quinta-feira, 20 de maio de 2010

GRUPO DE PERCUSSÃO TRANSFORMA UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS EM INSTRUMENTOS


A  apresentação  será  neste  domingo,  23,  No  teatro   Procópio  ferreira


O Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí, mantido pelo Governo de São Paulo, transforma utensílios domésticos em instrumentos ao incluir a obra “Moving”, de Robert Anderson, na apresentação que acontece neste domingo, 23, a partir das 20h30 no teatro “Procópio Ferreira”, em Tatuí. A apresentação terá coordenação de Luis Marcos Caldana e participação especial do Centro Pedagógico de Produção.

A terceira apresentação da temporada do Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí deste ano será marcada pela variedade de seu repertório. São seis composições de diferentes períodos e gêneros musicais escritos para percussão.

O concerto será aberto por uma sinfonia para seis percussionistas, de Robert Russel. Dos quatro movimentos, cada qual com sua particularidade, destacam-se o segundo e quarto movimentos. “No segundo movimento (Allegro) o compositor escreve um solo para copos com água afinados. Já no quarto, ele utiliza o jazz como ritmo predominante”, diz o coordenador Caldana.

A segunda peça, um clássico de Johan S. Bach, foi transcrita por Robson Rogério de Moraes, que foi integrante do Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí. A obra, transcrita somente para teclados, terá sua primeira audição pública neste concerto.

A apresentação segue com Variações de um Tema de Gana, obra escrita para trio de percussão cuja característica principal são frases curtas, mesclando com uníssonos e solos de cada executante. Os instrumentos utilizados são dois cowbells, três temple blocks e dois tomtoms.

A seguir, será apresentado o Concerto para Tímpanos e Percussão. A obra é caracterizada por várias atmosferas sonoras – mas sempre com uma melodia tonal – utilizando de construções rítmicas em diferentes formas de compasso, oferecendo ao solista – neste caso, o próprio Luis Marcos Caldana - várias cadências, algumas escritas outras não, possibilitando a demonstração de sua habilidade.

A penúltima peça da noite, Brooms Hilda, é uma obra original escrita para um “sexteto de vassouras”. Inspirada por Chris Crockarell no famoso grupo de percussão Stomp, ela explora diferentes timbres produzidos no palco, assim como a performance dos executantes.

A obra mais recente do repertório do concerto será, também, a última ser apresentada. Escrita em 2002 por Robert Anderson, “Moving” retrata, como o próprio nome diz, uma “mudança” de imóvel. A obra contará com participação especial cênica, uma vez que ela remete ao universo de mudança, quando é preciso embalar todos os utensílios e objetos de uma casa. “Ao se depararem com tantas possibilidades ‘musicais’, os percussionistas passam a executar a obra utilizando somente ‘acessórios’, como cabides, sprays, pratos de louças, troféus, formas de pizza, caixas para e plástico para embalar... entre tantos outros objetos que, aqui, transformam-se em instrumentos de percussão”, antecipou Caldana.

O concerto terá narração de Alba Mariela e Gilmara Pereira.



Programa

Robert Russel – Symphony for Six; Johan S. Bach – Little Fugue in G. Minor; Daniel Levitam – Variations on a Ghanaian Theme; John Beck – Concert for Timpani and Percussion; Chris Crockarell – Brooms Hilda; Robert Anderson – Moving.

Integrantes

Adriana Laranjeira, Agnaldo Silva, Clayton Pereira Gonçalves Morais, Emerson da Silva Oliveira, Jeferson H. de Oliveira, José Gonçalves de Carvalho, Pedro Lucas V. Bartier e Vinícius E. Masteguim.



SERVIÇO

Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí

Luis Marcos Caldana, coordenação

Centro Pedagógico de Produção, participação especial

Domingo – 23 de maio – 20h30

Teatro Procópio Ferreira

Rua São Bento, 415 – Centro – Tatuí

Ingressos vendidos com uma semana de antecedência: R$ 10 (R$ 5 idosos, estudantes e aposentados), à venda na bilheteria de terça a sexta-feira, das 15h às 21h – e nos dias de eventos, das 15h às 21h30.

Informações: (15) 3205-8434 / www.conservatoriodetatui.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário