domingo, 4 de julho de 2010

VI CURSO DE FÉRIAS: NOVO OLHAR SOBRE AS BANDAS SINFÔNICAS

Fórmula repetida nas férias oferece aulas a instrumentistas e atrações especiais ao público: concertos vão de Queen a Noel Rosa



Ao longo de suas décadas de funcionamento, o Conservatório de Tatuí fez o que muitas instituições de ensino de música repetem no mundo: festival de férias – chegou a, inclusive, participar da criação e consolidação do Festival de Inverno de Campos de Jordão, atualmente o mais importante do país. Se a fórmula bem sucedida é antiga, neste ano as atividades que ocorrerão nesse período lançam um novo olhar sobre as bandas sinfônicas. Parte integrante do Coreto Paulista, o programa do Governo do Estado de São Paulo que visa a fortalecer o movimento de bandas, o VI Curso de Férias em Tatuí para Instrumentistas, Compositores e Regentes de Bandas, traz atrações com repertório diversificado ao grande público, profissionais respeitados e, ainda, um verdadeiro circuito de música de câmara pela cidade de Tatuí, no período de 11 a 24 de julho.


O curso, sob coordenação do maestro Dario Sotelo, oferece 120 bolsas para aulas de 20 instrumentos, composição, orquestração e regência. A seleção de bolsistas, que será divulgada a partir do dia 6 (após testes presenciais ou por meio de avaliação de áudio), indicará instrumentistas para flautim, flauta, oboé, corninglês, requinta, clarinete, clarone, fagote, saxofone soprano, saxofone alto, saxofone tenor, saxofone barítono, trompa, trompete, trombone, bombardino, tuba, percussão, piano e harpa. São oferecidas, ainda, vagas para regência, orquestração e composição.


“Durante duas semanas, os instrumentistas participam de aulas diárias, acompanham concertos, integram bandas e desenvolvem atividades de música de câmara. Isso, somado ao fato das atividades serem coordenadas por profissionais respeitados internacionalmente, transforma as férias num período ideal para aprimoramento técnico, pessoal e artístico”, diz o maestro Dario Sotelo, coordenador do evento.


No corpo docente do VI Curso de Férias estão Alberto Roque (Portugal, regência de banda), Carlos Ocampo Chaves (Costa Rica, fagote), Edson Beltrami (Brasil, flauta), Fábio Oliveira (Brasil, percussão), Francisco José Yañes Garrido (Espanha, tuba), Isaac Duarte (Brasil/Suíça, oboé), João Luis Areias (Brasil, trombone), José Vicente Pla Climente (Espanha, clarinete), Juan Munera (Espanha, bombardino), Kenneth Radnofsky (Estados Unidos, saxofone), Luis Murillo (Costa Rica, trompa), Luis Nani (Argentina, composição para banda), Mark Clodfelter (Estados Unidos, trompete), Mark Whitlock (Estados Unidos, regência de banda), Míriam Braga (Brasil, piano/música de câmara), Pablo Dell’Oca Sala (Argentina, orquestração para banda), Rebecca Wilt (Estados Unidos, piano/música de câmara) e Talita Martins (Brasil, harpa).


O Curso de Férias para instrumentistas, compositores e regentes de bandas é uma das ações que compõem o Programa de Bandas do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado da Cultura, intitulado Coreto Paulista, concebido e realizado pelo Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí. Nesta ação, instrumentistas selecionados a partir de análise curricular e teste prático, oriundos de diversos estados brasileiros e de outros países, permanecem no município de Tatuí, sede do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, por duas semanas. Durante esse período, os bolsistas – que recebem alimentação e estadia - têm a oportunidade de integrar bandas sinfônicas e de participar de aulas práticas com professores de renome nacional e internacional, além de extensa atividade de música de câmara.





Os resultados do aprendizado são apresentados publicamente por meio de duas Bandas Sinfônicas (integradas pelos bolsistas). Além das apresentações pedagógicas, será possível conferir concertos de grupos profissionais. A programação conta com a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, que faz três concertos diferentes, um com regência de Marcelo Jardim, outro com regência de Alberto Roque e um terceiro, tendo participação dos professores solistas, sob regência de Mark Whitlock. Também fazem apresentações os Professores e os Bolsistas do VI Curso de Férias.


O Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí, coordenado por Luis Marcos Caldana, faz apresentação com solos de Cristiane Bloes (ao piano) e Maikel Morelli (saxofone). A Big Band do Conservatório de Tatuí e a Banda Sinfônica de Cubatão também fazem apresentações diferenciadas. O Grupo de Pianistas Correpetidores do Conservatório de Tatuí, coordenado pelo professor Juliano Kerber, também atuará em todo o evento.


Circuito


Músicos ganham aulas, público ganha apresentações. Durante o Curso de Férias, os bolsistas percorrem a cidade em apresentações únicas. Pontos como o Mercado Municipal “Nilzo Vanni”, o chafariz da praça Olívio Junqueira, as escadarias da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, unidades do Centro de Capacitação do Fundo Social de Solidariedade e o próprio refeitório que é montado pela prefeitura para recebê-los transformam-se em palcos.  As atividades de música de câmara são coordenadas pela professora Míriam Braga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário