sexta-feira, 21 de maio de 2010

Após desistência de Avaré, Festival de Bandas do Coreto Paulista será em Tatuí


O Festival de Bandas - I Encontro de Educação Musical por Meio da Banda reunirá a partir de 28 de maio, 26 agremiações das mais diferentes modalidades artísticas – infantil, infanto-juvenil ou adulta, fanfarras, bandas sinfônicas e bandas marciais. Além do incentivo à continuidade de tais grupos, a comunidade receberá, por meio do Festival de Bandas, apresentações gratuitas promovendo a difusão do gênero musical.
Durante o período de 03 a 06 de junho serão realizadas as ações pedagógicas do Encontro. Por quatro dias, 120 pessoas de qualquer formação que atuam ou desejam atuar na área de educação musical recebem bolsa integral – o que inclui hospedagem e alimentação – para receber informações visando a contribuir para sua capacitação. A seleção ocorrerá via análise curricular e, a partir dela, os profissionais, voluntários ou mesmo amadores que se dedicam à educação musical participarão de uma série de atividades que, posteriormente, contribuirão para suas ações junto a escolas, organizações governamentais ou não-governamentais, igrejas, associações ou qualquer outro agrupamento onde se utilize música como ferramenta para a inclusão social ou desenvolvimento pedagógico. As aulas serão ministradas por nomes respeitados no cenário musical nacional e internacional.
Outro destaque do evento será a instituição de Bandas Residentes. O grupo, formado por quatro agremiações – Banda Sinfônica Municipal de Bauru, Lyra Bragança, Corporação Musical União Charqueadense e Orquestra de Metais Lyra Tatuí. No período de 03 a 06 de junho, além de terem participações importantes no Encontro de Educação Musical por Meio da Banda e poderem se apresentar, os instrumentistas das bandas residentes receberão orientações de profissionais como Sergio Cascapera (trompete), Sdnek Svab (trompa), Donizete Fonseca (trombone), Luis Serralheiro “Popô” (tuba), Joel Barbosa (clarinete), Rogério Wolf (flauta), Rafael Felix Migliani (saxofone), Ricardo Appezzaro (percussão) e Will Sanders (regente responsável).
Inscrições terminam dia 31
Para participar do Encontro de Educação Musical por Meio da Banda, os interessados devem se inscrever até o dia 31 de maio. O total de vagas é limitado. A inscrição, gratuita, pode ser feita via internet ou pelo correio, mas se o interessado optar pela segunda forma deve postar a correspondência até 28 de maio (a data de postagem será considerada). O endereço é Programa Coreto Paulista – I Encontro de Educação Musical por meio da Banda, rua São Bento, 415 – Centro – Tatuí, São Paulo CEP 18270-820. Os bolsistas selecionados receberão aulas de “Teoria Musical” (com Bohumil Med), “Iniciação a Regência” (com Monica Giardini), “Formação de Fanfarra” (com Jairo Farias), “Iniciação a Instrumentos de Madeiras” (com Joel Barbosa), “Iniciação a Instrumentos de Metais” (com Will Sanders – Holanda), “Percussão” (com Ricardo Appezzato) e “Técnica de Marcha” (com Silvia Santos Silva).

Nenhum comentário:

Postar um comentário