domingo, 4 de julho de 2010

GRUPOS PEDAGÓGICOS REVELAM CRIATIVIDADE DA NOVA GERAÇÃO DE ALUNOS

A oficialização de grupos pedagógicos em todas as áreas do Conservatório de Tatuí está criando um novo padrão de apresentações, diferente de tudo que já foi realizado anteriormente na instituição. Se de um lado estão os grupos artístico-pedagógicos que oferecerem a estudantes a oportunidade de apresentarem-se com músicos, cantores e atores profissionais, do outro estão os grupos totalmente pedagógicos – que, em alguns casos, oferecem aos profissionais a oportunidade de se apresentarem num novo momento da instituição.

Os grupos mais tradicionais e conhecidos nessa esfera são a Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí – coordenada pelo professor José Antonio Pereira há mais de duas décadas – e a Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí, sob regência do professor Juliano de Arruda Campos, maestro que vem ampliando as possibilidades de repertório do grupo.

Dentre os grupos pedagógicos, há, ainda, três que demonstram sólida lucidez de repertório e organização. A Camerata Jovem de Violões do Conservatório de Tatuí foi rebatizada assim e é coordenada pela professora Marcia Braga – o grupo, sozinho, já tem 18 anos de diversos formatos.

O Conjunto de Metais do Conservatório de Tatuí, do professor Edmilson Baía, também inova no quesito repertório, inspirado no Grupo de Performance do Conservatório de Tatuí. Este último, coordenado pela professora Míriam Braga, une música e teatro (muitas vezes as artes cênicas se tornam função dos próprios músicos), apresentando música erudita de um jeito inovador. Já na área de cordas, a representação vem pela Camerata Infanto-Juvenil do Conservatório de Tatuí, do professor Daniel Lazala.

A família dos grupos pedagógicos cresceu no final do ano passado com a apresentação da Big Band Jovem do Conservatório de Tatuí, da professora Erica Masson. O grupo foi o primeiro da instituição a participar do Movimento Elefantes – um dos principais movimentos de big bands do país – e, neste mês, faz apresentação na programação de oficial do festival Painel Instrumental recebendo como solista o cubano Yaniel Matos (piano e violoncelo).

No último mês, dois novos rebentos oficializaram-se dentro do corpo pedagógico da escola: o Coro Infantil e o Grupo de Percussão Jovem do Conservatório de Tatuí. Ambos os grupos fizeram as estreias dentro da II Semana de Música de Câmara e Prática de Conjunto.

Com coordenação do percussionista e educador Agnaldo Silva, o Grupo de Percussão Jovem tem como foco principal proporcionar a interação entre a técnica e os conceitos teórico-práticos adquiridos nas aulas individuais e o contexto em que se situa o universo da percussão na atualidade, bem como a sensibilização para as diferentes ramificações da percussão sinfônica. “Queremos, além do desenvolvimento da prática em conjunto, a ampliação do repertório, maior integração entre os alunos em meio às atividades de performance, criação e execução musical”, disse ele.

O Coro Infantil do Conservatório de Tatuí organizou para sua estreia o musical “Pássaros brasileiros e a saga de Zé Curió”, concebido por seu regente Ronaldo Silva, com arranjos, composição e roteiro, tendo o auxílio na pesquisa de repertório dos professores Cadmo Fausto (Canto Coral) e Miriam Candido (Educação Musical). Participaram, ainda, alunos do curso de artes cênicas (Thais da Cunha de Almeida e Lucas Gonzaga Rosa). “Permeando a ação desses dois personagens, o Coro Infantil do Conservatório de Tatuí apresenta canções que falam sobre algumas das aves mais exuberantes, com seus mais belos cantos, que enriquecem a fauna brasileira: tico-tico, bem-te-vi, coruja, sabiá, rouxinol, entre outros”, comentou ele.

