sexta-feira, 2 de abril de 2010

Tatuí poderá integrar bloco regional de desenvolvimento

O prefeito de Sorocaba, Vitor Lippi (PSDB), começou a articular um núcleo de planejamento regional com os prefeitos de cidades próximas, para definir objetivos e estratégias de atuação conjunta tendo em vista o desenvolvimento regional. As ações, que abrangem em torno de dez cidades, serão direcionadas às áreas de políticas públicas desde o aspecto econômico, com ênfase para o estímulo à formação de cadeias produtivas e relações comerciais, até assuntos como segurança e assistência social e cultural. O anúncio foi feito ontem, durante entrevista coletiva do prefeito, que confirmou já ter mantido um primeiro contato com os prefeitos de Itu, Herculano Júnior (PV), e de Votorantim, Carlos Augusto Pivetta (PT).
Pivetta confirmou que se reuniu com o chefe do Executivo sorocabano para tratar do assunto. Também confirmou que Lippi, durante reunião do Comitê de Bacias, conversou com outros prefeitos da região. Disse apoiar a criação do Núcleo de Planejamento Regional e antecipou que fará parte. “Nós achamos importante que nossa região pense em desenvolver estratégias conjuntas, nos aspectos econômicos, social e cultural. Temos que pensar em políticas públicas futuras, independente dos governos que venham a ocupar os cargos e suas siglas.”, afirmou. A formalização, bem como a primeira reunião do “bloco”, que deve incluir ainda as cidades de Salto, Salto de Pirapora, Porto Feliz, Araçoiaba da Serra, Tatuí, Iperó, Piedade e Alumínio, deverá acontecer em maio, mas Lippi não descarta que outros municípios venham a integrar o grupo.
De acordo com Lippi, a intenção é se trabalhar a criação da Região Metropolitana de Sorocaba, não por meio de lei específica, mas através da formação de um núcleo de estudos e implementações de ações integradas. Segundo Lippi, o atual conceito de Região Metropolitana “por si só” já não estaria trazendo benefícios para os municípios. A iniciativa de criar a Região Metropolitana de Sorocaba foi uma das principais bandeiras defendidas pelo deputado Estadual Hamilton Pereira (PT), mas que foi inviabilizada pelo governador José Serra (PSDB), que deixou o cargo ontem para disputar à Presidência da República.
“É preciso entender que nós (prefeitos) podemos nos fortalecer gerando riquezas aqui mesmo, ou seja, dentro de nossa região. O fato de criar por lei, não dá dinheiro para ninguém e nem garante que haja uma integração e olhar de futuro sobre aquilo. Hoje no Brasil não tem funcionado esse conceito de Região Metropolitana. Então nós achamos que mais importante do que ter uma lei seria ter vontade política e ter bons planos de desenvolvimento regional integrado”, disse o prefeito de Sorocaba.
Universidades e Ciesp
Segundo ele, o Núcleo de Planejamento Regional deve envolver, além dos prefeitos de cidades da região, que terão poder de voto e decisão, grupo de estudos e pesquisas, entre os quais professores e estudantes de universidades de Sorocaba e região, cujas parcerias já estariam, segundo adiantou o prefeito, definidas. O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) também deverá integrar o núcleo. Entre as Faculdades, estão a Universidade de Sorocaba (Uniso), Faculdade de Direito (Fadi), Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens), Universidade Paulista (Unip), além da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade Federal de São Carlos (Ufscar).
“Esses profissionais, e aí precisamos estabelecer números de participantes e suas respectivas funções, atuariam no chamado Conselho Técnico, que elaborarão estudos e projetos. Também realizar um levantamento geoeconômico dos municípios. Enfim, elaborar um banco de dados completo da região. Isso não é fácil. Mas objetivo é envolver economistas, administradores, engenheiros, sociólogos, urbanistas e advogados”, disse e completou: “Ou seja, é pensar num círculo maior do que a própria cidade; é enxergar o município, ver o cada um que produz, que oportunidade elas (as cidades) têm hoje e que o que a gente pode potencializar para gerar novas oportunidades. Ter uma visão da região para daqui a 20 anos”.
Questões políticas e prefeitos
O prefeito de Sorocaba disse não acreditar que questões políticas possam atrapalhar as intenções do núcleo. Lippi disse ainda que as articulações com os prefeitos da região tiveram início nos últimos dias, mas deverão ser intensificadas nas próximas semanas. Ressaltou que atualmente o Paço também estuda a formalização desse núcleo, o que deve acontecer até maio deste ano.
Transcrito do site do jornal Cruzeiro do Sul, de Sorocaba.
Foto: Vítor Lippi, prefeito de Sorocaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário