terça-feira, 25 de maio de 2010

Big Band Jovem participará do Movimento Elefantes




A Big Band Jovem do Conservatório de Tatuí fará participação como convidada especial no Movimento Elefantes – que reúne nove grupos de sopro paulistas: Banda Urbana, Projeto Coisa Fina, Projeto Meretrio, Big da Santa, Reteté Big Band, Grupo Comboio, Soundscape, Heart Breakers, Banda Jazzco e Banda Savana. Esta é a primeira iniciativa de um coletivo de big-bands para difundir e formar público para a música instrumental por meio de ações colaborativas.

Todos os grupos trabalham com músicas autorais, além de interpretarem grandes compositores brasileiros, latinos e do jazz. Apesar de contarem com uma formação instrumental parecida (saxofones, trompetes, trombones, baixo, guitarra, piano e bateria), cada grupo tem uma sonoridade e trajetória particular.

A participação da Big Band Jovem do Conservatório de Tatuí será no dia 31 de maio, uma segunda-feira, às 20h30, no Teatro da Vila, com o show “Big Band Jovem Homenageia Michel Camilo”. No programa, obras de Michel Camilo ganharam arranjos de Érica Masson, Oscar Aldama e Palito Miranda. As músicas escolhidas foram “Not Yet”, “Just Kidding”, “Hello and Goodbye”, “Tropical Jam”, “From Within”, “Why Not” e “Caribe”.

A Big Band do Conservatório de Tatuí é coordenada pela professora Érica Masson, também coordenadora da área de MPB&Jazz da instituição. O projeto propõe, além na prática de conjunto, o incentivo, por meio de uma abordagem interdisciplinar, do desenvolvimento artístico em sentido mais amplo de seus integrantes, preparando-os para uma transição mais segura e natural para grupos profissionais. O grupo conta com o apoio do Centro Pedagógico de Produção.

Michel Camilo

Michel Camilo, nasceu em Santo Domingo, República Dominicana. Fascinado pela música desde a sua infância, compôs sua primeira canção aos 5 anos. Estudou durante 13 anos no Conservatório Nacional. Aos 16 anos tornou-se membro da Orquestra Sinfónica Nacional Dominicana. Com a ideia de alargar o seu horizonte musical, vai para Nova Iorque em 1979, onde prosseguiu os seus estudos.
Pianista com uma técnica brilhante e compositor de temas com ritmos das Caraíbas e harmonia do jazz. Actuou pela primeira vez no Carnegie Hall em 1985 com o seu trio e desde então passou a ser um destacado artista actuan, periodicamente, nos Estados Unidos, Caraíbas, Japão e Europa. Em 1999 Michel fez a sua estreia com a Orquestra de Clevand e mais tarde com a Orquetra Sinfónica Nacional Dominicana. Além das suas actividades como pianista e compositor, foi convidado a dar conferências e actuações em inúmeras universidades e colégios nos Estados Unidos, Dinamarca, Espanha e Suiça. A sua música é fundamentalmente jazz, enriquecida por um swing contagioso que reflecte a riqueza da sua personalidade. As suas influências são amplas, desde Art Tatum, Oscar Peterson e McCoy Trio, até Chick Corea, Bill Evans e Errol Garner, e, claro, a musica clássica desde Beethoven, Chopin e Debussy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário