lillas Pastia e Escamillo) e o tenor Miguel Geraldi (no papel de Dom José). O elenco de “Carmen” traz ainda o ator Airton Renô. O espetáculo conta com coreografias de Deborah Nefussi, design de luz de Wagner Pinto e direção de produção de Rosana Caramaschi.

SERVIÇO
CARMEN – ÓPERA CONTADA E CANTADA
Segunda-feira, 13 de setembro – 20h30
Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415
Recomendado para maiores de 12 anos
Ingressos: 1kg de alimento não perecível (exceto sal)
Informações: 15 3205-8444 / www.conservatoriodetatui.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário