sábado, 29 de maio de 2010

Senai dará curso de tapeceiro em Tatuí


CURSO VISA EMPREGO NA EMPRESA GRALHA AZUL

Dentro de 30 dias, Tatuí terá seu Centro de Treinamento Municipal funcionando. A estimativa é do secretário municipal de Planejamento de Desenvolvimento Econômico e Habitacional, Sérgio Antônio Galvão, que anunciou o curso de tapeceiro como o primeiro da unidade a ser instalada em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). O centro funcionará provisoriamente na sede da Gralha Azul e atenderá, num primeiro momento, às necessidades da empresa – que está com dificuldades em contratar mão-de-obra especializada na montagem de sofás e outros estofados.
Segundo Galvão, duas turmas serão montadas. As aulas acontecerão nos períodos da manhã e tarde e terão duração de cerca de dois meses. “Há grande possibilidade de, após a conclusão, os alunos trabalharem na empresa”, disse. A proposta, contudo, não é só atender à demanda da indústria, mas criar novas oportunidades e, com isso, instituir de vez o centro em um local físico. Sua construção na área do antigo Posto de Sementes - plano original da municipalidade, que, aliás, ainda continua – teve de ser adiada, conforme o secretário, por uma série de entraves burocráticos. São questões que vão desde a cessão da área ao município – o que não impediria sua edificação - à falta de verba.
A “luta” da Seplan em trazer a estrutura de ensino do Senai à Tatuí vem sendo travada desde 2005. O passo inicial foram as negociações com a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e com os empresários do município. Com a primeira, realizaram-se os acordos que permitiram a parceria; com os segundos, a mobilização para a obtenção de recursos para a construção do prédio do Centro de Treinamento Municipal na área do antigo Posto de Sementes, na rua Teófilo Andrade Gama, no bairro Boqueirão, pertencente ao governo do Estado de São Paulo. O processo de cessão, contudo, sofreu “reviravoltas”. “Infelizmente, no setor público, as ações são lentas e burocráticas. Nesse caso, porque envolve algumas parcerias”, afirmou Galvão.
A cessão do terreno, segundo o secretário, é questão resolvida. “Isso já caminhou bem”, afirmou. Atualmente, a Prefeitura já tem o direito de uso da área. Contudo, a transferência em definitivo ainda depende de permuta. Em troca do terreno, o município ofereceu, num primeiro momento, a área onde está o quartel do Corpo de Bombeiros ao Estado. “Como esse processo estava intrincado porque a área soma-se ao ‘Mangueirão’, surgiu a hipótese de transferir toda a área da Fatec para o governo”, explicou o secretário. A mudança da área vai exigir a confecção de um novo decreto que autorize a permuta.
Mesmo antes da transferência, o município já poderia dar início à construção do Centro de Treinamento Municipal. Ocorre que, segundo Galvão, a Prefeitura sozinha não tem recursos financeiros para realizar a obra. “Esse processo mostrou-se, para nós, muito dificultoso. Não temos verbas para levantar o prédio”, argumentou o secretário. Galvão, contudo, não divulgou o valor estimado da construção. “Ainda não temos o montante global”, justificou.
Para não deixar que a falta de recursos atrapalhasse os planos de implantação do centro de capacitação de mão-de-obra, a Prefeitura, por meio de um acordo firmado entre o prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo e representantes do Senai, decidiu locar um prédio. “Não deixando a ideia da construção de lado, partimos para a busca de um prédio já pronto, para agilizar o funcionamento do centro. Foram feitos anúncios, mas nenhuma área visitada se encaixava perfeitamente nas nossas necessidades e atendia às exigências do Senai”, argumentou o secretário. No total, mais de 20 imóveis foram vistoriados.
Até então, o projeto visava capacitação de jovens em três frentes: metalmecânica, eletroeletrônica e manutenção industrial da indústria cerâmica. Com a chegada da Gralha Azul, conforme Galvão, surgiu a oportunidade de incluir o setor moveleiro no rol de empresas beneficiadas com a unidade local. “Como Tatuí não tem nenhuma tradição moveleira, não tem vocação, decidimos também atender a esse segmento”, afirmou Galvão. A proposta agradou à empresa, que se comprometeu a ceder parte de sua sede, na área da antiga IPT (Indústria de Pisos Tatuí), para o funcionamento do Centro de Treinamento Municipal.
A proposta foi aceita pela diretoria do Senai de Sorocaba, ao qual Tatuí pertence. “Tivemos uma reunião com eles e os representantes da empresa na semana passada”, contou o secretário. Conforme ele, “de imediato”, o Senai identificou o treinamento que atendia às necessidades da empresa e do município. “Já trouxemos um plano do curso de tapeceiro, que é o profissional que vai fazer a montagem dos estofados”, disse. Numa primeira etapa, os treinamentos serão somente de montagem, uma vez que a empresa encaminha para sua filial em Tatuí as madeiras e os tecidos já costurados. “Essa capacitação pode mudar, com o tempo, conforme as necessidades”, falou Galvão.
O centro provisório contará com sala de aula para orientações teóricas, mobiliada pela Prefeitura, e com uma unidade de treinamento prático, composto por células de trabalho (máquinas da linha de produção), cedidas pela empresa. O Senai entrará com a formatação do curso e o corpo docente. O prédio onde acontecerá o curso é, segundo o secretário, independente da indústria. “Ele conta, inclusive, com entrada externa”, completou.
Com o novo centro, Galvão disse que o “diálogo” que o município tem com o Senai ficará ainda mais intenso. Atualmente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial mantém cinco cursos na cidade: metrologia, desenho técnico mecânico, logística, NR10 (norma do setor elétrico) e controle dimensional. As aulas acontecem na Casa do Cidadão, à rua Juvenal de Campos, 430. Até o momento, 279 pessoas já se formaram nesses cursos. “Isso quer dizer que, embora nós ainda não tivéssemos o centro, o Senai já atendia às nossas necessidades, inclusive, com unidades móveis”, concluiu o secretário.
Transcrito do jornal O Progresso de Tatuí, edição de 23.05.2010

Um comentário:

Unknown disse...

sou tapeceiro ha vinte anos de itabera sp tenho um filho mora em laranjal paulista que pretende fazer este curso nota mil parabens povo de tatui robinson itabera s/p

Postar um comentário