CPP

Os grupos pedagógicos do Conservatório de Tatuí têm, em comum, um novo organismo que dá à música cuidados especiais de produção que agradam à plateia – e não somente a ela, tanto que a atuação do órgão está naturalmente sendo ampliada aos grupos artístico-pedagógicos. O CPP (Centro Pedagógico de Produção), coordenado por Alba Mariela e que conta também com atuação de Gilmara Pereira, que assinou a direção geral do musical “Pássaros brasileiros e a saga de Zé Curió”, facilita o trânsito dos grupos performáticos entre a instituição e o público. Quem assistiu um único espetáculo já notou – seja nas vestimentas, no cuidado com os detalhes que complementam o repertório ou na pesquisa de textos – um grande salto de criatividade.

A nova geração de músicos chega pronta para receber os aplausos.





Na área de MPB&Jazz, provas são shows



Que tal almoçar ouvindo um seleto repertório de música popular brasileira? No Conservatório de Tatuí, isso já é praticamente uma tradição de final de bimestre, quando acontecem as provas de canto popular da área de MPB&Jazz. Neste ano, elas foram realizadas ao longo das terças e quartas-feiras de junho - sempre a partir do meio-dia, sob coordenação da professora Érica Masson, com alunos dos professores Edmo Perandim, Ana Malta, Andrea dos Guimarães. 

E o canto foi somente o aperitivo para os outros shows – ou digo, provas – da área. Até 2 de julho, a II Semana de MPB&Jazz reúne cerca de 380 alunos para provas abertas.

Foram colocados, literalmente, à prova, alunos de todos os níveis e, também, das classes de Repertório de Canção e Ritmos Brasileiros.



Área de Piano recebe vencedores de concurso

Na Área de Piano, as apresentações ganharam participação especial de dois vencedores do Concurso Nacional de Piano Spartaco Rossi, ocorrido no ano passado. Os recitais – na primeira semana de julho -, coordenados por Cristiane Bloes, tiveram participação de Lucas Santos de Souza, 12 (premiado I Turno) e Felipe de Souza, 14 (premiado II Turno). Os recitais de piano contaram, ainda, com alunos das três classes da Oficina de Performance em Piano.

Um dos mais tradicionais da instituição, o curso de piano teve sua primeira classe de alunos formados no final da década de 50. Grandes pianistas atuantes no cenário musical nacional e internacional construíram suas carreiras com base no ensino de excelência proporcionado pelo Conservatório de Tatuí. Nesse sentido, diversas pesquisas indicam que os alunos de piano dessa instituição têm obtido importantes premiações nos principais concursos nacionais, sem deixar de citar a grande relação com a área acadêmica com o freqüente ingresso nas principais universidades estaduais e federais do país.
       

Performance Histórica recebe Helena Jank

A semana da área de Performance Histórica teve direito a recital de Helena Jank, que marcou a inauguração do cravo construído por William Takahashi segundo o modelo de François Blanchet – França, sec. XVIII, entre muitas outras atividades como recitais, palestras e vídeo-aulas, coordenadas por Débora Ribeiro, que atraíram não só alunos da performance histórica como também de outras áreas. O Conservatório de Tatuí é uma das poucas instituições a contar com uma área de Performance Histórica, sendo uma das bem equipadas do país.  A área dedica-se à música da Idade Média, Renascimento e Barroco e, ainda às formas interpretativas, que são pesquisadas de acordo com a época e a origem das composições.

Música de Câmara e Prática de Conjunto: a rigor

Na última semana de cada bimestre, os alunos que participam de Música de Câmara e Prática de Conjunto preparam-se para concertos. Vestidos a rigor, os alunos preparam-se para as apresentações – que valem notas e debates dos professores na seqüência. Detalhe: professores de áreas distintas. São perto de 600 alunos que apresentam-se em duos, trios e outras pequenas formações, envolvendo toda a instituição.

Os concertos são sempre abertos a qualquer interessado, em horários alternativos. Com eles é possível acompanhar o progresso dos estudantes e, ainda, permitir que tenham experiência com o palco – tão temido. Os alunos também atuam como produtor de ação cultural, buscam diferentes abordagens de estilo e sentem-se músicos do e no Conservatório de Tatuí. A coordenação é dos professores Míriam Braga e Max Ferreira.

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